Crusoé
07.08.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    Comprova: Vídeo em que Anitta faz críticas ao governo federal é de 2022

    É enganoso o post que usa um vídeo antigo para sugerir que a cantora Anitta está arrependida de ter prestado apoio ao presidente Lula (PT). As imagens que circulam não são de 2024, como o vídeo tenta induzir. Elas foram retiradas de uma transmissão ao vivo que a artista participou com o cantor Filipe Ret,...

    avatar
    Projeto COMPROVA
    6 minutos de leitura 10.02.2024 07:00 comentários 1
    Reprodução: Projeto Comprova
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    É enganoso o post que usa um vídeo antigo para sugerir que a cantora Anitta está arrependida de ter prestado apoio ao presidente Lula (PT). As imagens que circulam não são de 2024, como o vídeo tenta induzir. Elas foram retiradas de uma transmissão ao vivo que a artista participou com o cantor Filipe Ret, em 12 de julho de 2022. Na ocasião, a cantora fez críticas à gestão e à postura de Jair Bolsonaro (PL) e reafirmou o apoio a Lula na campanha eleitoral daquele ano.

    Conteúdo investigado: Post que compartilha um vídeo no qual Anitta aparece em uma live fazendo críticas ao governo e afirma que a população brasileira tem tido dificuldade de se alimentar. A cantora também diz que a “pessoa no comando” incita brigas entre os cidadãos. As imagens foram publicadas com a legenda “Será que a ficha está caindo?”, em 5 de fevereiro de 2024.

    Onde foi publicado: X.

    Conclusão do Comprova: Anitta participou de uma live promovida pelo cantor Filipe Ret, em 12 de julho de 2022, sobre a parceria musical deles, e a dupla comentou outros assuntos, entre eles o governo então vigente e as eleições presidenciais de 2022. No trecho da transmissão ao vivo publicado pelo canal do Poder360 e na íntegra publicada pelo canal do YouTube Vou Contar Tudo, a artista afirma que decidiu declarar seu voto ao então candidato Lula e opina que a população brasileira estaria com dificuldades para se alimentar durante a gestão de Jair Bolsonaro e que ele incitaria a briga entre os eleitores.

    “Minha família mora toda no Brasil, minha galera. Minha família sabe o preço de todas as coisas que as pessoas não estão conseguindo comer no Brasil. Isso não é normal, galera. E o pior de tudo é ter uma pessoa no comando que incentiva a sociedade a ficar brigando uns com os outros. Isso não existe. É por isso que eu, que nunca cogitei votar no Lula, agora voto”, declarou.

    Na postagem investigada aqui, feita em 5 de fevereiro de 2024, a fala de Anitta foi retirada de contexto e o trecho seguinte, em que a cantora afirma seu voto em Lula, foi cortado. Além disso, o vídeo é acompanhado da legenda “Será que a ficha está caindo?”, induzindo à interpretação de que a declaração é recente e se refere ao atual governo Lula.

    Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

    Alcance da publicação: Até 8 de fevereiro, a publicação contava com 72,9 mil visualizações, 204 republicações e 1.316 curtidas.

    Como verificamos: Uma pesquisa no Google foi realizada com os termos “pessoas não estão conseguindo comer no Brasil”, que resultou no vídeo postado pelo Poder360 no YouTube. Depois de ter acesso ao vídeo com o trecho que a cantora declara seu voto em Lula, também foram pesquisados os termos “Anitta declara voto em Lula”, que retornou notícias em diversos veículos de comunicação e postagens no X. Já as buscas por “Anitta critica Bolsonaro 2022” levaram à live em que a cantora fez as declarações, na íntegra, publicada pelo canal Vou Contar Tudo, em 12 de julho de 2022, dia em que o vídeo foi transmitido ao vivo.

    Anitta não criticou governo Lula em live

    O vídeo que passou a circular no X induz o internauta a acreditar que as declarações de Anitta foram feitas em 2024 e que ela se arrependeu de ter apoiado publicamente o presidente Lula nas eleições de 2022. Entretanto, o trecho em que ela faz as críticas foi tirado do contexto e pertence a uma live que a artista participou com o cantor Filipe Ret, em 12 de julho de 2022, que teve como tema principal uma parceria musical entre os dois. Na ocasião, eles abordaram outros assuntos, como as eleições presidenciais e, durante os comentários, a cantora criticou a gestão do então presidente Jair Bolsonaro, apontando a dificuldade da população em se alimentar e a postura do político em incentivar brigas entre eleitores.

    Vídeo omitiu apoio de Anitta a Lula

    Além de não mostrar a data do vídeo, o post omite o trecho em que a cantora declara apoio ao então candidato Lula. “É por isso que eu, que nunca cogitei votar no Lula, agora voto. Se eu quiser, faço outra tatuagem com o nome dele”, diz a cantora, logo após as falas que aparecem no vídeo verificado.

    O que diz o responsável pela publicação: O responsável pelo perfil no X excluiu a publicação, após o início da verificação. O administrador não respondeu à tentativa de contato do Comprova.

    O que podemos aprender com esta verificação: É importante verificar quando um vídeo de uma personalidade foi publicado e em qual contexto, assim como buscar o registro original nas páginas oficiais da personalidade em questão.

    A ausência de marcadores temporais ou de nomes citados diretamente podem ser um alerta de que a postagem foi retirada de seu contexto original e manipulada a favor de quem está repostando o vídeo nas redes sociais.

    Por que investigamos: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

    Outras checagens sobre o tema: Publicações relacionadas ao posicionamento político de artistas durante as eleições de 2022 já haviam sido investigadas. Outras verificações do Comprova descobriram ser falsos os vídeos que afirmavam que Anitta foi vaiada durante uma apresentação, após fazer críticas a Jair Bolsonaro, e que houve protesto contra Lula na apresentação de Marina Sena no festival Lollapalooza, no mesmo ano.

    A investigação deste conteúdo foi feita por Imirante.com, O Dia e Estado de Minas, e a verificação por Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e AFP.

    Diários

    Espanha rejeita jatos americanos

    José Inácio Pilar Visualizar

    Milhares saem às ruas na Colômbia em apoio a Álvaro Uribe

    Crusoé Visualizar

    Lula dobra a aposta contra Trump e apela ao Brics

    José Inácio Pilar Visualizar

    Trump é 'persona non grata' em Belém?

    Crusoé Visualizar

    Familiares também devem se submeter às regras de Moraes?

    Duda Teixeira Visualizar

    Aprovação de Nunes em SP sobe para 62,2%, aponta Paraná Pesquisas

    Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    Aprovação de Nunes em SP sobe para 62,2%, aponta Paraná Pesquisas

    Aprovação de Nunes em SP sobe para 62,2%, aponta Paraná Pesquisas

    Visualizar notícia
    Castigo Magnitsky

    Castigo Magnitsky

    Visualizar notícia
    Encenação de fotos sobre fome em Gaza é exposta pelos maiores jornais alemães

    Encenação de fotos sobre fome em Gaza é exposta pelos maiores jornais alemães

    Visualizar notícia
    Ex-presidente da OAB volta a apelar nas redes

    Ex-presidente da OAB volta a apelar nas redes

    Visualizar notícia
    Familiares também devem se submeter às regras de Moraes?

    Familiares também devem se submeter às regras de Moraes?

    Visualizar notícia
    Lula dobra a aposta contra Trump e apela ao Brics

    Lula dobra a aposta contra Trump e apela ao Brics

    Visualizar notícia
    Lula está em busca de álibi para pular fora em 2026?

    Lula está em busca de álibi para pular fora em 2026?

    Visualizar notícia
    Mercado não vê a dívida pública escorregar para o buraco

    Mercado não vê a dívida pública escorregar para o buraco

    Visualizar notícia
    Moraes poderá ter cartão de crédito do Banco Master?

    Moraes poderá ter cartão de crédito do Banco Master?

    Visualizar notícia
    OEA confirma fraude nas eleições venezuelanas e perseguição a opositores

    OEA confirma fraude nas eleições venezuelanas e perseguição a opositores

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Comprova

    Projeto Comprova

    < Notícia Anterior

    Presidentes americanos foram os primeiros a gravar reuniões

    09.02.2024 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Imagem de Milei continua positiva mas cai em todas províncias, diz pesquisa

    10.02.2024 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    author

    Projeto COMPROVA

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (1)

    100413CAIO02

    2024-02-10 11:52:53

    Bolsonaristas tentam de tudo para desacreditar as pessoas e também o governo atual.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (1)

    100413CAIO02

    2024-02-10 11:52:53

    Bolsonaristas tentam de tudo para desacreditar as pessoas e também o governo atual.



    Notícias relacionadas

    Espanha rejeita jatos americanos

    Espanha rejeita jatos americanos

    José Inácio Pilar
    07.08.2025 15:27 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Milhares saem às ruas na Colômbia em apoio a Álvaro Uribe

    Milhares saem às ruas na Colômbia em apoio a Álvaro Uribe

    Crusoé
    07.08.2025 15:15 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Lula dobra a aposta contra Trump e apela ao Brics

    Lula dobra a aposta contra Trump e apela ao Brics

    José Inácio Pilar
    07.08.2025 10:45 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Trump é 'persona non grata' em Belém?

    Trump é 'persona non grata' em Belém?

    Crusoé
    07.08.2025 10:37 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso