Crusoé 353: O Brasil não é dos brasileiros
Políticos bolsonaristas, do Centrão e lulistas se unem em Brasília em benefício próprio
Deputados bolsonaristas, com o apoio do Centrão, iniciaram uma campanha esta semana contra a Lei da Ficha Limpa, em vigor desde 2010, que impede candidaturas de pessoas condenadas pela Justiça eleitoral.
O objetivo imediato é livrar a cara de Jair Bolsonaro, que foi declarado inelegível por oito anos, e reabilitá-lo politicamente para as eleições de 2026.
Mas, como o abrandamento da lei beneficiaria políticos encrencados de vários partidos, o movimento contra a legislação criada por iniciativa popular, após a coleta de 1,6 milhão de assinaturas, tem sido veladamente apoiado por petistas.
A Lei da Ficha Lima impõe um período de inelegibilidade de 8 anos para políticos condenados por crimes eleitorais e atos de improbidade administrativa.
Como revelou com exclusividade O Antagonista, a ideia de uma proposta do deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) é reduzir essa pena para dois anos.
O texto tem como relator o deputado federal Filipe Barros (PL-PR) e está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
Já subscreveram a proposta 73 parlamentares. Outros 30 já demonstraram interesse em também colocar a sua digital no texto.
Oficialmente, o PT está de olho no colegiado para tentar barrar a proposta.
Extraoficialmente, o partido também se mostra interessado no esvaziamento da Lei da Ficha Limpa, diz a reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Wilson Lima.
Outros destaques de Crusoé
A matéria "Luta de raças", assinada por Duda Teixeira, mostra como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acabou com as políticas de diversidade no território americano. O Brasil vai no sentido oposto.
Colunistas
Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas. Nesta edição, escrevem Leonardo Barreto, Dennys Xavier, Jerônimo Teixeira, Orlando Tosetto Junior, Josias Teófilo, Rodolfo Borges e Mauricio Marcon.
Assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amaury G Feitosa
2025-02-07 11:30:23O país, diria Cazuza, virou um imenso puteiro e pertence na verdade a criminosos políticos ou das várias facções que na realidade governam o galinheiro que chamam república, o que vimos na eleição congressual com Lula e Bolsonaro unidos a vender a nação é demais vergonhoso e hediondo crime contra o povo que idolatra estes dois canalhas ... e relaxem que o pior ainda está por vir !!!