Clã Bolsonaro bate recorde de gastos com cartões: em 2021, já foram R$ 5,8 milhões
Desde que assumiu o governo, Jair Bolsonaro tem aumentado sistematicamente os gastos com os cartões corporativos destinados ao pagamentos de suas próprias despesas e as de seus familiares. Entre janeiro e agosto deste ano, a conta atingiu a cifra de 5,8 milhões de reais. O valor é recorde para o período desde 2001, quando os cartões...
Desde que assumiu o governo, Jair Bolsonaro tem aumentado sistematicamente os gastos com os cartões corporativos destinados ao pagamentos de suas próprias despesas e as de seus familiares. Entre janeiro e agosto deste ano, a conta atingiu a cifra de 5,8 milhões de reais. O valor é recorde para o período desde 2001, quando os cartões passaram a ser utilizados pelo governo federal. Entre janeiro e agosto do ano passado, a família presidencial gastou 4,5 milhões de reais.
A conta não inclui outros órgãos do governo, como a Agência Brasileira de Inteligência e o Gabinete de Segurança Institucional, que têm seus próprios cartões corporativos. Estão computados apenas aos gastos da família do presidente em viagens e as despesas domésticas, por exemplo. Para se ter uma ideia do que representa o valor despendido pelo clã presidencial, em toda a administração federal 2,8 mil funcionários públicos gastaram, em 2021, 131 milhões de reais por meio dos cartões.
Por determinação do governo, todos os gastos do presidente e seus familiares estão sob sigilo -- portanto, não há como saber o que tem sido comprado. O cartão corporativo foi criado para substituir os cheques na administração pública e funciona de maneira similar aos cartões de crédito pessoais ou de empresas, só que com limites e regras específicas.
Antes de chegar à Presidência, Bolsonaro tinha um discurso crítico ao excesso de gastos com os cartões corporativos e condenava, principalmente, a falta de transparência nas prestações de contas. Em agosto de 2019, já no Planalto, ele disse que iria divulgar as informações detalhadas dos gastos pessoais: “Vamos fazer uma matéria amanhã? Vou abrir o sigilo do meu cartão. Não precisa quebrar o sigilo. Vou abrir o sigilo do meu cartão. Pra tomarem conhecimento quanto gastei de janeiro até o final de julho. Tá ok, imprensa?”.
Na Câmara dos Deputados, há projetos de lei que buscam acabar com o uso dos cartões. Já no Tribunal de Contas da União, o TCU, estão em curso duas auditorias para avaliar o aumento de gastos durante a gestão Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sônia Régia Salma Cerqueira
2021-08-18 11:36:10todos governos são assim!porém nunca foi uma família inteira de corruptos, milicianos,roubando escandalosamente o País! acabem com estes malditos cartões para todos os órgãos públicos! ensinem cada um viver as custas dos gordos salários! Nojo
Ana Galdino dos Santos
2021-08-17 08:10:55para arrasar o país, é recordista
Antônio
2021-08-16 17:08:13E eu ainda estou esperando o Presidente cumprir a palavra dada e tornar público os extratos dos cartões da presidência. Mas será que ele tem caneta bic para isso?
Jurandir Rafael da Silva Filho
2021-08-16 12:39:01Deve tá comprando muita pizza, PGR deve ser daquelas com borda recheada.
Sinval
2021-08-16 12:37:35O grande MENTIROSO da República.
Jose Carlos Dantas Dourado
2021-08-16 12:06:24Come tudo enquanto pode, capitãozinho de meia tigela.
AIRTON
2021-08-16 11:55:11Cadê o gado pra dizer transparência prometida? Esses chifrudos aceitam tudo.
Nádia
2021-08-16 11:25:32Já sabem o valor, PRA QUE QUEREM SABER NO QUE ELE GASTOU.. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 ???? Pode ter sido numa solução MATA SOLUÇO.. ou TIRA MEDO.. ou CAÇA VOTO.. enfim.. POPULAÇÃO LICXO, NÃO PRECISA SABER o que PAGA PARA A MONARQUIA USAR. Só faltava agora POVO QUERER SABER COMO MONARCAS e seu CLÃ, sua CORTE seus PIMPOLHOS despendem CINCO MILHÕES e OITOCENTOS MIL REAIS em 7 meses e meio. Sou pobre demais pra imaginar como gastar isso nesse tempo. Mas não o bastante pra não pagar o IR q sustenta...
Claudia Karina W C Costa
2021-08-16 10:52:55Como sabem destes valores se é sigilo?
Paulo
2021-08-16 10:34:59Este LIXO Jair Bolsonaro, que preside o país, tem que ser desinfetado com creolina. Um sujeito abjeto, ignorante, corrupto e mentiroso por vocação. Uma VERGONHA NACIONAL. O nosso "taleban" brasileiro. Eu nunca senti tanto asco e repulsa por ninguém. E eu votei neste estrume...😔