Divulgação/CNMP

Conselho pune procuradora que chamou Bolsonaro de ‘lixo’ e ‘cara de bunda’

25.08.20 12:20

O Conselho Nacional do Ministério Público aplicou a pena de censura a uma procuradora da República que fez publicações contra o presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais. Paula Cristine Bellotti, que atua no Ministério Público Federal no Rio de Janeiro, chamou o chefe do Planalto de “miserável”, “lixo que ocupa a Presidência” e “cara de bunda”. Ela publicou charges no Facebook contra Bolsonaro e escreveu comentários ao lado das imagens. Em um dos desenhos, o presidente aparece lambendo os pés do colega americano, Donald Trump.

O relator do processo, conselheiro Silvio Amorim, votou contra a aplicação de penalidades à procuradora porque entendeu que a postagem de Bellotti estava “dentro dos limites da liberdade de expressão”.

Em sua defesa apresentada ao CNMP, a procuradora da República argumentou que as publicações não fazem menção à sua função pública, não foram postadas em perfil institucional e não expressam a opinião da instituição. Bellotti alegou ainda que as manifestações não trouxeram prejuízos ao MPF e não tiveram objetivo de macular honra de autoridade pública, “mas expressar suas preocupações com a condução do país”.

O conselheiro Luciano Maia foi o primeiro a divergir do relator. Ele argumentou que as publicações da procuradora “ultrapassaram a ironia e o deboche”. “Se isso não for abuso do direito de manifestação, temos que rever a nossa jurisprudência e absolver quem foi condenado, algumas pessoas por muito menos do que isso”, argumentou.

Para o conselheiro Marcelo Weitzel, a postagem da procuradora é “uma agressão” que atinge, além do presidente, pessoas próximas de Bolsonaro. Rinaldo Reis argumentou que Bellotti ridicularizou ainda todos os eleitores do chefe do Executivo, comportamento, que, segundo ele, “não cabe de forma nenhuma a um membro do Ministério Público”. A pena de censura prejudica promoções da procuradora na carreira e fica registrada na ficha funcional da servidora.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quanta hipocrisia deste Conselho! E o presidente pode agredir verbalmente e ameaçar fisicamente um brasileiro que está cumprindo seu dever de jornalista ???

  2. Kkkkkkkkkkk. Agora os Bozistas querem posar de democratas e gente direita, kkkkkkkkkkkkkkk. A história de vocês por si própria mostra que vocês são incapazes de sequer pensar em democracia. Vocês são os párias da humanidade!

  3. A procuradora não fez nada demais em chamar o sujeito de "cara de bunda", já que o guru dele, Olavo de C..., mandou que ele enfiasse a condecoração que recebeu no ânus, sem a mínima reclamação. Os que a condenaram vão fazer alguma coisa, ou ao menos demonstrar indignação, quanto as ofensas diárias do sujeito, que a última consistiu em chamar jornalistas de "fundão". Enfim, falar que ele tem cara de bunda não pode, mas ele dizer que jornalistas tem bunda grande (bundão), pode?

  4. Até que enfim uma reação para mostrar que quem detém um cargo público de projeção tem que fazer jus a ele em qualquer lugar em que esteja, no serviço ou no lazer, ou em casa.

  5. Faço parte da fazenda, sou gado. Sou gado porque já não aguentava mais ser roubado pelo governo de esquerda. Quanto a procuradora do ministério público penso que em nenhum momento ela se valeu do cargo ou instituição. Quando chega em casa e relaxa ela tem todo direito de extravasar. Se o PR ou qualquer outro se sentir prejudicado vá à justiça. Democracia não aceita meia boca! Democracia tem vc que ser plena. Ponto!

  6. Os perseguidores agora perseguidos. Sou bolsominion, portanto, integrante do gado e como o presidente, defendo a liberdade de expressão. Apesar de ser contra esse comportamento raivoso e fascista, onde germinam os gabinetes do ódio, tem que abrir o verbo, mesmo, e regurgitar toda a frustração de esquerda reprimida. Regime democrático è assim que funciona.

  7. Não ficou claro se a procuradora infringiu alguma ética da categoria, pois todas têm seu próprio código (de ética) e deve ser cumprido. Por outro, lado quem vai denunciar e sugerir punição ao chefe da nação que quebra o decoro dia sim outro também, chamando pessoas de "bundão", prometendo porrada e avisando ao STF que "acabou porra" ?

    1. seu comentário é igual os analfabetos do Peter vê se cala essa boca otário

  8. Seria, para que a justiça prevalecesse, que as mesmas penas fossem aplicadas ao Presidente Bolsonaro, que não se dá o respeito: Zomba dos brasileiros mortos pela Covid 19; xinga repórteres; desrespeita mulheres; ridiculariza nossa nação ao se portar como xamã incentivando o uso da cloroquina, e por aí vai.

  9. Como pode uma procuradora ter tao baixo nivel e dizer tantas palavras sem nexo de seu presidente? Inadmissivel isso e certamente deveria ser expulsa da procuradoria. Ridicula.

  10. Quando o mandatário maior do pais falta com o respeito inúmeras vezes, agride e não tem o mínimo de educação todos se acham no direito de fazer igual, como aquele presidente corrupto, todos se acharam no direito de roubar, o resto todos sabem do estrago.

  11. Alberto (Belém-Pa). E quanto ao famigerado presidente da República que ofendeu o jornalista chamando-o de safado, vai ficar por isso mesmo ? Não haverá nenhuma representação das entidades representativas dos órgãos de imprensa contra este desequilibrado presidente ?

    1. completamente de acordo com a procuradora, pois um político que se recusam a responder uma pergunta de um repórter é um bundao ou tem culpa no cartório

  12. Não votei no Bolsonaro mas meu próximo voto será pra ele Pois se os ladrões estão contra é sinal que ele está no CAMINHO CERTO.

    1. Caminho certo da milícia,o dinheiro entra pela porta dá frente.

  13. Sobre a punição nada entendo da liturgia do cargo,mas é feio ficar chamando lixo de lixo, chateia e cara de bunda, poderia ter simplificado para cara de cu mesmo

    1. O JB chama um repórter de bundão, pessoas, como este pedro, aplaudem e acham graça, mas se alguém chama o pr de cara de bunda, este mesmo pedro, fica magoadinho e irritado.

  14. Cargo Público *exige* liturgia e conduta de respeito ao Público. Vulgaridade de termos absolutamente desnecessária. Tanto mais grave é o broncossauro se referir aos mais vulneráveis da mesma maneira. Desrespeito às dezenas de milhares de mortos e hospitalizados.

    1. Desrespeito às famílias das vítimas e desrespeito ao conjunto do POVO BRASILEIRO que não merece tanta gente vulgar e seus termos chulos a ocupar cargos na Administração Pública, seja lá quais forem as áreas e escala hierárquica.

  15. Votei em bollsonaro, estou arrependido e concordo com tudo que ela disse, mas EU posso. Os críticos tem é que deixar de ser burros e metidos a cavar direitos obtusos, principalmente quando tem telhado de vidro, caso da moça em comento.

    1. Também votei, mas como o caso acontece no RJ, o que iria esperar de bom? Local onde essa procuradora publicou deve ter alguma marca indicativa de que era membro do MPF RJ... Veja a Sara Winter, fez mais do que a procuradora, e?

  16. Política é também uma questão de estilo. Não cai bem chamar cidadão algum de cara de bunda, seja qual for sua aparência. Não é tampouco aceitável referir-se a jornalistas, mesmo os mais impertinentes, como bundões. Lembro-me de um político medíocre (pleonasmo?!) que reservava a seus adversários e desafetos a alcunha de bundinha. Que fixação! Freud deve explicar isso! Vou consultar minha tia Artemísia, que medicou muitos dos psicopatas da freguesia, alguns enjeitados talvez por S. Judas Tadeu.

    1. E quem vai punir o presidente pela sua falta total de decoro? Resposta: o eleitor.

Mais notícias
Assine agora
TOPO