Adriano Machado/Crusoé

Ciro Gomes compara ameaça do governo Bolsonaro às eleições a ato da ditadura

23.07.21 18:18

O ex-ministro Ciro Gomes (foto) comparou nesta sexta-feira, 23, as ameaças feitas pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto, de não realizar eleições em 2022 sem o voto impresso ao AI-5, ato institucional mais duro da ditadura militar, que fechou o Congresso em 1968.

Para o presidenciável do PDT, o “Ato Institucional Bolso-Braga” seria, inclusive,  “mais violento que o AI-5″. Segundo ele, só a Velhinha de Taubaté, personagem do escritor Luís Fernando Verissimo, acreditaria “que o general Braga Netto não mandou uma ameaça ao Congresso”.

Segundo reportagem publicada na quinta-feira, 22, pelo jornal O Estado de S. Paulo, Braga Netto mandou um recado no dia 8 de julho ao presidente da Câmara, Arthur Lira, de que não haveria eleições se o Congresso não aprovasse a PEC do voto impresso, como deseja o presidente Jair Bolsonaro.

“O general não estava ameaçando apenas as eleições. Na mensagem macabra estava implícito o fechamento do Congresso, do Supremo e de todas as instituições livres. Era simplesmente a volta da ditadura”, afirma Ciro no vídeo divulgado em suas redes sociais.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ciro Gomes para o "mal" ou para o "bem", vem se constituindo, "paulatinamente", na grande esperança de cerca de 50 milhões de antipetistas, ávidos por quem os represente no lugar de Bolsonaro nas eleições do que ano que vem. Resta exercitar a coerência. Na entrevista dada na Globonews à Roberto D'avila Ciro disse que Lula era criminoso mas não pelos crimes julgados por Sergio Moro. Como assim?! Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  2. Ciro é funcionário de uma de nossas 35 empresas denominadas partidos políticos? E pagamos a ele para se candidatar a presidente como ideia fixa de 4 em 4 anos. Jamais votaria em empregado meu de elevadíssimo salário, para distratar Moro o ano inteiro.

    1. Concordo com você! In Moro we trust! In Ciro we do not trust!

    1. Tem gente que devia ter nascido sem olhos, sem lingua ou sem tato pra não postar m.... nas redes sociais.... grrrr.....

    2. Tenho dó de você André, um boçal desrespeitoso com nosso país, repleto de culturas e diversidades,e que devem ser respeitadas.Sua boçalidade elevada à enésima potência, nos mostra que tem muito joio nesse trigo que é nosso Brasil diverso! Reveja seus conceitos , sempre é tempo de crescer, evoluir, melhorar como cidadão e como ser humano!!

    3. É preciso desconhecer ou ignorar muito a história do Brasil para chamar os Cearenses de sub-raça. No passado rendeu-nos o maior Filósofo Brasileiro de todos os tempos Farias Brito, os escritores Raquel de Queiroz, José de Alencar etc . No presente nos dá o maior número de jovens aprovados nos concursos do ITA e do IME, a melhor escola de humoristas do país etc. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    4. De onde você é delinquente? Certamente bem sub-raça humana és. Pela postura, és mais um muar bozista decrépito e racista, dos muitos que vivem pastando e defecando pelas terras griladas brasileiras.

  3. A tática do Bolsonaro de desviar atenção com voto impresso , mudanças nos ministérios, internação em hospital para reverter queda de opiniões, tudo isso põe em polvorosa imprensa e opinião pública, e embaça da vista o foco real e grave:a corrupção clara na saúde, e que a CPI vai desvendar por completo. Esse infame presidente tem como tática a língua podre solta , o estímulo à desordem institucional, mas não adianta ! Em 2022 será sepultado na cova rasa ainda que seja com os votos de Lula !

    1. Votei nulo em 2018 e me arrependi.Não há diferença entre Bolsonaro e Lula.Se muitos anularem, Bolsonaro ainda leva vantagem, pois tem 30% fiéies e a maquina governista trabalhando a seu favor!!Ê uma questão matemática. Obviamente que desejo outra opção mas se cair a dupla novamente , vou garantir por pior que seja o PT no poder.Não vejo qual dos dois é o pior, vejo o que fez o pior em tão pouco tempo!!!Bolsonaro JAMAIS!!!!!

    2. Votar no Lula? Nem pensar! Entre Bolsonaro e Lula, há uma alternativa: ANULA LÁ!

    3. Chega, existem 220.000.000 de brasileiros e tem um semianalfabeto, esperto em Petrolao, que já foi 2 vezes presidente e 2 outras vezes elegeu um poste. Temos mais de 1.000 homens e mulheres honestos e nobres para exercer essa função.

    1. Um Lula que passou por muitos partidos, portanto menos coerente ainda!

  4. A sorte dessa canalhada toda é que estamos em uma pandemia, senão o povo iria tomar as ruas e o planalto, exigindo o afastamento destes genocidas golpistas.

  5. Por mim, fechar o congresso e judiciário seria uma benção para esta nação, fazer uma depuração nessa bandidagem que se apoderaram do judiciário e do congresso, varrer do mapa essa esquerdopatia e suas ideologias de gênero, que vão doutrinar pessoas, crianças inocentes lá nos quintos of the hell, .. kkk!

    1. Nyco Penico zurrando de novo. Deve ser muita cloroquina pelo esfíncter. Você bao se cansa está ladainha genocida? Em breve a Interpol batera na tua porta para te prender por crimes contra a humanidade, pois você é cúmplice da morte de mais de 530 mil pessoas. Te cuida Nyco Penyco, te cuida!

    2. O problema não seria fechar essas bodegas. O problema seria reabri-las com o pessoal que compõe esse governo. Seria como trocar o Diabo por Belzebu.

    3. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🤡

    4. Calaaado Palhaço, vassalo e psicopata, continue vigiando nossos comentários seu jumento otário.

    5. Teu dono comprou todo mundo com suado dinheiro dos brasileiros e vc me vem com essa de fechar Congresso e STF? Vai ser bovino manso lá na pqp!

  6. O general Braga Netto é um MOLEQUE. Mas verdade seja dita, toda esta merda golpista bolsonarista, só está saindo pela boca. Merda que sai pela boca, pode voltar para dentro dela, pois acaba não sendo muito indigesta. Agora um aviso ao general, a merda que sai pelo c*, não volta mais para dentro pelo c*. E essa merda é bem indigesta, se colocada à FORÇA boca adentro.

    1. O Palhaço PAULO está chafurdando na merda, só fala nisso, não vive sem.

  7. Não Ciro, também não sou tão ingênua assim. É óbvio que o Braga Netto mandou. sim, uma ameaça ao Congresso. Ingenuidade não é sinônimo de burrice e não pertenço à tropa de muares que segue o Bozo.

    1. Ingenuidade é achar q o bozo quer mesmo botar medo no Lira q é o seu maior aliado e quem tem as centenas de processos de impeachment na mão. Está cristalino q a intenção com essa pataquada de voto impresso é uma cortina de fumaça da aliança entre Lira e Bozo Guariba para tirar o foco da mídia com as investigações da CPI.

    2. Esse Ciro Gomes também é um babacão. Só mesmo jornalista que precisa produzir matéria dá ouvido a ele.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO