Plinio Xavier/Câmara dos DeputadosA prisão de Daniel Silveira fez os deputados se moverem

Conselho de Ética instaura processo contra Daniel Silveira

23.02.21 15:45

O Conselho de Ética da Câmara instaurou processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado federal Daniel Silveira nesta terça-feira, 23. O colegiado acolheu representação apresentada pela Mesa Diretora da casa em desfavor do parlamentar.

Silveira está preso desde a última terça-feira, 16, por ordem do Supremo Tribunal Federal, devido à divulgação de um vídeo em que incita a violência contra ministros da corte, defende a destituição dos magistrados e faz apologia ao AI-5, instrumento de repressão da ditadura militar. A Câmara confirmou a prisão na sexta-feira.

Na sessão desta terça, o presidente do colegiado, Juscelino Filho, do DEM do Maranhão, decidiu afastar o deputado das funções no Conselho. Declaro, de ofício, o afastamento do deputado Daniel Silveira de suas funções no Conselho de Ética, com base no artigo 7º, do parágrafo 7º, do Código de Ética, que estabelece: ‘a instauração de processo disciplinar no âmbito do Conselho de Ética, em face de um de seus membros, com prova inequívoca da acusação, constitui causa para seu imediato afastamento da função, devendo perdurar até a decisão final sobre esse caso“, disse.

O processo por quebra de decoro pode levar à cassação do mandato de Silveira. Há, contudo, a possibilidade de punições mais brandas, como censura verbal ou escrita, suspensão de prerrogativas regimentais e suspensão temporária do exercício do mandato.

O Conselho sorteou como possíveis relatores do processo os deputados Professora Rosa Neide, Fernando Rodolfo e Luiz Carlos. A escolha cabe ao presidente do colegiado.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Depois q fiquei sabendo q ele tem mania de gravar coleguinhas e chefe às escondidas.. acho q ele não vai ser cassado mesmo. Deve ter material de sobra..

    1. Será cassado e caçado por atentado ao pudor. Coisa mais imoral e nojenta que bozista não existe!

    2. Não tem que dar em nada mesmo. o deputado apenas exerceu o seu direito garantido pela Carta Magna.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO