Presidência da República

CPI consegue acesso a três inquéritos sigilosos que miram governadores

18.07.21 16:29

A CPI da Covid conseguiu acesso a três dos cinco inquéritos sigilosos sobre governadores que corriam no Superior Tribunal de Justiça. Os processos obtidos pela comissão miram os chefes dos Executivos do Pará, Helder Barbalho (foto), e da Bahia, Rui Costa. Os requerimentos estavam pendentes de resposta desde o final de maio.

Dois dos inquéritos que chegaram às mãos dos senadores tratam da gestão Barbalho. Um deles embasou a Operação S.O.S, em que investigadores cumpriram 12 mandados de prisão temporária e 41 de busca e apreensão expedidos pelo STJ. 

O processo apura contratos firmados entre o governo estadual e organizações sociais, de agosto de 2019 a maio de 2020, para o gerenciamento de unidades de saúde, incluindo hospitais de campanha construídos em meio à pandemia.

A suspeita é que os contratos, que somam 1,2 bilhão de reais, sejam irregulares. Os crimes investigados são fraude em licitações, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O segundo inquérito investiga Barbalho pela compra de 1,6 mil bombas de infusão usadas no tratamento contra a Covid-19 ao custo de 8,4 milhões de reais. De acordo com o Ministério Público, a contratação, feita com dispensa de licitação, foi direcionada para a empresa SKN do Brasil. A aquisição ocorreu a partir de valores praticados acima do mercado.  

O processo remanescente apura a compra, pelo Consórcio do Nordeste, presidido pelo governador Rui Costa, de 300 respiradores por 49 milhões de reais. A empresa contratada não entregou os equipamentos, nem devolveu o dinheiro.

O envio dos autos à CPI ocorreu a pedido de Eduardo Girão, do Podemos do Ceará. Integrante da tropa de choque de Jair Bolsonaro, o parlamentar tenta emplacar a estratégia de priorização da investigação de governadores e prefeitos, embora a competência para tais apurações seja, respectivamente, das Assembleias Estaduais e das Câmaras Municipais. A ideia, neste caso, é retirar o Planalto dos holofotes.

O colegiado só não conseguiu acesso ao inquérito que investiga Barbalho pela compra sem licitação de 400 ventiladores pulmonares e ao processo que apura irregularidades no aluguel do espaço e nos contratos de instalação do hospital de campanha Nilton Lins, além do colapso do sistema público de saúde em janeiro de 2021, decorrente da falta de oxigênio hospitalar, na gestão Wilson Lima. Nestes casos, as cópias não foram franqueadas porque há diligências de caráter sigiloso ainda em curso”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A diferença da corrupção entre o governo do PT e o governo de Bozo é mais quantitativa mesmo: o primeiro era milhões pra cá e milhões pra lá; esse é bilhão pra cá e bilhão pra lá. Os protagonistas mudam, mas o elenco é quase o mesmo. Eita paizinho de m@#&*$!

  2. Tem mesmo q apurar se o dinheiro repassado a estados e municípios foram bem aplicados, caso não, processo e cadeia. O q estamos vendo e’ investigação seletiva, daqueles q não apoiam JB. Em 2022 nem Lula nem JB. Moro22

    1. Que cadeia o que ? Aqui no Brasil não existe isso. Mais do que o Lula aprontou e saiu de Inocente.

  3. Papai e asseclas quadrilheiros não deixarão investigar. Ao povo do Pará restam as bençãos e proteção de Nossa Senhora de Nazaré. BOLSONARO 2022, para o Brasil continuar crescendo.

  4. Diante da roubalheira de governadores e prefeitos a possível futura e quem sabe compra da vacina Covaxin parece uma gota d'agua no mar da corrupção da pandemia

    1. Que papo furado Vera! Nada disso. Todos têm que ser investigados.

  5. barbalhão & barbalhinho sempre foram geneticamente configurados para a barbárie da corrupção na RN e, os paraenses continuam elegendo esses trastes a cada geração!!!! Que cegueira eleitoreira impressionante também!!!!...

  6. barbalhão & barbalhinho sempre foram geneticamente configurados para a barbárie da corrupção na RN e, os paraenses continuam elegendo esses trastes a cada geração!!!! Que cegueira eleitoreira impressionante também!!!!...

    1. São todos esses corruptos da mesma facção criminosa do desgoverno federal e, agora que a coisa ficou feia pra todos eles, começou o processo de antropofagia entre os seres dessa subespécie e o de autofagia da facção. Viva o canibalismo grassando entre eles, tomara que se auto-eliminem, assim teremos menos trabalho na fachina das urnas!!!!!

    1. Não se consegue combater a corrupção sem o engajamento ético do Poder Judiciário. Teses e mais teses são "inventadas" a todo momento por juristas e emplacadas no STJ e STF. Se não houver um compromisso maior desses órgãos judiciais, será sempre "enxugação de gelo".

  7. O PAÍS ESTÁ PODRE. VOTEI NO PRESIDENTE, E TAMANHA DECEPÇÃO. ACABOU COM A LAVA JATO PARA DEFENDER O FILHO SENADOR, E A CORRUPÇÃO E BANDALHEIRA AUMENTO CONSIDERAVELMENTE. EM QUE PAÍS ESTAMOS VIVENDO !

    1. Antônio (zumbi) a reportagem e sobre o ladrão do para e da Bahia. Mas nao esquece do bolso.22. babaca!

Mais notícias
Assine agora
TOPO