CPI da Covid pode votar convocação de Alexandre Ramagem
Senadores da CPI da Covid devem votar novos requerimentos de convocações nesta quinta-feira, 15, entre eles o do diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, Alexandre Ramagem. Reportagem publicada por Crusoé em maio mostrou que a Abin foi usada pelo Palácio do Planalto para levantar denúncias contra governadores e prefeitos. Desde então, o chefe da agência...
Senadores da CPI da Covid devem votar novos requerimentos de convocações nesta quinta-feira, 15, entre eles o do diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, Alexandre Ramagem. Reportagem publicada por Crusoé em maio mostrou que a Abin foi usada pelo Palácio do Planalto para levantar denúncias contra governadores e prefeitos. Desde então, o chefe da agência entrou na mira da comissão.
A estratégia de Ramagem tinha a intenção de tirar o foco da investigação do governo federal. Parlamentares também querem questionar o delegado sobre suspeitas levantadas pelo presidente Jair Bolsonaro de que o coronavírus teria sido criado pela China como parte de uma guerra química.
A CPI da Covid aprovou, no dia 10 de junho, um requerimento com solicitação de informações à Agência Brasileira de Inteligência. Quase um mês depois, a Abin não entregou a documentação à comissão parlamentar de inquérito. Diante da resistência da agência em repassar relatórios de inteligência produzidos durante a pandemia, o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues, recorreu à Justiça para cobrar o cumprimento da determinação da comissão e ameaçou pedir um mandado de busca e apreensão na agência.
No requerimento aprovado pela comissão, o parlamentar solicitou “que sejam encaminhados todos os relatórios de inteligência, ou quaisquer outros documentos, produzidos pelos órgãos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência, em especial pela Agência Brasileira de Inteligência, relativos à pandemia de Covid-19”.
Marcos Rogério, do DEM, líder da tropa de choque governista, chamou a comissão de "CPI dos absurdos" e afirmou que a convocação de Ramagem é "um capricho" da oposição. Além do diretor da Abin, a CPI também pode convocar o capitão de corveta da Marinha Jonathas Diniz Vieira Coelho, ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Ele teria trocado mensagens com o deputado Luís Miranda, do DEM, quando o parlamentar alertou o presidente da República sobre suspeitas de corrupção.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Jose
2021-07-15 10:15:24Ramagem não deveria ser convocado. Ele deveria ser preso. Acusação: cumplicidade com genocídio.
Afranio
2021-07-15 09:33:39Alguém por favor informa só Dória que os Ferroviários de São Paulo estão em GREVE !
LUIZ
2021-07-15 08:30:26Esse é o cãozinho de estimação dos filhotes do Cloroquina. Só que a raça é indefinida e inútil, não chegando nem aos pés dos simpáticos vira-latas.
Rodrigo
2021-07-15 07:57:59A qualidade dos comentários da oposição sobre a doença de Bolsonaro é tão baixa e leviana q Crusoé achou melhor censurar. Faz bem, esta protendo-os do seu próprio cérebro de minhoca.
María
2021-07-15 07:55:55A CPI da vergonha . O vírus não veio da China foi criado pelo Bolsonaro . Certo ???