Adriano Machado/CrusoéRamagem: o chefe da agência oficial de espionagem no bunker de

CPI da Covid pode votar convocação de Alexandre Ramagem

15.07.21 07:32

Senadores da CPI da Covid devem votar novos requerimentos de convocações nesta quinta-feira, 15, entre eles o do diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, Alexandre Ramagem. Reportagem publicada por Crusoé em maio mostrou que a Abin foi usada pelo Palácio do Planalto para levantar denúncias contra governadores e prefeitos. Desde então, o chefe da agência entrou na mira da comissão.

A estratégia de Ramagem tinha a intenção de tirar o foco da investigação do governo federal. Parlamentares também querem questionar o delegado sobre suspeitas levantadas pelo presidente Jair Bolsonaro de que o coronavírus teria sido criado pela China como parte de uma guerra química.

A CPI da Covid aprovou, no dia 10 de junho, um requerimento com solicitação de informações à Agência Brasileira de Inteligência. Quase um mês depois, a Abin não entregou a documentação à comissão parlamentar de inquérito. Diante da resistência da agência em repassar relatórios de inteligência produzidos durante a pandemia, o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues, recorreu à Justiça para cobrar o cumprimento da determinação da comissão e ameaçou pedir um mandado de busca e apreensão na agência.

No requerimento aprovado pela comissão, o parlamentar solicitou “que sejam encaminhados todos os relatórios de inteligência, ou quaisquer outros documentos, produzidos pelos órgãos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência, em especial pela Agência Brasileira de Inteligência, relativos à pandemia de Covid-19”.

Marcos Rogério, do DEM, líder da tropa de choque governista, chamou a comissão de “CPI dos absurdos” e afirmou que a convocação de Ramagem é “um capricho” da oposição. Além do diretor da Abin, a CPI também pode convocar o capitão de corveta da Marinha Jonathas Diniz Vieira Coelho, ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Ele teria trocado mensagens com o deputado Luís Miranda, do DEM, quando o parlamentar alertou o presidente da República sobre suspeitas de corrupção.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse é o cãozinho de estimação dos filhotes do Cloroquina. Só que a raça é indefinida e inútil, não chegando nem aos pés dos simpáticos vira-latas.

    1. Meus pais, já falecidos, escolheram por serem livres para tal, qdo não existia o PT. Talvez tenha sido para homenagear o Luiz Carlos Prestes, que era um comunista, ou muitos outros Luizes que existiam ou existiram. Eu só não gostaria de ter meu nome em homenagem a alguém com o Cloroquina. Mas, Afrânio, não é o nome que faz uma pessoa, pois, tu, p.ex., se tivesse um mínimo do teu xará Afrânio Peixoto, diria algo que realmente justificasse tua contrariedade ao que escrevi.

    2. Luiz, seu nome foi uma homenagem ao “Nove Dedos” ? Legal ….

  2. A qualidade dos comentários da oposição sobre a doença de Bolsonaro é tão baixa e leviana q Crusoé achou melhor censurar. Faz bem, esta protendo-os do seu próprio cérebro de minhoca.

    1. Qual o genocida culpado pelas mortes nos EUA, Itália, Inglaterra, etc, etc, etc. No Brasil essa palhaçada de Bolsonaro genocida justamente levantado pela mídia sem verba federal e artistas sem o Roaunet. O governo tem erros sim, todos tem, mas nunca tinha visto tanto ódio contra um PR. Vamos ver no que isso vai dar.

    2. Luiz infeliz não sabe o que diz….empata com Zezinho em ignorância!!

    3. As mensagens sobre o Bozo não tinham nada de censurável. Os leitores estavam apenas desejando ao genocida o que o genocida desejou para mais de 350 mil pessoas. Bozistas, não adiante tentar posar como gente decente. Vocês são e sempre serão apenas muares cúmplices de genocídio. Simples assim!

    4. Bovinos desesperados com a saúde do Rei do Gado. Fiquem tranquilos, pois esse vazo é tão ruim que não quebrará nem explodindo de tanta merda q vomita pela boca. Ainda vai poder alimentar o rebanho do cercadinho com alfafa e cloroquina e continuar seus esquemas corruptos e matando gente a rodo.

    5. Luiz, você está precisando de um tratamento psiquiátrico. Não perca tempo, a tendência é piorar…

    6. Falando em "cérebro", parece que vão aproveitar que o Cloroquina está se escondendo no hospital e fazendo teatrinho, e vão aproveitar e tentar implantar exatamente um cérebro nele, já que no lugar ele não tem nem minhocas - tem apenas excrementos.

    1. Como esses misóginos podem ser tão grosseiros e obtusos, por conta de um viés político. A que ponto chega a espécie humana.. Misericórdia!

    2. Nunca desrespeito mulheres, mas aqui tenho que fazer uma observação falando da Maria: como ela pode apoiar um tarado machista genocida como o BozoMERDA e sua tropa de choque com seus filhos desvairados corruptos. É como alguém já disse , gado é gado. No caso da Maria se ela está entre o gado, deve ser uma vaca (vacum fêmea).

    3. O vírus nasceu na China, mas veio para o Brasil por incompetência do Bozo Genocida, se alastrou rapidamente pelo território brasileiro por incompetencia e omissão do Bozo Genocida e já matou meio milhão de brasileiros pq o Bozo não trabalhou para conter a disseminação do mesmo na sociedade e tmbm não quiz comprar vacinas eficazes e baratas para tentar a compra de vacinas mais caras, sem aceitação da Anvisa, mas com atravessadores para facilitar o esquema de corrupção. Gadolandia pira com isso.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO