Divulgação/PSOL

Cresce a lista de lideranças e políticos investigados por críticas ao governo Bolsonaro

30.04.21 15:41

A lista de lideranças e políticos intimados pela Polícia Federal a depor em inquéritos que os investigam por críticas à gestão Jair Bolsonaro cresce exponencialmente.

A coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e ex-candidata à vice-presidência da República, Sonia Guajajara, terá que prestar esclarecimentos sobre a websérie Maracá, que denunciou violações de direitos cometidas contra os povos indígenas em meio à pandemia da Covid-19

A PF instaurou o inquérito a pedido da Fundação Nacional do Índio, Funai, para investigar a prática do crime de difamação. Em reação, a Apib afirmou, em nota, que o governo não vai “prender” os corpos indígenas, tampouco “calar” suas vozes.

Os discursos carregados de racismo e ódio do Governo Federal estimulam violações contra nossas comunidades e paralisa as ações do Estado que deveriam promover assistência, proteção e garantias de direitos.  E agora, o Governo busca intimidar os povos indígenas em uma nítida tentativa de cercear nossa liberdade de expressão, que é a ferramenta mais importante para denunciar as violações de direitos humanos. Atualmente mais da metade dos povos indígenas foram diretamente atingidos pela Covid-19, com mais de 53 mil casos confirmados e 1.059 mortos“, disse a entidade.

Na semana passada, a Polícia Federal intimou o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e ex-candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos, do PSOL, a prestar depoimento em um inquérito que investiga uma postagem crítica a Bolsonaro.

Antes disso, no mês passado, o ex-ministro Ciro Gomes foi chamado a prestar esclarecimentos por suposta prática de crime contra a honra do presidente da República. O pedetista tornou-se alvo da PF após criticar Bolsonaro em uma entrevista à Rádio Tupinambá em novembro do ano passado.

Na ocasião, Ciro afirmou que, ao não apoiar os candidatos do presidente nas eleições municipais, a população mostrava um sentimento de “repúdio ao bolsonarismo, à sua boçalidade, à sua incapacidade de administrar a economia do país e seu desrespeito à saúde pública”. O ex-ministro ainda chamou Bolsonaro de “ladrão” e fez menção ao caso Queiroz.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Indios esquerdopatas nem mesmo os indígenas estão conseguindo digerir, ainda mais do psol do Boulos Pútridus, expropriador do imóvel alheio, e do Freixo, o plaiboyzinho frouxo.

  2. O estranho é que quando se emite fake news contra o governo executivo federal, estes se sentem ofendidos. Ok! Mas então não dê exemplo fazendo o mesmo ou repudie os correligionários quando estes o fizerem. Como diz a adágio militar: A PALAVRA CONVENCE, O EXEMPLO ARRASTA.

  3. É um tiro no próprio pé , se já não bastasse termos o STF , tentando intimidar a imprensa e o povo , com inquéritos vistos como inconstitucionais , agora o executivo também , assim só andamos de marcha ré.

    1. Ed imundo seu imundice. Cala essa boca imunda e some daqui.

    2. Eles representam eles mesmos, Edmundo Imundo. Por isso mesmo eles precisam denunciar o que o Bozismo Racista faz contra eles.

    3. O bozo401k também não representa a maioria dos brasileiros!

    1. Como é mesmo o nome de um deputeiro que fez carreira xingando e ameaçando os outros de morte? Te dou uma dica....Bozo!

    1. O muar hoje está sem inspiração? Coitado! Xerimbabo de genocida!

    2. Joãozinho, você é um muar racista. Na verdade, estou errado. Você não pode odiar outro ser humano porque você bem ser humano é. Joãozinho é apenas um muar xerimbabo de genocida. Kkkkkkkkk. Mísero xerimbabo de genocida!

    3. Guajajara kkkkkk,grande representante dos “povos indígenas “pra cometer crimes são considerados inimputáveis,mas pra serem candidatos a cargos eletivos e participarem de ONGS estrangeiras ,aí podem. Perguntem se ela quer um espelhinho ou um apito.......

Mais notícias
Assine agora
TOPO