Mateus Bonomi/Crusoé

Com bênção de Bolsonaro, Congresso derruba veto e perdoa dívida de igrejas

17.03.21 20:42

Com a bênção de Jair Bolsonaro, o Congresso derrubou nesta quarta-feira, 17, o veto presidencial ao perdão a dívidas de igrejas, apesar da delicada situação das contas públicas em decorrência da pandemia.

O chefe do Planalto havia barrado, em setembro de 2020, a anistia de multas recebidas pelos templos devido à falta de pagamento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, o CSLL, e a isenção do tributo para as instituições religiosas.

Na ocasião, Bolsonaro afirmou que havia assinado o veto para evitar “um quase certo processo de impeachment” por desrespeito à Lei de Diretrizes Orçamentárias e à Lei de Responsabilidade Fiscal. Em um jogo duplo, no entanto, estimulou o Congresso a anular seu ato. “Confesso, caso fosse deputado ou senador, por ocasião da análise do veto que deve ocorrer até outubro, votaria pela derrubada do mesmo“.

Seis meses depois, o gesto se concretizou. Na Câmara, o veto foi votado em bloco e rejeitado com outros itens que faziam parte de um acordo, como trechos do pacote anticrime, da lei de falências e da LDO. No total, 439 deputados votaram pela derrubada do veto. No Senado, em deliberação similar, o veto caiu graças a 73 votos.

Um documento enviado pela liderança do governo aos parlamentares nesta semana prevê uma renúncia tributária de 1,4 bilhão de reais nos próximos quatro anos. De estoque acumulado em anos anteriores, devem ser revistos 222 milhões de reais.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Depois o culpado o funcionários públicos, empresários, empreendedores e etc. São os governantes que são os culpados por o país estar na situação, uma bagunça.

  2. Em troca os orários de joelhos que adoram proselitistas recebem R$ 150 reais de auxílio, calor 1/4 do que foi pago em 2020 e inclusive o montante se deve a "DEVOLUCAO" compulsória que será non8mposto de renda de mais de 4000 000 de outros tontos que pagam impostos, mas foram excluídos, são RICOS!!

  3. Peço a todos aos bispos milionáriosdestas religiões que exploram os pobres que se juntem a Bolsonaro e filhos e façam JEJUM RADICAL _SEM ÁGUA_ POR 40 DIAS NO DESERTO MAIS REMOTO E INCLEMENTE DA TERRA..o Brasil respiraria aliviado

  4. Meu Deus!! Perdoa-se dívidas bilionárias de igrejas bilionárias que se apoderam desta fortuna em benefício próprio dos seus donos e colocam no pau de arara qualquer cidadão comum que deva um centavo para o Estado, seja pessoa física ou jurídica. Podemos tocar o enterro do País!

  5. Sem adentrar no mérito religioso, porém considerando a questão ética: é impressionante como as autoridades jogam sujo, explorando o pobre do brasileiro .... País sem futuro!

  6. O dinheiro da nação que falta aos fiéis mais pobres até na mesa e engorda os portadores ‘da voz de Deus’, já hávidos para participar da farra da tal campanha de 2.021, aproveitando a sanha de um Presidente que - ignorante, burro, despreparado, ridículo com seu “físico atlético” tão proeminente na barriga - sendo cúmplice genocida com a pandemia e tão burro só pensa’ em se reeleger, mesmo tendo provado, aqui e já fora, ser um homem tão irresponsável e tão baixo para o cargo mais alto do país.

  7. É o seguinte: não vai dar pra aguentar esse """inho""" e sua capilaridade bandida até 2022, não. Até lá ele destrói o BRASIL , esvazia o erário e o lastro BRASILEIRO, exatamente como faz o marginal da Venezuela. *****EXCELENTÍSSIMO SR. PRESIDENTE DR. SÉRGIO FERNANDO MORO*****..... pra cima deles em 2022!!!!!!

  8. Deixam de pagar milhões de reais (quase 1 bilhão) esperando justamente isso: perdão das dívidas. Ganham duplamente: os dízimos dos fiéis e o dinheiro público dos impostos. O próprio PR Bolsonaro foi batizado nas águas do Rio Jordão pelo pastor Everaldo que foi ou ainda está preso. Será uma ação eleitoreira?!

  9. Igrejas usurpadores da boa fé e q manipulam e fazem lavagem cerebral nas pessoas e roubam o pouco dinheiro q elas tem j: Universal do Reino de Deus ( trilionária à custa de suas ovelhas) , Mundial, Assembleia de Deus, ......além de inúmeras lojinhas . E nossos governos perdoando a dívida !! Absurdo!!!!!

  10. Quem nada em dinheiro com dinheiro extorquidos de fiéis, tem helicópteros e Iates próprios a disposição, lavatórios com torneira de ouro, templos suntuosos, etc. está livre de tributos e dividas perdoadas.. e o governo quer acabar con 22,68% se isenção de impostos dos produtos da cesta básica. Parece piada mas a ato é Brasil. Será que o Bozó, Damares e seus fiéis subitos são Evangélico? kkkkk

  11. Triste o fim do Brasil. Com um governo genocida, sem incentivo à saúde e educação e perdoando o dinheiro de impostos desses comerciantes da fé. Empresários da fé q tanto roubam do povo como são essas igrejas neopentacostais , com os pastores usurpadores do dinheiro de pessoas totalmente induzidas.

  12. O Estado brasileiro é a grande teta onde todos os representantes do povo mamam com fartura. Patrocinados nas campanhas pelos empresários cujas empresas prestam serviços e/ou produtos, desta vez venderam o perdão fiscal para irem buscar os votos mais à frente. No passado, lá na Idade Media, em troca de serem coroados pelo bispo, os reis protegiam as igrejas e seus tesouros com as espadas. Nestes tempos, a i$enção fi$cal é a proteção que os bispos e os clérigos mais desejam. .

  13. Simbólico, não? Congresso derruba veto do PR da República no dia 17. Oara os esquecidos, 17 foi o número de Bolsonaro nas eleicoes2 de 2018. Curioso? E o Código de Ética do Servidor Público Federal? Lei 1.171 de 1994? 171? Que é 171 entre os malandros? E o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Que é ( ECA! ) Pro povo? Coisa boa? Pessoal, os cara brincam com a gente o tempo todo, todo o tempo. Vamos à luta ou rir?

  14. são os pastores salvando suas lojinhas para se enriquecer. bolsonaro acha que vai se reeleger com votos desses ladrões. ilusão

  15. A igreja Universal é um case de negócio. Enquanto a igreja Católica tinha missa somente no domingo, a Universal implementou o culto em outros dias. Para gerar demanda, segmentou o mercado: segunda dia do corno manso, quarta do alcoólatra e drogado, sexta do empresário bem sucedido... A Católica vendia o paraíso no céu, já a do bispo Macedo, se posicionou no mercado vendendo o céu na Terra. Porém o paraíso na Terra é para os bispos, que vivem como príncipes sauditas. Os fiéis são a massa pobre.

    1. Kkk. Os comentários da CRUSOE já valem a assinatura.

  16. 1.4 bilhão para encher a sacola dos pastores ao invés de serem investidos em educação e saúde. Bozistas, vocês são seres delinquentes,, decrépitos e genocidas.

    1. Eu quero saber se eles já pagaram tributos no presente no passado.ou só agora foi perdoado?

Mais notícias
Assine agora
TOPO