Reprodução/redes sociais

Como fica o Equador depois do acordo entre Lenín Moreno e os índios

14.10.19 15:45

O presidente do Equador, Lenín Moreno (foto), fechou no domingo, 13, um acordo com os índios que protestavam contra seu governo. O decreto que suprimia os subsídios à gasolina e ao diesel foi suspenso e será substituído por outro.

“A primeira consequência óbvia desse acerto é que Lenín Moreno continuará no poder. Em uma crise como a que passamos, a prioridade é manter a governabilidade, e isso ele conseguiu”, diz o cientista político equatoriano Oswaldo Moreno.

O acordo com os índios, depois de dias de caos, também fortalece Moreno para uma renegociação com o Fundo Monetário Internacional (FMI). A suspensão dos subsídios aos combustíveis era parte de um pacote econômico em que o FMI se comprometeu a emprestar 4 bilhões de dólares ao país.

Outro resultado é que, ao fechar um acordo direto com os índios, Moreno acabou por fortalecê-los. Enquanto isso, Rafael Correa, o ex-presidente que vive foragido na Bélgica, não conseguiu se reinserir no jogo político. “Dentro da esquerda, os indígenas acabaram ocupando o lugar que era de Correa e dos bolivarianos”, diz Moreno. “O indigenismo, contudo, não tem quadros representativos. É um movimento muito comunitário. Isso abre espaço para que novas lideranças surjam no futuro.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Bolsonaro tinha que fazer isto aí, ou seja, FECHAR o congresso e convocar novas eleições para uma assembléia constituinte e de quebra também fechar o STF e colocar o STM em seu lugar para poder limpar o país

  2. Acompanho desde o inicio da crise atraves da midia , e em nenhum momento foi informado o preco do diesel e da gasolina no Equador, alguem poderia informar ???

  3. Grande erro o acordo O Equador como Venezuela, Argentina e outros quebrados só tem saída em governo liberal. Repete os erros de Macri, e Macron . Se não puder não faça mas não volte atrás no essencial O Equador tera uma grande recessão

  4. Que rolo. De qualquer forma torço contra a esquerda. Eu sei o que eles querem, eu sei do que são capazes. Eu estive nesse maldito meio por alguns anos. Graças a Deus que fui apresentado aos liberais ingleses, aos conservadores, ao Abraham Kuyper, ao Adam Smith ao Ludwig Von Mises. #pás

    1. Hora de colocar o Pais nos trilhos de volta, depois de anos de populismo sem nexo, onde só os “espertos” levam vantagem. Liberalismo neles.

Mais notícias
Assine agora
TOPO