Ciro Gomes suspende pré-candidatura ao Planalto após PDT votar a favor da PEC
O ex-ministro Ciro Gomes (foto) anunciou na manhã desta quinta-feira, 4, que vai suspender sua pré-candidatura à Presidência da República em 2022 por causa do apoio decisivo da maioria da bancada do seu partido, o PDT, à aprovação da PEC dos Precatórios durante a madrugada, na Câmara dos Deputados. A Proposta de Emenda Constitucional, que...
O ex-ministro Ciro Gomes (foto) anunciou na manhã desta quinta-feira, 4, que vai suspender sua pré-candidatura à Presidência da República em 2022 por causa do apoio decisivo da maioria da bancada do seu partido, o PDT, à aprovação da PEC dos Precatórios durante a madrugada, na Câmara dos Deputados.
A Proposta de Emenda Constitucional, que dribla o teto de gastos públicos e limita as despesas com o pagamento de precatórios para permitir que o governo de Jair Bolsonaro consiga pagar 400 reais do Auxílio Brasil a cerca de 20 milhões de pessoas no ano eleitoral, foi aprovada com 312 votos a favor, apenas quatro a mais do que o mínimo necessário.
Dos 24 deputados do PDT, 15 votaram a favor da PEC, seis foram contra e três não compareceram à sessão. O partido de Ciro, aliás, foi o único de oposição a orientar sua bancada a votar a favor da proposta, o que desagradou o presidenciável que tenta se colocar como candidato da chamada terceira via, para romper a polarização entre Bolsonaro e o ex-presidente Lula.
"Há momentos em que a vida nos traz surpresas fortemente negativas e nos coloca graves desafios. É o que sinto, neste momento, ao deparar-me com a decisão de parte substantiva da bancada do PDT de apoiar a famigerada PEC dos Precatórios", escreveu Ciro em sua conta no Twitter. "A mim só me resta um caminho: deixar a minha pré-candidatura em suspenso até que a bancada do meu partido reavalie sua posição", completou.
O pedetista condicionou a revisão de sua decisão à mudança de postura da bancada na votação da PEC em segundo turno, que deve ocorrer na semana que vem. "Temos um instrumento definitivo nas mãos, que é a votação em segundo turno, para reverter a decisão e voltarmos ao rumo certo. Não podemos compactuar com a farsa e os erros bolsonaristas", concluiu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marta Fernandes
2021-11-04 20:41:58Se não fosse tão língua de lasca como se diz aqui no nordeste, falando mal até de Sérgio Moro, poderia ter sido eleito vice-presidente de Moro e substituí-lo se controlasse a língua em 2030…. Kkkkkkk!!!!
Vimar Maddarena
2021-11-04 18:42:25A política é tão suja, que surpreende até o próprio político.
Francisc
2021-11-04 18:16:26Fico imaginando o que se passa na cabeça do Sr. Sérgio Moro querer ser presidente. É um direito de todos. Mas se eleito, Sr Sérgio, o Sr. Não demora um ano no cargo, o PT irresponsável, vá lhe boicotar a até a morte, os deputados nordestino do centro vão lhe derrubar. São cobrar venesoas. O Sr não está preparado pra isso. Comece como deputado federal, senador, vá conhecendo os mafiosos, depois avalie.
Francisc
2021-11-04 18:01:46Convença-me, sr. Ciro, que não se deve doar 400 a famintos, seja o que chame isso. O Sr. Faz parte do governo do bolsa família e nada criticou; Dois: convenca-me como conciliar seu discurso ético, anticorruocao e dormir com carlos lupi. Se me convencer, talvez lhe der meu voto.
Jose
2021-11-04 18:00:24Ciro mostrou que conhece o Brasil, seu partido e os corruptos dos congresso. Parabéns Ciro, você foi altivo e mostrou dignidade de um estadista.
Francisc
2021-11-04 17:51:41Vou repetir, bolsonaro não será reeleito; Ciro também não, pela incoetencia. Como se associar a Carlos Lupi? Quem convive com morcego dorme de cabeça pra baixo, sr. Ciro. Sua atitude é oportunista e hipócrita. Estamos em situação difícil, um ladrão comprovado lidera para 22? Deixa o povo se ferrar.
Francisc
2021-11-04 17:45:00Chama-se PICARETAGEM DO sr. CIRO GOMES. E a chamada oposição irresponsável e oportunista. Bolsonaro não vai ser repito por isso, é defundo entre vivos. AGORA, SR. CIRO, A MAIOR VERGONHA É O SR. SE ALIAR A UM PILANTRA, CORRUPTO, TAL QUAL ESSE LUPI é achar que é normal.
PAULO
2021-11-04 17:44:04Ciro não tem nenhuma chance na próxima eleição. O único capaz de vencer o ex-presidiário Lula no 2° turno, é o ex-juiz da Lava Jato Sergio Mor🇧🇷. O genocida vai tirar votos do Lula, comprando alguns miseráveis. Isso vai ajudar o Mor🇧🇷 no seu posicionamento. 1° atacando o Lula, que governou num cenário de abundância, mas se limitou a pagar uma miséria para blindar o eleitorado pobre. 2°, que o Bolsonaro aumentou o valor, com uma manobra que custará caro ao Brasil, e agravará o problema.
Nei
2021-11-04 17:41:47Não sei se é verdade, mas dizem por aí, que um partido trocou parte do nome para "Podíamos". Sei lá.
Maria Dorcina de Queiroz
2021-11-04 17:15:47Mostrou ser coerente