Granma

Cubanos que incitaram distúrbios na Bolívia retornam para Havana

18.11.19 11:42

Quatro cubanos que tinham sido presos em La Paz, acusados de incitarem os bolivianos a protestar contra a presidente interina, Jeanine Añez, retornaram nesta segunda, 18, para Havana. Eles viajaram com 207 médicos que estavam em missão na Bolívia (foto).

O grupo de três homens e uma mulher trabalhava na Embaixada de Cuba em La Paz. Amparo Lourdes García Buchaca, Idalberto Delgado Baró, Ramón Emilio Álvarez Cepero e Alexander Torres Enríquez faziam parte de uma “brigada médica”, mas apenas um deles, Ramón Emilio, é formado em medicina.

Os quatro foram detidos na quarta, 13, na Praça Murilo, onde ficam as sedes do Executivo e do Legislativo. Eles estavam com uma mochila cheia de notas de dinheiro com um valor equivalente a 100 mil dólares.

Segundo o ministro de Governo, Arturo Murillo, os cubanos afirmaram que o dinheiro era para os movimentos sociais da Bolívia. Pessoas que estavam na praça os acusaram de pagar para que os bolivianos realizassem saques e produzissem distúrbios em diversos bairros de La Paz.

O ministro Murillo também disse que quatro venezuelanos com uniforme policial venezuelano foram presos com os cubanos. Eles portavam armas quando foram detidos.

“Há muitos cubanos e venezuelanos infiltrados nos bloqueios de estradas e nos protestos contra o governo transitório”, diz Andrés Ortega, do Partido Aliança Liberal da Bolívia. “Também há muitas denúncias de disparos com armas entre os manifestantes. Como os cidadãos bolivianos não estão armados, é fácil concluir que não são eles que estão protestando contra a presidente Jeanine Añez.”

Depois da renúncia de Evo Morales e da posse de Jeanine Añez, a Bolívia suspendeu as parcerias com Cuba. Dos 725 cubanos que estavam no país, 431 já voltaram para casa.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Bolívia está no caminho certo para desvincular laços com Cuba e Venezuela! Foi essa a cooperação com os países que enviavam dinheiro a eles, infiltrar pessoas para fazer baderna nesses países, inclusive no Brasil! Bolivianos, votem essas pessoas para fora da Bolívia!

  2. Me lembrei dos dois boxeadores cubanos que vieram para as Olimpíadas, pediram asilo político e o Lula (sempre ele...) devolveu os dois para Cuba...tomaram chá de sumiço... Em seguida, um assassino político italiano resolveu permanecer no Brasil e não foi deportado para seu País, por obra e arte de quem??? STF e L...

    1. Lembro desse absurdo! Nessa hora o Lulinha paz e amor mostrou a que veio...

  3. No Brasil se iniciarem mesmo tipo de manifestações e protestos NÃO será diferente !! Exercito e Policia estejam espertos !!!

  4. porque não há nada falando sobre as grandes manifestações em todo o Brasil?. principalmente as grandes redes de comunicações não noticiaram nada. Inclusive Record e SBT, que estão levando uma bolada do governo Federal.

  5. Nunca mudarão. Regime cubano é ditadura, o cidadão cubano não tem o direito de sair do país quando quiser. Foi para aquela ditadura que os governos passados deram o dinheiro do povo brasileiro.

  6. CRUSOÉ, notícias e fofocas essa revista publica, muitas sem nenhum interesse útil para o Brasil e OMITEM na publicação da mais importante : O POVO EM MASSA NAS RUAS DO BRASIL PEDINDO POR JUSTIÇA LIMPA A FAVOR DO BRASIL" !!! Qual é dessa ilha do Jornalismo? A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS!!!

  7. Crosué gostaria de saber se as manifestações contra o Gilmar Mendes são fakenews. É por isso que você não divulgaram? Onda está o jornalismo independente? Assinei por acreditar nisso.

  8. Tinha era que torturar bastante antes de matar, filmar e colocar no Youtube, para dar exemplo, depois espalhar os pedaços dos corpos pelas praças, como antigamente. E a Crusoé não divolgou o impeachment de Gilmar. O que aconteceu com a mídia alternativa?

    1. Nunca foi alternativa. Esta que é a verdade! Kkkkkkkkkk

  9. Crusoé, e as notícias relativa as manifestações de ontem, não vai haver nenhum comentário? Vamos todos mandar os mesmos comentários em todas as notícias.

    1. A mídia só pública o que acha que vai vender. Consciência e cidadania não fazem parte de seu vocabulário! Apoio aos cidadãos honestos? Pra que?

    2. CONCORDO com Júlio inteiramente. A nossa mídia não publica nada do que o povo em massa está lutando por um Brasil melhor. Seus editores não são brasileiros também , sabemos que o Mainardi não mora no Brasil e os outros? Sejam mais Brasil e menos esquerdistas.

    3. Júlio, concordo com você. As manifestações aqui, tão importantes para os brasileiros, não mereceram nem uma linha, porque?

  10. Os bolivianos e os venezolanos teriam que mandar todos los cubanos a cuba, para que façam a contrarevoluçao lá , tem que matar a cobra no ninho.

  11. Não tinha que expulsar nenhum. Tinha que meter bala já que são estrangeiros fomentando terrorismo em outro país. Mandava de volta só os corpos.

  12. Fácil saber de quem é o dinheiro, nosso!!! Doado pela terrorista malanta e pelo pilantra criminoso que já matou mais que um serial killer (este mata pessoas determinadas) já o vgd matou e mata pessoas q nao consegue ver, pela falta remédios, médicos e hospitais!!!

  13. não sei por que deixam essas pessoas irem embora. deviam ficar presas, numa prisão bem imunda, pra saberem o custo de fazer terrorismo, enfrentando a soberania de outros países

  14. O método de desvios através de programas de médicos é o mesmo adotado aqui no Brasil. Porque não se vê essas informações nos noticiários do BR.

  15. Os episódios se repetem. E ainda há quem duvide da má fé destes elementos. Esta presidente interina da Bolívia está fazendo o q é certo, mandar este pessoal pra casa.

  16. O capitalista quer cuidar da própria vida; o socialista quer cuidar da vida alheia. O socialista entretanto quer que o outro lhe sustente.

  17. Conheci muita gente que foi admiradora destas figuras nefastas que aparecem nesse cartazes aí da foto: Fidel Castro e "che" Guevara. Essas pessoas evoluíram e hoje podemos classifica-las no máximo como de centro esquerda. Essas figuras que estão agitando bandeirolas tal como colegiais, para mim são como uma turba de imbecis, uns pobres coitados.

    1. Parodiando o comunista Chico Buarque: "O tempo passou na janela e só os cubanos não viram". São de dar é pena desses coitados que pararam no tempo.

  18. Deveriam ter ficado presos e cumprido pena. Só depois deveriam ter sido expulsos. Os corintianos suspeitos de matarem um torcedor boliviano ficaram alguns meses na cadeia. E esses cubanos responsáveis pela morte de dezenas de bolivianos saem livres?

  19. O objetivo dos mais médicos no Brasil era a implantação de bases guerrilheiras para a revolução comunista. Assim como fizeram na Bolívia, onde encontraram bankers com cubanos, no Brasil não seria diferente. Ainda bem que o Fidel ficou com medinho do Bolsonaro é rapidinho levou seus espiões e militantes embora. Comunista nem gente é.

    1. A causa é só o que interessa ao esquerdista bolivariano. Os fins justificam os meios. Se não há como operar no modo legal, Compra-se a legalidade ou opera no modo guerrilheiro. Especialistas em trambiques de tudo quanto é tipo para justificar a causa. Escrúpulos? Não. A causa? Sim. Tudo é certo, válido e justo se for pela causa: "unificação dos movimentos sociais na América".

Mais notícias
Assine agora
TOPO