Reprodução

A Conselho do MP, Deltan nega ofensas e lembra que STF criticou Lava Jato

26.08.19 17:02

Coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o procurador Deltan Dallagnol (foto) afirmou, em depoimento ao Conselho Nacional do Ministério Público na semana passada, que não atacou integrantes do Supremo Tribunal Federal ao dizer que algumas decisões da corte “mandam uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção”. E ressaltou que ministros do STF fizeram críticas à operação.

“Nós, na Lava Jato, sofremos críticas diárias ao longo de cinco anos, de advogados, de réus, dos próprios ministros do Supremo, em diversas ocasiões”, lembrou o procurador. “Sofremos críticas, críticas muito mais ácidas, críticas até mesmo que chegam a ataques pessoais, mas nós nunca atacamos ninguém”, ressalvou.

 

O depoimento foi prestado no dia 9 de agosto, por videoconferência, no processo que apura se o procurador cometeu alguma irregularidade em uma entrevista à rádio CBN , na qual criticou a decisão da Segunda Turma do STF de transferir termos da colaboração premiada da Odebrecht da Justiça Federal no Paraná para a Justiça Eleitoral no Distrito Federal.

“Meu objetivo foi responder e traduzir para sociedade o significado social daquela decisão, na minha perspectiva”, afirmou Dallagnol. Para ele, a declaração deve ser entendida no contexto das mais de 200 entrevistas e outras 100 manifestações públicas que deu ao longo da Lava Jato e fazem parte de seu direito à liberdade de expressão. “O direito à liberdade de expressão não existe para proteger elogios. Esse direito existe para proteger críticas, mesmo críticas ácidas”, disse.

O coordenador da Lava Jato lembrou que estava se dirigindo para um público leigo, após defender que críticas a decisões do Supremo não devem estar restritas ao ambiente acadêmico. “Discordo da perspectiva de que o exercício do direito à crítica sobre decisões judiciais erode as instituições. Acredito que o exercício do direito a crítica constrói as instituições”, acrescentou.

Segundo o procurador da República, seria “forçar a barrar” a leitura de que a declaração foi um ataque pessoal. “Jamais tive intenção de ofender, jamais tive intenção de quebrar decoro. Em uma análise objetiva do que eu falei, foram palavras que não fogem do padrão de civilidade”, defendeu.

Deltan recordou que, na mesma entrevista, logo depois da declaração que motivou o processo no conselho, fez questão de ressalvar que não acusava nenhum ministro do STF de má-fé, para reforçar que não houve ataques pessoais. “Se a gente desse esse intuito de ofender instituições, ofender pessoas, em mais de 300 manifestações, isso ia emergir”, argumentou. “Pelo contrário, a gente sempre manifestou respeito, cuidado”, alegou.

“Agora, é claro, a gente teve uma postura aguerrida, é disso que são feito os ossos do membro do Ministério Público”, reconheceu o procurador no depoimento. “É uma postura aguerrida, combativa, de defesa do interesse público intransigente, e da sua visão de interesse público institucional”.

O processo a que Deltan responde estava na pauta do CNMP desta terça-feira, 27. Mas, na noite de domingo, 25, a Justiça Federal no Paraná determinou a suspensão do julgamento. Pela decisão liminar, ele só poderá ser marcado depois que o Conselho der o prazo de dez dias para a defesa de Dallagnol apresentar suas alegações finais.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Gostaria de saber se o ministros dos superiores tribunais estão sujeitos a algum conselho que os questione sobre suas arbitrariedades e declarações absurdas e profundamente desrespeitosas ??

  2. Deltan Dallagnol merece respeito e admiração, posto que suas atitudes sempre representam, polidamente, os interesses da nação. Isto causa espanto, evidentemente, pela quase singularidade de profundo patriotismo. Outros exemplos há, e tanto meritórios de nosso respeito quanto os de Dallagnol. Se justiça se faz, seu trabalho hercúleo será reconhecido e a Pátria honrada o aplaudirá. Única forma do caos não prevalecer .

  3. O Povo sabe muito bem quem quer JUSTIÇA e quem quer defender esses Bandidos, somos todos Moro e Lava Jato, vamos passar o País a limpo.

  4. Deltan Dallagnol, este homem daqui há decadas estará sendo tema de estudos nas escolas de todo Brasil como um dos Heróis desse Povo. Deltan, esse Homem será nome de cidades, avenidaas, alamedas,ruas, praças, universidades, colégios. Deus, estará ao lado dele e não serão os corruptos capazes de minunuir sua grandeza de espírito e sua coragem. Eu me orgulho de Deltan! Mexam com ele e mexerão comigo!!!

    1. E no Maranhão, onde tudo é Sarney? Até dona Marisa ganhou viaduto, lembram? Melhor deixar o nome do Deltan só nos livros de história, mesmo...

    2. Difícil, heim? Só dão nome de políticos corruptos a ruas e avenidas. Não gostam de gente honesta. Quantos nomes da família MALUF tem em ruas, avenidas, viadutos de SP?

  5. O St ministro Gilmar Mendes disse em plenário ( eu ouvi) que o Sr Dallagnol não aprendeu nada em Harvard que era um cretino agia com cretinice. À época fiquei chocadissima ao ouvi-lo. Aliás esse Sr Gilmar não é dado a boa educação Quase sempre grosseiro.

  6. Deltan, conte com as minhas orações a Deus em seu favor. Aquele que está em nós é maior do que o maligno que está... Você sabe o restante da citação bíblica.

  7. Que constrangimento um Procurador sério, responsável pela maior operação anticorrupção do mundo, ser processado no CNMP por emitir sua opinião!! E os chiliques do Gilmau contra a lava jato? Ah é, ele está acima da lei...

  8. Não é possível que o Dr. Dallagnol venha a ser punido por falar a verdade de forma honesta, como sempre o fez, juntamente com os demais integrantes da lava jato. O trabalho desenvolvido até aqui, é motivo de orgulho para todos brasileiros honestos desse País. Seria um grande retrocesso sua punição. Só não vê quem não quer. Ou tem outros interesses!!

    1. Ele só queria os R$ 2,5 bilhões na ONG dele. Quanto ao resto, não fez mais que a obrigação dele ajudando a botar o bandido Lula em cana.

    2. Thiaguinho a mesma merda é PSDB, Luleco, ONG do Dellagnol, NOVO, MDB, você etc. 🇧🇷

  9. Inverteram-se os valores, o mocinho é processado pelos bandidos, O Brasil ainda tem jeito ? Me permito dizer que só fechando instituições comandadas por bandidos e começando tudo de novo. Deltan defendo o combate a corrupção e o povo vai estar a seu lado.

  10. Ué tem um certo ministro que chega a chama_lo de BOBINHO DA LAVAJATO E isso é uma forma direta de atingir direto o procurador ,ISSO PODE?

    1. Nem todos no STF são tendenciosos, contudo estes estão quietos.

  11. Após a supressão da liberdade de imprensa e de expressão, a única outra liberdade que resta a ser suprimida é a do livre pensamento. Quando se chega neste nível, então o despotismo se torna completamente aberto, pois qq cidadão está passível de ser acusado por coisas que não fez ou que supostamente ofenderam a indivíduos iluminados que estão acima do bem e do mal. No Brasil atual, a liberdade de imprensa e de expressão vêm sendo sistematicamente minadas e atacadas po indivíduos poderosos.

  12. Se o pressuposto de contraditório enquanto materialização de mera opinião divergente pode ser suprimido e retirado de qq cidadão que seja, então há que se chegar a conclusão pura e simples de que o Estado democrático de direito se encontra sob ameaça. Se um indivíduo não goza do mesmo direitos que outros membros da sociedade gozam, então não há que se falar em Estado democrático de direito, prevalece um despotismo, que pode ser disfarçado, como no caso do STF, ou aberto, como no caso de Maduro.

  13. Ademais, se houve ataque pessoal, então qq um dos membros do STF que tenha se sentido atingido busque as próprias instâncias do judiciário para buscar reparação. No entanto, deve se observar que se eles tivesse interpelado o procurador judicialmente, isto não teria repercussões no exercício das funções dele. Considerando-se o contexto, de que o procurador teve seu sigilo telefônico quebrado, que ele é sistematicamente alvo de indivíduos investigados e denunciados judicialmente.

  14. O STF não é uma instituição a serviço da democracia, mas sim da corrupção. Segundo as teses lá defendidas, nem a prisão em flagrante nem preventiva poderiam ocorrer, já que isto só poderia ocorrer após trânsito em julgado. Há um problema sério de que os membros da corte simplesmente não reconhecem a Constituição brasileira como o parâmetro segundo o qual devem orientar suas decisões. Estas estão sujeitas a todo tipo de interesse, menos aqueles previstos na Carta Magna.

  15. Não seria ele um poder paralelo à Constituição que usurpou os poderes outorgados por ela e se designou acima das leis nela escritas? Leniência = brandura, impunidade = corrupção, não se pode nem dizer que a fala do procurador é uma crítica, é na verdade uma mera discordância de posições, ou seja, contraditório. Mas se pode esperar que um tribunal que violou a liberdade de imprensa respeite a liberdade de expressão daqueles que com ele não concordam?

  16. Aqui novamente se observa um padrão, "brandura" com quem descumpre a lei e rigor com quem discorda das decisões e posições deles. Se vivemos sob o império da lei, então as mesmas normas e regras que se aplicam a um procurador não se aplicam a um ministro do STF? Pq eles podem dar entrevistas para jornais e os demais membros do judiciário não podem? Pq eles podem chamar os outros de gângster, mas os outros não podem fazer isto? O STF é realmente um ente do sistema democrático brasileiro?

  17. Não obstante, elas não se limitam à mera leniência, elas precisam ser desvirtuadas e descumpridas para que a impunidade possa efetivamente se dar. Vejam que leniência é diferente de impunidade, leniência significa brandura, impunidade significa em termos práticos pura corrupção, pois é necessário que a lei não seja cumprida para que ela de fato ocorra. Ou seja, a coisa é tão feia, que aqueles que se julgam acima da lei não admitem nem que a imagem de serem brandos demais seja passada.

