Xinhua

‘Cristãos secretos’ estão em risco no Afeganistão sob o Talibã

22.08.21 15:28

Estimativas sobre a quantidade de cristãos vivendo no Afeganistão oscilam entre 1 mil e 8 mil. Todos eles eram muçulmanos e se converteram ao cristianismo. Como o islamismo proíbe que seus fiéis abandonem a religião — o que é considerado crime de apostasia —, esses cristãos se reúnem clandestinamente em grupos pequenos, de até dez pessoas, dentro de suas casas. Não revelam a própria fé e seus líderes mudam de cidade com frequência. Em outros países, eles são conhecidos como “cristãos secretos“.

Quando os familiares ou os vizinhos descobrem que um afegão se converteu ao cristianismo, isso é considerado uma desonra muito grande. Eles então tentam reconverter a pessoa à força. Em alguns casos, isso acaba em morte“, diz Marco Cruz, secretário-geral da Portas Abertas no Brasil, uma ONG que ajuda cristãos perseguidos pelo mundo.

Em um ranking dos países mais perigosos para os cristãos feito pela organização, o Afeganistão só fica atrás da Coreia do Norte. Isso ocorre porque, na Coreia do Norte, não é possível sair do país, enquanto no Afeganistão isso ainda era viável até pouco tempo atrás.

Com a tomada de poder no Afeganistão pelo grupo terrorista islâmico Talibã (foto), a situação desses cristãos secretos ficou ainda mais perigosa.

Eles já viviam em uma situação de muita tensão, e os relatos que temos recebido nos últimos dias indicam que a expectativa é que tudo fique ainda pior“, diz Marco Cruz.

Cruz é cético em relação à tentativa de o grupo se parecer moderado, como a promessa de que permitirá às mulheres estudar e trabalhar, mas “dentro dos limites da lei islâmica“.

O que isso significa na prática é que, se o marido não autorizar, a esposa não poderá sair de casa“, diz. “É muito difícil acreditar nos discursos de moderação do Talibã. Nós oramos para que ocorra uma melhora, mas o histórico do grupo não nos deixa muito otimista. Além disso, sabemos o que ocorre quando a lei islâmica é implementada.”

No domingo, 15, dia em que o Talibã tomou o controle do país, a organização humanitária Cáritas, ligada à Igreja Católica, anunciou a suspensão de suas atividades no Afeganistão. “Estão crescendo os temores sobre a possibilidade de manter uma presença no futuro, bem como pela segurança dos poucos afegãos de fé cristã”, disse a Cáritas em um comunicado.

Padres jesuítas que estavam no país desde 2004 estavam buscando voar para a Índia. Como os voos foram cancelados, dois deles tiveram de voltar para suas casas e interromperam suas atividades. Quatro freiras estão na mesma situação.

Eles (os talibãs) não estão fazendo mal aos civis no momento, mas isso acontecerá assim que eles capturarem totalmente todos os sistemas do país”, disse o padre Jerome Sequeira, chefe da Missão Jesuíta no Afeganistão, em um comunicado.

Sequeira disse que o Talibã tem uma lista de todos os funcionários das organizações que atuavam no país. “Em alguns lugares, eles começaram a fazer perguntas de porta em porta sobre as pessoas e as organizações para as quais trabalham”, disse o padre.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Muito esquisito alguém converter de islamismo pra cristianismo... Provavelmente já eram cristãos antes, e só não declaravam, mas agora, o fogem ou voltem a esconder.

    1. Concordo Marcos com você. Nossos irmãos em Cristo precisam de oração, assim como todo povo afegão.

    2. O poder da ignorância, mas principalmente dá espada é que mais convence mesmo

    3. Nada de esquisito. Trata-se do cristianismo bíblico, não do cristianismo religioso. Aquele prega o evangelho que Jesus trouxe com Ele do céu. O cristianismo religioso prega a religião que brota das culturas terrenas.

    4. Nada de esquisito. Muito natural, ou melhor, sobrenatural. O poder do Espírito Santo é que convence do pecado, da justiça e do juízo. O cristianismo bíblico recebe conversos de qualquer religião. Ele prega o evangelho que veio do céu com o Senhor Jesus, não prega religião que brota das culturas humanas.

  2. Quando será que nos livraremos todos de todas essas mitologias fantasiosas, alegóricas, causadoras de discordias, de tragédias, símbolos do obscurantismo, do atraso e do primitivismo, que deverão ser substituídas pela Ciência e pelo conhecimento multidisciplinar?.... Pesarosamente as atuais gerações não experimentarão a decisiva e definitiva era de Iluminismo da Espécie Humana, que a levará à verdadeira redenção através da real e concreta Evolução.

  3. Muito triste a situação dessas pessoas que querem seguir uma religião mas tem liberdade! O Talibã é um atraso e um retrocesso no mundo!

  4. 1- O Taliban tem parte da sua força na deturpação religiosa. É um bando de sujeitos analfabetos, q encontraram no terror, uma forma de chegar ao poder. Ocorrerá sem sombra de dúvidas, uma escalada nas atrocidades. Eles terão na produção de ópio, uma fonte de receita p/ suprir às necessidades do grupo. Com isso a população afegã será deixada a própria sorte. Aqui Bozo tbém foca na manutenção do poder, pois abdicou de governar o Brasil. Isso é o resultado do poder exercido por grupos primitivos.

    1. Nyco Penyco continua delirando. Deve ser excesso de cloroquina pelo esfíncter. Como o dono dele está perto de ser preso, o muar está endoidando. Nyco Penyco, não vá fazer harakiri. A gente gosta de você. Não se preocupe que com a prisão do teu dono, a gente continuará a jogar umas migalhas para você se alimentar. Nyco Penyco! Nyco Penyco! O mais decrépito de todos os muares bozogenocidas!

    2. O PAULO gay promíscuo, vomitando impropérios pútridos contra o melhor PR de todos os tempos. Com a vitória do MITO em 2022, espero que tu se suicide em alto estilo, tipo assim: se jogando do 81º andar das torres gêmeas Yachthouse lá de Balneário Camboriú, SC. Detalhe, não esquece de me ligar antes do evento, tá ligado?

    3. 2- Esses grupos, Taliban no Afeganistão, bolsonaristas no Brasil, podem se diferenciar em escala de primitivismo, mas sempre tomarão decisões em descompasso com os anseios da sociedade que governam. Aqui Bolsonaro também deturpa a religião e não tem nenhum plano na área da Educação, da Tecnologia e Ciência. Os investimentos são direcionados p/ às Forças Armadas e de segurança, pois a prioridade n° 1, é gerar MEDO na população. Ñ queremos viver com medo. Queremos respeito. Queremos Moro em 2022.

Mais notícias
Assine agora
TOPO