'Será que queriam que eu tomasse medidas extremas?', indaga Bolsonaro sobre prisão de Silveira
O presidente Jair Bolsonaro (foto) endureceu as críticas a Alexandre de Moraes nesta quinta-feira, 9, com citações às decisões em que o ministro do Supremo Tribunal Federal decretou as prisões de Allan dos Santos e Daniel Silveira. Em relação a Silveira, Bolsonaro disse não poder entender como um parlamentar fica detido por sete meses e...

O presidente Jair Bolsonaro (foto) endureceu as críticas a Alexandre de Moraes nesta quinta-feira, 9, com citações às decisões em que o ministro do Supremo Tribunal Federal decretou as prisões de Allan dos Santos e Daniel Silveira.
Em relação a Silveira, Bolsonaro disse não poder entender como um parlamentar fica detido por sete meses e indagou se a ordem de prisão teria o objetivo de fazê-lo tomar uma "medida extrema". O deputado foi para trás das grades após defender a destituição de ministros do Supremo e fazer apologia ao AI-5, mais duro instrumento da ditadura.
"Se ele errou, como todos nós podemos errar, jamais a pena seria para isso. Qual o limite para certas pessoas no Brasil? [...] O que querem com isso? É o poder?", disparou, durante uma solenidade alusiva ao Dia Internacional contra a Corrupção, no Palácio do Planalto.
Bolsonaro disse ter sido aconselhado a "não se meter" no assunto, mas afirmou que apenas fala em defesa da liberdade e da Constituição. "Ninguém pode estar acima da Constituição, ninguém pode interpretar a Constituição da forma que bem entender. Ninguém pode prender ninguém sem flagrante de delito, ainda mais um parlamentar. Não tem cabimento isso", comentou.
"Doeu no meu coração ver um colega preso? Doeu, mas o que fazer? Será que queriam que eu tomasse medidas extremadas? Como ficaria o Brasil perante o mundo? Com possíveis barreiras comerciais, problemas internos? Nós vamos continuar dentro das quatro linhas da Constituição."
Sobre Allan dos Santos, que está com o decreto de prisão em aberto por morar nos Estados Unidos, Bolsonaro fez referências en passant. "Nós temos acordos de extradição com alguns países. Podemos mandar presos daqui para lá e eles para cá. Mas está escrito em que casos você pode pedir a extradição ou concedê-la. Aqui se acha agora que qualquer motivo... 'Me chamou de feio, narigudo, barrigudo', eu posso pedir a extradição. Não é assim que funciona. Ou impomos limites em nós mesmos, ou pode ter crise no Brasil"
Bolsonaro ainda condenou a abertura de um inquérito por Moraes para investigá-lo pela associação da vacina contra o novo coronavírus ao aumento do risco de infecção pelo vírus da Aids. Sem citações nominais, ele sugeriu que, se o ministro suspender seu acesso às redes sociais, estará "extrapolando".
O presidente fez o comentário porque, na decisão em que autorizou a apuração, Moraes consultou a Procuradoria-Geral da República sobre um pedido da CPI para retirar Bolsonaro, temporariamente, das plataformas. O órgão ainda não se manifestou.
"A que pontos nós chegamos", disse. "Será que vão querer bloquear minhas mídias sociais? A mídia social em que mais interajo no mundo? Vão querer quebrar uma perna minha? Isso é democracia? Não é. Isso é jogar fora das quatro linhas [da Constituição]. Ninguém quer jogar fora das quatro linhas. Nós queremos respeito. Mais do que queremos, exigimos. Por favor, não extrapole", emendou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Osmar
2021-12-13 11:16:10É o "machão" que usa fraldão. Moro 22.
Osmar
2021-12-13 11:16:10É o "machão" que usa fraldão. Moro 22.
Jaime
2021-12-09 20:25:09Bolsonaro, seu escroque, tava todo mundo esperando por mudanças no 7 de Setembro. Mas, que fez VC? Andou passando a "sacolinha" ( na verdade, montou bancas para angariar subscrições pra formação do "Aliança pelo Brasil"). Bob Jeff mandou vc pro diabo depois disso. VC, cumpade, é um manipulador dos Infernos. Claro, Lula é um ex-presidiário. Concordamos. VC? Vc é um FUTURO presidiário. #moro2022
Bianor Amado Costa Ruiz
2021-12-09 20:21:35Sinceramente, acho o PR um tremendo gargantão, um negacionista de primeira linha, não ajuda em nada.
Maria
2021-12-09 17:34:43MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
PAULO
2021-12-09 17:12:151- Eu tenho perguntado para os bolsonaristas, qual seria o programa de governo do Bolsonaro, caso ele fosse reeleito? Nenhum soube me responder. Estas briguinhas com o STF (não vejo no quê o Bolsonaro melhorou a corte, colocando o Kassio e o Mendonça), é babaquice de moleque, que fica toda hora enchendo o saco, para ver quem tem o "pipi" maior. Bolsonaro, não é segredo para ninguém, só tem um plano, que não foi levado adiante ainda, por que às FAs não embaracaram, DAR UM AUTOGOLPE.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-12-09 15:27:06há limites e o STF já o extrapolou e TUTELA como quer a república esta a dura verdade . não é necessário agredir a lei mas simplesmente usá-la e a guerra suja promovida pelo aparelhamento que a quadrilha fez no país em anos é óbvia à vista de todos com a cumplicidade do judiciário que ao violar as leis faz claro movimento revolucionário e Bolsonaro sabe disto . o Senado sob +de152 processos contra parlamentares se submeteu . resta a lei maior o Art 142 da CF que pacifica o pais em chamas.
Dulce
2021-12-09 14:47:27Bolsonaro está tentando elevar seus índices de popularidade nas pesquisas. Fala “grosso”, de novo, para agradar seus seguidores que já perceberam que é um arregão. Infelizmente, teremos que aguentar esse sujeito mais um ano desfiando seu vasto repertório de imbecilidades.
JO EL
2021-12-09 14:22:04Seria bom que pegasse o bone de capitao e fosse cagar longe do Brasil. Ninguem merece tanta burrice e falsidades.
Leandro
2021-12-09 14:20:10Acorda JB, vc está bloqueado pelos principais e mais sérios veículos da internet. Espero q o STF bloqueie tds as tuas formas de gerar Fakes e q teus amigos e filhos q devem a justiça, sejam presos. Moro22 pra nós tirar da lama.