  18. Mas se ele fizer cumprir o que está na Constituição e prender corruptos, então ele deve ser processado e preso? Não há um padrão nesta estória? Vê-se que a impunidade segue um padrão: garantir que as leis na Constituição não sejam de fato cumpridas. Fala-se muito em criminalização da política, mas o que há é uma criminalização da Constituição pela política, não bastassem as leis brasileiras já serem extremamente lenientes com os corruptos quando em comparação com as de outros países.

  19. Então o negócio é assim: abuso de autoridade é só quando um criminoso ou corrupto vai para a cadeia? Não é quando uma autoridade que se considera acima das leis utiliza o poder que lhe foi outorgado pela Constituição para soltar corruptos e criminosos com os quais ele mantém relações espúrias? Ou seja, se o cidadão, pois Dallagnol é antes de mais nada um cidadão, não se sentir representando por um determinado servidor público e expressar isto publicamente, então ele deve ser punido?

  20. E o tal império da lei? O Brasil não é uma democracia? Então as leis não valem para todos sem exceção? Curioso é que foi aprovado um projeto no Congresso em que as decisões de uma autoridade podem ser contestadas na justiça, mas uma figura pública com peso moral não pode questionar as decisões de figuras públicas cujas imagens e reputações foram desmoralizadas pelas ações deles sempre "coincidentemente" a favor de corruptos e criminosos.

  21. Na minha opinião, o grande equívoco - tanto da atual PGR (Dodge), quanto do anterior (Janot) - foi não ter interposto ação judicial no STF contra cada um dos ataques pessoais, grotescos e vulgares protagonizados pelo "supremo" beiçola, rotineiramente dirigidos contra integrantes do MPF que compõem a Lava Jato. O invejoso, despreparado e histérico ministreco não foi contido a tempo para ser "enquadrado" pelos seus pares, apesar de tão-só o Min. Barroso tê-lo enfrentado publicamente.

  22. Lembrei de quando fui assaltado e tive que ficar dando explicações pro ladrão o porquê de eu estar sem dinheiro e sem o cartão. Não deve ter sido fácil pro Deltan também.

  23. PERFEITO DR. DELTAN DALLAGNOL!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 .... E pontue-se que os próprios votos dos corvos do stf, TELEVISIONADOS PARA TODO O PAÍS INCLUSIVE, são naturalmente EIVADOS DE CRÍTICAS não só às partes em contenda, como a diversos aspectos da vida em geral, depassando em muito a mera filosofia geral e jurídica!!!

  24. Decepcionante as últimas declarações da Presidência frente às pessoas q mudaram o rumo deste país. O compromisso com o povo Presidente Bolsonaro, com todo respeito, e que p levou ao cargo: CORRUPÇÃO ZERO! Não menospreze ou subestime a vontade do povo q o elegeu. Somos todos pelo fortalecimento da LAVA Jato. Apoiamos Dr. Moro, Dr. Deltan, PF, MPF e abominamos corruptos. Lembre-se de seu lema de campanha

    1. André, gado de manobra, vocês bozistas lobitomizados são o insumo usado para fabricação da mortadela petista. No final são tudo a mesma merda!

    2. Muitíssimo bem, Natércia!!! E coisa chata essas interferências desses maus elementos da equipe pateteiros, como essa aí abaixo! A gente percebe nitidamente quando é um deles!...

    3. Essa narrativa não foi para frente. Hora de vocês inventarem outra.

    1. Hj ele disse que ia surgir uma bomba sobre alguém proximo a ele. Mas com certeza não é Dalagnol ou Moro, acho que devia estar falando do relatório da PF sobre a corrupção do amigo Botafogo. Pois agora são todos amiguinhos felizes (JB, Maia, Toffoli, Gilmar e Alcolumbre).

  25. Gilmar pode ofender Procurador, inclusive chamando de gentalha, para esse Conselho isso parece normal, sendo que, Dallangnol se defendendo é grave ofensa ao STF. É forçar a barra, para acabar com a Lava Jato. Parece que o povo na rua, protestando, já não é suficiente, estão pedindo mais força.

    1. KKkk Bozista babaca! Moro confirmou estar com os militares! Teu ídolo cospe merda ta fritando ele por causa do acordo com Toffoli! Bozista com mentalidade de gado é fod*!

    2. Não liga. Deixa pra lá. Briguinha de esquerdistas x corruptos x isentistas, não nos interessa. Deixa eles se matarem. Dr. Moro está com o Presidente, já confirmou no fim de semana. Segue a caravana.

    3. O povo nas ruas passou do folclore à palhaçada. O cidadão honesto tem de ir às portas dos quartéis - visto não haver, com as mãos nuas, formas de combater quem nos massacra. Que acordem os responsáveis pelas FFAA e que cumpram seu papel institucional, constitucional e cívico. Golpe o cara alho: golpe sofre a Nação!

Mais notícias
Assine agora
TOPO