Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

Conselho de Ética da Câmara vai discutir processos contra Barros e Luis Miranda

20.10.21 09:14

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados vai se reunir nesta quarta-feira, 20, para analisar processos contra os deputados Ricardo Barros, do Progressistas, e Luis Miranda, do DEM. Os integrantes do colegiado vão analisar pareceres prévios apresentados nos processos por quebra de decoro contra os dois parlamentares.

O processo de cassação contra Barros foi apresentado pelo PSol. O partido apresentou a representação contra o líder do governo na Câmara depois das acusações de que Ricardo Barros teria envolvimento em irregularidades em tratativas para a compra da Covaxin.

O caso veio à tona depois do depoimento de Luis Miranda à CPI da Covid. Segundo o relato do parlamentar do DEM, o presidente Jair Bolsonaro teria questionado sobre o envolvimento de Barros em “rolos” do Ministério da Saúde. O relator do processo contra o deputado do Progressistas é Cezinha de Madureira, do PSD, líder da bancada evangélica no Congresso.

Já o pedido de cassação do mandato de Miranda foi apresentado pelo PTB. Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB e aliado de Bolsonaro, argumenta na representação que Luis Miranda “cometeu ilícito grave, desvalorizando as instituições, agindo de má fé e de maneira ímproba” ao denunciar Ricardo Barros.

O deputado Gilberto Abramo, do Republicanos, relator do processo de quebra de decoro parlamentar contra Luis Miranda, do DEM, votou no mês passado pela continuidade da tramitação da representação. O caso começou a ser debatido no Conselho de Ética da Câmara, mas foi interrompido por pedidos de vista e será retomado hoje.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine 50% off
TOPO