CPI critica demora na revogação de diretrizes para prescrição do kit Covid
A CPI da Covid discute nesta terça-feira, 19, a demora do Ministério da Saúde em revogar as diretrizes para a prescrição de medicamentos ineficazes contra a Covid-19, como a cloroquina. Os protocolos estão em vigor desde maio do ano passado, quando o então ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, deu aval à publicação do documento....
A CPI da Covid discute nesta terça-feira, 19, a demora do Ministério da Saúde em revogar as diretrizes para a prescrição de medicamentos ineficazes contra a Covid-19, como a cloroquina. Os protocolos estão em vigor desde maio do ano passado, quando o então ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, deu aval à publicação do documento. Senadores criticaram a demora da equipe técnica da pasta em rever essas diretrizes.
A comissão parlamentar de inquérito ouve nesta terça Elton da Silva Chaves (foto), representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Ele integra a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema Único de Saúde, colegiado responsável por discutir as diretrizes terapêuticas para tratamento da Covid.
Chaves afirmou que a decisão de retirar da pauta do Conitec o debate sobre a revisão das diretrizes foi do médico Carlos Carvalho, escolhido para coordenar o grupo de trabalho responsável pela definição de um novo protocolo. O representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde disse ter ficado “surpreso” com o adiamento do debate.
“Nos surpreendemos com a manifestação do doutor Carlos Carvalho e solicitamos justificativas plausíveis”, disse Chaves. Segundo ele, o argumento apresentado por Carlos Carvalho para a retirada de pauta foi a necessidade de avaliar novos estudos a respeito do tema.
Para o senador Rogério Carvalho, do PT, houve “prevaricação da Conitec diante de uma situação grave de pandemia, em que o país não tinha diretrizes técnicas para tratar pacientes”. O depoimento de Elton Chaves deve ser o último da CPI da Covid, antes da leitura do relatório do senador Renan Calheiros.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Vera
2021-10-19 20:11:23Os doutos médicos desta CPI do circo deveriam ter um pouquinho mais de paciência. O protocolo deles vai ser implantado no inferno!
Carlos
2021-10-19 13:07:20Já chega das conversas inúteis dessa cpi que só quer holofote. Tá terminando tarde.