Vaticano

Com Sínodo da Amazônia, Igreja corre atrás da concorrência

15.10.19 11:42

Os debates do Sínodo da Amazônia (foto) ocorrerão no Vaticano até o dia 27 de outubro. Alguns meses depois, um documento com diretrizes para o clero deverá ser divulgado. Entre as orientações aguardadas, algumas resvalam em pontos sensíveis para a Igreja, como a possibilidade de padres se casarem, de mulheres assumirem um papel mais relevante e de costumes indígenas serem incorporados a rituais católicos. Se forem levadas adiante, tais medidas podem tornar a Igreja Católica mais parecida com as denominações evangélicas, suas concorrentes nessa região.

No Brasil, a Amazônia é uma das regiões em que a Igreja Católica mais tem perdido espaço para outras igrejas. Em todo o país, os evangélicos representam cerca de 22% da população, mas em alguns estados da Amazônia eles já são cerca de 30%. Em diversas cidades, há mais evangélicos que católicos.

Para chegar aos moradores amazônicos, a Igreja tem padecido com uma excessiva burocracia, problema que os evangélicos não enfrentam. “Nas minhas pesquisas na periferia das cidades amazônicas, é fácil ver novas e velhas denominações protestantes e evangélicas avançando junto com as pessoas sobre as terras, mesmo em áreas de ocupação irregular. Então, um pastor que se parece muito com os demais moradores começa a formar núcleos de ajuda mútua, a pregar e a visitar a casa de todos. Pouco tempo depois, um casebre é transformado em um Templo do Senhor”, diz o antropólogo Diego Omar da Silveira, professor da Universidade do Estado do Amazonas, em Parintins. “Com os católicos a ação é muito mais lenta. As igrejas são caras e demoram anos, às vezes décadas, para serem erguidas.”

Outro obstáculo enfrentado pela Igreja é a escassez de padres. Nos povoados mais distantes, os religiosos católicos chegam apenas para visitas breves. Entre os evangélicos, essa carência não existe. Em algumas igrejas, uma pessoa com alguns meses de estudo da Bíblia já se torna pastor e começa a pregar.

A presença mais espalhada dos pastores também é mais notada, uma vez que os evangélicos usam de diversas estratégias disponíveis para atender a demandas de seu público. Produzem músicas, cultos e se adaptam aos idiomas locais. Essa versatilidade tem sido fundamental para conquistar os povos indígenas. Das 181 línguas existentes na Amazônia, 58 possuem algum tipo de tradução evangélica.

A convocação do Sínodo pelo papa Francisco pode ser vista, portanto, como uma resposta à constatação de que a Igreja Católica perdeu o bonde da história na região. É esse o pano de fundo do encontro do Vaticano, apesar dos conhecidos discursos da Igreja contra a exploração econômica e o capitalismo, cada dia mais embalados pela causa ambiental.

Se o Sínodo da Amazônia vier a flexibilizar a estrutura da Igreja, existe a possibilidade de a instituição recuperar parte do território perdido. “A perda de fiéis está diretamente ligada à fraca presença da Igreja Católica na Amazônia. Se a instituição puder contar com homens casados e mulheres, terá mais braços para administrar os sacramentos e ganhar mais relevância”, diz o sociólogo Marcus Vinicius Freitas Reis, professor da Universidade Federal do Amapá, em Macapá.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A igreja católica perde seus fiéis diariamente pela tendência esquerdista de grande parte dos sacerdotes.Sou católico mas não mais frequento as missas.Ela vai continuar perdendo cada vez mais fiéis principalmente depois de pronunciamentos irresponsáveis como o do Arcebispo de Aparecida. Aliás,as profecias são bastante claras a esse respeito.

  2. Que lixo de matéria. O que acontece é justamente o contrário. A partir dos anos 60, quando a liturgia católica incorporou elemento protestantes foi o início da diáspora de católicos rumo a outras religiões e rumo ao ateísmo. A desculpa é sempre a mesma: "a aproximação com o mundo atrairá fiéis". Não deu certo no CV II, não deu certo ao longo dos últimos 60 anos e não dará certo de novo. Isso é o que dá colocar um articulista que não tem um mínimo conhecimento sobre a Igreja.

  3. Muito comentario aqui mostrando os "interesses $$$$$"da igreja na amazonia mas nenhuma, repetindo, "NENHUMA" referencia as avanco evangelico por lá, eles querem o que???? evangelizar silvicolas???? entenddo que o interesse é no minimo $$$$$ (10%??), ou estou errado?,,,,,,e os edirs, valdomiros, malafaias, hernadez, rsoares, sonias,,,essa turma toda, quer o que por lá ??? e com aval da presidencia!!!! ou náo?

  4. A Igreja Católica insiste em defender as idéias e toda a agenda da esquerda, inclusive esse ecoterrorismo ridículo, ignorante e anticientífico, além de se colocar publicamente contra o capitalismo. Não é à toa que os países mais atrasados da Europa, economicamente falando, são os católicos - e não é de hoje. Este papa atual é uma vergonha. Com esse tipo de postura, a Igreja Católica só vai perder mais e mais credibilidade e respeito. Ou eles acordam, ou...

  5. a IGREJA NÃO ESTÁ PREOCUPADA COM O AVANÇO DOS EVANGELICOS! ESTE PAPA "ESQUERDOPATA" QUER MANTER INTACTOS OS RECURSOS MINERAIS DO SUB-SOLO DA AMAZONIA PARA OS JUDEUS BOLCHEVISTAS EXPLORAREM FUTURAMENTE !! QUE NOSSO EXERCITO FIQUE ATENTO A ESTES QUE SE AUTO INTITULAM EVANGELIZADORES MAS SÃO "ESPIOES" INFILTRADOS TAMBÉM NAS ONGs "ECO -EVANGELIZADORAS-INDIGENISTAS"! INDIO QUE PEDRAS PRECIOSAS PARA VENDÊ-LAS AOS JUDEUS !!!

    1. E mais, o oleo nas praias do NE tem origem em navio venezuelano, com ajuda financeira/tecnologica cubana, provocado de forma criminosa e associado a queimadas feitas por indios para desestabilizar o governo do capitá,,,,e de olho no niobio e no ouro, saindo as tons todos os dias atraves de comunistas bolivariano,,,que pais é ESSE????? Pobre Brasil,,,o maior legado da eleicáo do capitáo é estratificar a direita,,,fanatica, conseradores, centro,,antes tudo era direita,,,separar joio do trigo

  6. Caros, já foram 12 apóstolos. Entretanto 12 verdadeiramente fiéis . A igreja católica deveria se preocupar com a fé e não agir como uma empresa em busca de um nicho de mercado.

  7. A igreja católica perdeu adeptos por ter abandonado a classe média e se ligado aos esquerdistas. E vão perder muito mais com esse papa.

  8. C.A.R. A ala progressista, mais propriamente da Teologia da Libertação (agora eco-libertária) não está interessada na administração dis Sacramentos. Há declarações de missionários dessa ala da TL que não costumam nem batizar os indígenas contatados. E algins são só elogios à vida tribal e aos costumes ancestrais indígenas. São "tradicionalistas" da taba. Vários sites, revistas e jornais têm divulgado isto.

    1. Como já mencionei, meios de comunicação dos mais variados perfis (de tradicionalista à TL radical eco-indigenista) têm comentado que o Sínodo da Amazônia é na realidade uma estratégia para mudar radicalmente a estrutura hierárquica da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, transformando-a ( desfigurando-a, melhor dizendo) em algo semelhante ao protestantismo. Não por coincidência, é o episcopado alemão, liderado pelo Cardeal Max que está impulsionando isto, com as "bênçãos" de Francisco.

  9. O Duda Teixeira, o eminente repórter dessa matéria, conhece tanto da Igreja Católica Apostólica Romana como minha avó é estrategista de guerras intergalácticas

    1. Com certeza. E deve ter lido na "transversal" meia dúzia de artigos de gente tão ou mais desinformada que ele para escrever esta matéria. Mas ele ficou no lugar comum de comentaristas tipo o "Camarote", da GloboNews.

  10. Porque a Crusoé não contou que a RePAM convidou só parlamentares comunistas/socialistas/lulopetistas, mas que no fundo são todos unidos, para irem no sinodo falar mal do brasil?

  11. As missões evangélicas na amazônia estão em vantagem inclusive sobre o trabalho dos próprios evangélicos nos grandes centros do país. Não me refiro ao número de membros que militam na fé, mas ao modus operandi, muito mais próximo da igreja primitiva, muito antes que houvesse papado em Roma. Até meados entre o terceiro e quarto século, os seguidores de Cristo não buscavam erguer templos ou sinagogas. Somente após a constantinização da igreja é que esta prática começou.

    1. Jorjão, o energúmeno. Não consegue escrever um parágrafo decente. Tenho a certeza que você não sabe quem é seu pai.

    2. Cara xarope. Ninguém que aula de petralha. Se manda, idiota.

    3. Mais exatamente no Concílio de Nicéia, 325 D.C., presidido por Constantino I, quando a Igreja se tornou uma entidade política, hierarquizada, controlada e controladora. A partir daí ela cada vez mais se tornou um poder temporal fanatizado. O celibato, apesar de tudo, teve início em 1.073, quando o Papa Gregório VII tornou o casamento dos padres uma heresia. As heresias eram combatidas com a fogueira. Somente em 1.517 Lutero criou o protestantismo.

  12. Primeiro a igreja fez uma opção preferencial pelos pobres, porém os pobres preferem ser evangélicos. Depois a Igreja se aproximam dos comunistas mas eles preferem ser ateus, Quando é que os católicos deixaram de ser "arroz de casamento" para a Igreja.

  13. Os argumentos apresentados são muito frágeis. O fiel católico leigo bem preparado equivale a um pastor protestante. Nenhum dos dois tem autoridade para administrar todos os sacramentos validamente. Portanto, não é necessário e nem é a solução ordenar mulheres ou casados, basta enviar leigos bem preparados ou Diáconos, estes, por sinal, são ordenados para ministrar alguns Sacramentos. Ou seja o Católico já tem tudo e não precisa de templos maiores do que um casebre para celebrações.

    1. E irá dormir na zona, pergunto... O segredo dos protestantes (desde a Reforma) e dos evangélicos (mais recentes), é o Pastor com sua família, que se aproximam da comunidade e convivem juntos. Lutero acertou em cheio. No início o cristianismo era comunitário e não havia celibato. Os bispos dominaram a igreja e ferraram com tudo. Quem quer um sujeito enclausurado numa sacristia, sinistro, silencioso, sem vida... Eis porque a pedofilia e os abusos sexuais fazem parte dessa igreja desde há muito.

  14. A igreja ja se perdeu faz tempo em sua falta de respeito. Esse papa comunista só esta fazendo piorar as coisas. Nao se ve providencias pras questoes da pedofilia dentro da igreja, a nao ser o eterno acobertamento. Nao se ve manifestaçoes contrarias aos regimes de maduro, cuba, siria e as muitas matanças ao redor do mundo. Deve ser pra nao afastar os ditadores/investidores do banco do vaticano. Um cara q entrega seus padres a ditadura nao merece respeito. E, d claudio humes q ca morar com lula

  15. Gostaria de saber o nível de conhecimento sobre teologia católica do autor e dos "especialistas" para sugerirem que mudar algo milenar depende apenas de uma "reuniãozinha com o chefe" e está tudo certo. Vocês tem idéia das implicações dessas coisas? Acho que não né? Leiam o que dizem os Cardeais Robert Sarah, Raymond Burke, Walter Brandmüller, Dom Athanasius Schneider, Dom José Luís Azcona Hermoso. Leiam e tentem entender filosoficamente. Faz bem se informarem, turma da Crusoé.

    1. Maria, não sei se você leu a reportagem toda, mas ela é cheia de opiniões do autor e de outros especialistas. Questiono o conhecimento deles sobre o assunto para saírem dando opiniões.

    2. Não foi a Crusoé que propôs o Sínodo, foi a Igreja.Portanto, as discussões propostas são apresentadas pela Instituição Católica e não pelo jornalista da revista.

  16. Reportagem típica de jornalista mainstream, que desconhece o motivo das coisas e tem preguiça mental, burrice ou má fé pra ir atrás de informações verdadeiras. Vc acha que a igreja, criada por Deus, está preocupada com “concorrência”? Só na cabecinha de ateísta é que brota essas pérolas.

    1. Criada por Deus? Onde está a ata de fundação? Ao que se sabe, Deus teria criado o homem, não a igreja. E sem papo fur4do de "teu nome é pedra etc etc"...

  17. Mais parece uma justificativa da Igreja so que um texto jornalístico, diante da rejeição das pessoas católicas ou não para esse oportunista e comunista SÍNODO DA AMAZÔNIA que surgiu logo após todo o movimento esquerdista contra o governo Bolsonaro utilizando o incêndio sazonal daquela floresta.

  18. Sabe de nada, inocente. Essa conversa de conversão de fiéis, com todo esse barulho que estão fazendo, para converter uma meia dúzia de silvícolas? Conta outra "seu" Duda, pra cima de "moi"?

  19. Infelizmente em 10 anos, os muçulmanos dominarão o mundo. O crescimento populacional desses crentes é incrível, principalmente na Europa.

  20. O povo precisa de EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA. Sem tudo isso, só temos aumento de farmácias e de religiões evangélicas.

  21. Não tem sínodo da caatinga do Nordeste, do pantanal, do lixo urbano etc..? Já entendi, o fundo amazônico já tem 900 milhões da roubalheira da Petrobras.

  22. O Brasil não precisa de mais religiões, de mais padres, de mais bispos, de mais feiticeiros, de mais curandeiros...O Brasil precisa de prêmio Nobel de física, de prêmio Nobel de química, de prêmio Nobel de medicina...

    1. Isto aí, Ivo! Acertado o seu comentário. Mais Educação, que o resto vem naturalmente.

    2. Ivo -- Concordo 100% com você. Hoje vivemos uma fase de obscurantismo nunca antes vista no país...

  23. O Brasil não precisa de mais padres, bispos, feiticeiros, curandeiros...O Brasil precisa de prêmio Nobel de química, de prêmio Nobel de física, de prêmio Nobel de medicina...

  24. Olhar o fenômeno somente sob o ponto de vista "concorrencial" é de uma simplificação enorme. Há um fator específico, que é "SER POVO" em contrapartida a ser "IGREJA, segregada do POVO", que é da formação mesma do catolicismo. No catolicismo, existe a "Igreja", e existem os "fiéis". No protestantismo em geral, "somos todos a igreja", os "salvos". Assim, só houve avanço católico sob espada e bala. Depois de tempos mais esclarecidos, só pela livre vontade e a "Palavra de Deus"...

    1. Concordo contigo Wesley, pelo que entendo na bíblia a igreja são as pessoas e não o local onde se reúnem.

  25. O Sínodo da Amazonia é só uma desesperada tentativa de fazer reviver a teologia da libertação, que acabou por ser engolida por outras pautas "mais relevantes" da esquerda chavista, que tem no Papa Francisco seu principal teólogo. Nem havia começado o Sínodo e já ficaram expostas as rachaduras, que acabarão por fazer desmoronar a Igreja de Pedro. Um dos sintomas desta flagrante apostasia é destacada pela própria representação brasileira, liderada pelo petista Dom Cláudio Hummes.

    1. Eu comparo esse Sínodo da Amazônia ao Foro de São Paulo

    1. Sabe o que pode dar certo é fazer um acordo com os padres da Colômbia que são terroristas já que a igreja católica é de esquerda

    2. Na Europa, em um domingo qualquer e em qualquer igreja, só vai encontrar bancos e pó e meia dúzia de velhas

    3. A Igreja Católica não perdeu o bonde da história só na Amazônia, perdeu no mundo. Ou muda radicalmente e rápido, ou desaparece.

Mais notícias
Assine agora
TOPO