Flickr Casa Branca

Com emergência, Trump terá dinheiro farto para o muro

15.02.19 14:24

O presidente americano Donald Trump declarou nesta sexta-feira, 15, estado de emergência nacional para obter a verba necessária para construir um muro na fronteira com o México.

Há tempos, Trump estava pedindo 5,7 bilhões de dólares para as obras, mas o Congresso só liberou 1,3 bilhão de dólares.

Ao decretar emergência nacional, Trump poderá desviar recursos de outros setores e somar 8 bilhões de dólares. Para tomar essa medida, ele alegou questão de segurança nacional. Segundo o presidente, o muro é necessário para proteger o país da entrada de drogas, de criminosos e de imigrantes ilegais.

No discurso do Estado da União, em 5 de fevereiro, Trump tinha falado em trabalhar junto com os democratas no Congresso e não falou em emergência nacional. “Não vamos governar como dois partidos, mas como uma nação”, disse ele na ocasião. O tom mais ameno fez com que ele ganhasse popularidade. Dez dias depois, Trump preferiu reverter tudo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Bolsonaro tem que fazer como Trump e sair tratorando tudo. Se for negociar com o Congresso nada sai. A oposição vai sempre tentar sabotar, impedindo que as promessas de campanha sejam cumpridas para acusar mais tarde de incompetência. Então o presidente tem que usar todas as armas para seguir em frente.

  2. Prometeu foi eleito tem que tentar de todas as formas cumprir Fooooiiiii EeeeLlleeeiiiiTttttoooo EnnnTtttttEeeDdddddEeeeUuuu MÚMIAS

    1. Engano seu. No voto popular a Hillary Clinton teve mais votos do ele. O sistema eleitoral americano é diferente do nosso. Cada estado tem uma quantidade de delegados. Quando se vence nesse estado. Todos os delegados vão para o vencedor. Como ele ganhou na maioria dos estados com população menor, ele levou mais delegados.

  3. Grande parte da população e das autoridades norte-americanas são hipócritas, desejam que o Trump assuma o trabalho sujo para que não tenham que sujar as mãos enquanto conservam a pose humanitária.

  4. Continuando, o que não deixa de ser uma lástima, embora Trump seja rude e truculento (sic) no trato com a política está no caminho de fazer um grande governo. Isso se resume simplesmente em "nem tudo é perfeito".

  5. Penso que vai construir um muro para a discórdia e a inutilidade, as drogas vão continuar entrando de qualquer forma, a imigração ilegal também achará uma forma, isso é igual a uma vertente, sempre achará um caminho e se bem represada estoura igual Brumadinho. A vantagem que Trump leva nisso tudo é que ficará na história como o homem da discórdia, será citado sempre como exemplo da intolerância. Muro de Berlin caiu, muro de Trump cairá também.

  6. O povo e o presidente querem. Qual o problema? 5Bi pros americanos não é nada, e vai ajudar um monte na segurança da fronteira. Por quê os democratas querem tanto deixar a fronteira desprotegida? A quem interessa?

  7. Caro repórter, convido você a assistir um documentário sobre o Trump na Netflix. apesar do tom levemente esquerdista o filme mostra as motivações do homem por trás do presidente. Existe realmente um transporte de drogas pela fronteira, isso não e fake news. E no meu entender é um problema de segurança nacional. não vejo porque criticar e ironizar esse fato. ou na sua casa não tem porta? e possivelmente você deve ter sido assaltado mesmo assim.

  8. Provavelmente tenha feito o que tinha que ser feito. Aliás, fez mesmo, pois foi eleito prometendo isso, então está apenas cumprindo o que prometeu em campanha.

  9. Perfeito. Esses esquerdistas democratas querem destruir o país para tomar o poder. Não diferem em nada dos nossos esquerdopatas.

    1. Eles são iguais em qualquer lugar do mundo. Querem poder e depois destroem as nações - fato!

Mais notícias
Assine agora
TOPO