Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

CPI critica demora na revogação de diretrizes para prescrição do kit Covid

19.10.21 13:01

A CPI da Covid discute nesta terça-feira, 19, a demora do Ministério da Saúde em revogar as diretrizes para a prescrição de medicamentos ineficazes contra a Covid-19, como a cloroquina. Os protocolos estão em vigor desde maio do ano passado, quando o então ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, deu aval à publicação do documento. Senadores criticaram a demora da equipe técnica da pasta em rever essas diretrizes.

A comissão parlamentar de inquérito ouve nesta terça Elton da Silva Chaves (foto), representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Ele integra a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema Único de Saúde, colegiado responsável por discutir as diretrizes terapêuticas para tratamento da Covid.

Chaves afirmou que a decisão de retirar da pauta do Conitec o debate sobre a revisão das diretrizes foi do médico Carlos Carvalho, escolhido para coordenar o grupo de trabalho responsável pela definição de um novo protocolo. O representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde disse ter ficado “surpreso” com o adiamento do debate.

“Nos surpreendemos com a manifestação do doutor Carlos Carvalho e solicitamos justificativas plausíveis”, disse Chaves. Segundo ele, o argumento apresentado por Carlos Carvalho para a retirada de pauta foi a necessidade de avaliar novos estudos a respeito do tema.

Para o senador Rogério Carvalho, do PT, houve “prevaricação da Conitec diante de uma situação grave de pandemia, em que o país não tinha diretrizes técnicas para tratar pacientes”. O depoimento de Elton Chaves deve ser o último da CPI da Covid, antes da leitura do relatório do senador Renan Calheiros.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os doutos médicos desta CPI do circo deveriam ter um pouquinho mais de paciência. O protocolo deles vai ser implantado no inferno!

  2. Circo de ladrões de criminosos valhacouto fa pior politicalha da história deste indigitado país . comandando por um ladrão cínico prostituta da Odebtecht com 17 processos hibernando nas gavetas da Corte Solta Ladrão . estou mentindo?

    1. Francisco, sua revolta contra os corruptos é seletiva. Rachadinha para vc não é corrupção? Um senador em 1° mandato, comprar uma mansão de forma nebulosa, não é um indício forte de corrupção? Eu votei no Bolsonaro no 2° turno. Torci para que ele fizesse um governo decente, e com isso acabar de vez com o PT. Isso não ocorreu. Se o Bolsonaro era o único que conseguia vencer o PT em 2018, em 2022, o único capaz de vencer o ex-presidiário é o Mor🇧🇷.

    1. Carlos, a CPI ganhou holofotes em virtude do interesse dos brasileiros. Hoje, grande parte dos brasileiros, reconhecem os crimes cometidos pelo Bolsonaro, graças em parte, a CPI. Mor🇧🇷 Presidente.

Mais notícias
Assine agora
TOPO