Reprodução/redes sociais

Confederação Israelita do Brasil condena mais uma declaração de Ciro Gomes

07.10.19 16:09

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) publicou uma nota nesta segunda-feira, 7, condenando o ex-governador Ciro Gomes (foto) por “fazer acusações genéricas e sem comprovação alguma contra judeus”.

Em uma mensagem publicada por Ciro Gomes no Facebook, o político acusa “empresas corruptas de Israel” de suposto financiamento ilegal da campanha do presidente Jair Bolsonaro.

“Impressiona a recorrência de Ciro Gomes nesse tipo de afirmação quando se trata de Israel e da comunidade judaica brasileira. Mas tudo tem limite. E o ex-ministro já passou desse limite. Sugerimos a ele que diga quais são essas empresas e pessoas e apresente comprovação de suas acusações”, disse Fernando Lottenberg, presidente da Conib, na nota divulgada pela entidade.

Em abril, em uma entrevista para o site HuffPost Brasil, Ciro Gomes criticou a relação entre Bolsonaro e o que chamou de “corruptos da comunidade judaica”. A Conib e a Sociedade Israelita do Ceará (SIC) moveram um processo criminal contra o político. Em seguida, Gomes lamentou “mal-entendidos com a comunidade judaica” em uma mensagem nas redes sociais.

“Acusações abstratas e genéricas provam apenas a postura preconceituosa de Ciro e deslegitimam o pedido de desculpas que ele fez recentemente após suas declarações antissemitas”, disse Lottenberg na nota da Conib.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Esse Ciro é um boquirroto, que será nada pra sempre. Fanrrarão safado.

  1. Ciro critica o presidente pela incontinência verbal, mas não olha para o próprio rabo. Fala mais que a boca. A ele, para quem se lembra, o recado de Juan Carlos de Espanha a Chávez da Venezuela, em 2007...

  2. Ciro Gomes acredita que tem muito poder e que as pessoas levam em consideração sua arrogância e verborragia para expressar suas ideias limitadas.

  3. A humanidade deve muito ao povo hebreu. Moisés trouxe a idéia de Deus único. Só pra começar. Brasil graças a Deus tem fortes ligações com o estado de Israel.

    1. Jorge, vindo de quem vem, realmente merece ser processado!

    2. Simplesmente crítica, não, Jorge!!!! São mentiras sem provas, agressões e truculência, que, aliás, são atitudes típicas de um coronel decadente!!!!

  4. Como pode o fiel torcedor do Lula livre, Lula sequestrado, Lula me traiu; que ao vivo e a cores, disse em entrevista televisiva lá nos primordios, seu conhecimento da conivencia Lula-falcatruas, até na cidade de Campinas - SP, continuar posando de Coroné. E como está o Rio São Francisco para os nordestinos, depois de Ciro?

  5. NÃO SEI SINCERAMENTE O QUE VEEM NESSE CANGACEIRO INESCRUPULOSO E VICIADO. IGNORA-LO SE FAZ MISTER ; TANTO PESSOAL QUANTO POLITICAMENTE. SEUS SEGUIDORES SAO OS MESMOS CAPACHOS DE SEMPRE ; OU MSL INFORMADOS , IGNORANTES OU MAIS, OS APROVEITADORES...SÓ

    1. Não menospreze Luís Inácio, por favor. Ele é imbatível. Nem Maluf consegue destroná-lo.

  6. PROCESSE O SARDINHA, CODINOME NA PLANILHA DE ODEBRECHET. SIMPLES ASSIM, NÃO TEM QUE FAZER NOTA, VÁ A JUSTIÇA, SE NÃO PROVAR, CAMINHO ABERTO, PARA TUDO QUE FOR POSSÍVEL E ADMISSÍVEL

  7. Volto a insistir. A CONIB deveria convidar este elemento para um debate publico , amplamente divulgado pela midia (se é que isto é possível). Proponho também que este debate seja conduzido por Jornalistas com J,como Antagonistas , trindade de ouro ( Augusto Nunes/Felipe Moura /José maria Trindade , José Neumanne , Merval Pereira , Josias de Souza ,e como apresentador Fernando Gabeira.

  8. E não está totalmente afastada a possibilidade desse canalha disputar e vencer as próximas eleições presidenciais. Deus nos livre.

  9. Ele quer ser agora o Hitler da sub raça cearense. Vai de catar retirante de merda. Você é gente no Ceará. Saiu dai é um bosta.

    1. António, você está correto. O André é apenas um delinquente que sofre de transtornos mentais porque o bozismo dele está derretendo. Cada dia que passa ele fica pior. O Cati já o definiu bem. Ele não é humano. Ë apenas uma destas amebas patogênicas que vivem nos excrementos de animais.

    2. Por pior que este canalha (Ciro) seja, ainda foi mais homem q vc, mostrou a cara e falou a merda. Já vc é um covarde de merda q se esconde atrás de um codinome sem que ninguém saiba quem é vc, só para ser preconceituoso com nordestinos. Sub raça, são animais como vc, se tivesse um pouco de cérebro, não falaria uma merda desse.

  10. Impressionante, como tem jagunço, ladrão e picareta nesse tal "universo" político brasilei.A esquerda, principalmente à dos jagunços, acabou!!! Se toca, mané!!!

  11. Ciro tá maluco. Nenhuma empresa estrangeira que se preza daria dinheiro para o maluco do Messias. Todo mundo sabe que ele recebeu dinheiro de caixa dois, mas o caixa foi organizado pelos ruralistas e pela Ku Klux Klan.

  12. Náo entendi a ofensa a Israel ou aos judeus, ele disse "empresas corruptas de Israel", faltou dizer quais, é claro,,,deve ser questionado..se colocar no google vai encontrar ele falando sobre "dinheiro de ëmpresas corruptas no Brasil"!!!!! O Brasil vai processa-lo???? Repetindo, ele tem que dizer Quais e Porque falou isso,,,,simples assim,,,senáo fica que nem a questáo das ONGs corruptas!!!???? Quais???

  13. O melhor que a Confederação Israelita é ignorar. Ciro é um desses zeros à esquerda, um ser desprezível, amigo do presidiário Lula a quem serviu fielmente.

  14. Ciro Gomes já está no ridículo, sem condições nenhuma para assumir qq coisa, serviria para contar anedotas em casa noturna....sem credito.

  15. TA FICANDO NORMAL POLITICOS COMO CIRO GOMES E FAMILIA E ATE JB, SE COMPORTAREM DE FORMA MAL EDUCADA E ARROGANTES. ESSAS PESSOAS DEVERIAM SER O EXEMPLO PROS BRASILEIROS E NAO O CONTRARIO. MEUS VOTOS JAMAIS TERAO.

  16. Esse Ciro ficou na lama, abaixo do chinelo nas eleições e agora quer aparecer, infelizmente com ofensas , sendo especializado nas preconceituosas, que provavelmente vem à sua cabeça (sic!) depois de umas rodadas de cachaça, querendo talvez copiar seu ídolo, o presidiário de Curitiba.

  17. Pena que um grosseirão prepotente e ignorante, coronel do sertão, faça questão de ser grotesco e mentiroso e ainda tenha quem publique suas idiotices. E o pior, que haja quem acredite no que fala esse oportunista.

  18. Se fosse o Bolsonaro era Nazista, facista, etc. Discriminação racial não é crime? Com a palavra o Ministério Público.

    1. Merecia ser processado. esse cara se sente acima da lei. nao vale nada.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO