China cobra retratação por publicações ‘desprezíveis e racistas’ de Weintraub
O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, cobrou do governo brasileiro uma retratação pelo que classificou como manifestações “racistas” e “desprezíveis” do ministro da Educação, Abraham Weintraub. No sábado, 4, o chefe da pasta usou as redes sociais para zombar da China, usando um quadrinho da Turma da Mônica. Na postagem, Weintraub faz chacota...
O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, cobrou do governo brasileiro uma retratação pelo que classificou como manifestações “racistas” e “desprezíveis” do ministro da Educação, Abraham Weintraub. No sábado, 4, o chefe da pasta usou as redes sociais para zombar da China, usando um quadrinho da Turma da Mônica. Na postagem, Weintraub faz chacota do sotaque chinês ao compará-lo à fala do personagem Cebolinha, que troca o “r” pelo “l”.
“Nós somos cientes de que nossos povos estão do mesmo lado ao resistir às palavras racistas e salvaguardar nossa amizade”, declarou Yang, pelas redes sociais. “O lado chinês aguarda uma declaração oficial do lado brasileiro sobre as palavras feitas pelo ministro da Educação, membro do governo brasileiro”, acrescentou o embaixador.
A embaixada também divulgou uma nota, em que afirma que “o ministro da Educação do Brasil, Abraham Weintraub, ignorando a posição defendida pela parte chinesa em diversas gestões, fez declarações difamatórias contra a China em redes sociais, estigmatizando a China ao associar a origem da Covid-19 ao país”.
Ainda segundo a representação diplomática do país asiático, “deliberadamente elaboradas, tais declarações são completamente absurdas e desprezíveis, com cunho fortemente racista e objetivos indizíveis, tendo causado influências negativas no desenvolvimento saudável das relações bilaterais”. Na nota, o embaixador ainda pede: “Instamos que alguns indivíduos do Brasil corrijam imediatamente os seus erros cometidos e parem com acusações infundadas contra a China”.
No sábado, ao lado de um quadrinho que mostra personagens da Turma da Mônica na China, Weintraub postou: “Geopolíticamente, quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?", publicou o ministro da Educação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Gilberto
2020-04-06 19:37:28China assassina , virus chines , partido comunista da china , assassinos da humanidade.
Lucas
2020-04-06 18:34:24No fundo acredito que a China tenha alguma coisa a ver com a propagação desse vírus, intencional ou negligentemente. Porém, esse ministro da educação só faz bobagem. Age como criança, "cutucando a onça com a vara curta", numa época em que mais dependemos do comércio chinês. É muita burrice numa pessoa só!
Fernando
2020-04-06 18:06:37Desprezíveis e racistas são eles, os chineses.
Sueli
2020-04-06 18:01:56Será q a África tem tto a oferecer, qto o Brasil, se tivesse, com certeza, eles já estariam lá.As falas não são impróprias,pois, estamos privados da nossa liberdade de ir e vir, da nossa economia e saúde (a China está nos levando a extrema pobreza) à medida que milhões de microempresários e trabalhadores informais estão proibidos de trabalhar, sem se falar, nos milhões que ficarão desempregados A cd 10 anos vêm 1 pandemia de lá, outros países vão p/a UTI e ela fica bem!
Edmundo
2020-04-06 17:30:37Kkkkk. Ele vão manda bomba atômica! Quem precisa comer eles!
Pateta
2020-04-06 17:21:07E o Mundo segue de QUATRO para a china, sem nenhuma retaliação, e foram vcs sim seus bando de vermes que soltaram essa desgraça de vírus no Mundo, vc aí? Que perdeu seu ente querido para o coronavírus, lembre se quando olhar para um xing ling.
Deusdedit
2020-04-06 16:54:52Querer que o nosso país se ajoelhe perante a ditadura chinesa porque são parceiro comercial importante, é pedir demais. Nossa empresazinha subscreve levianamente que nosso ministro agiu como racismo, sem levar em conta o que realmente ele disse é subserviência demais. Calma!
Francisca
2020-04-06 16:46:12Foi abolido o direito de livre manifestação do pensamento ? Vejam se eles tem coragem de exigir retratação por parte do prefeito de Lisboa.
João
2020-04-06 16:45:45Embaixador ou agente do partido chinês?
MAURICIO
2020-04-06 16:35:11Não sei porque os chineses ainda preservam a relação com o Brasil. Outros países mais sérios deixaria o país a própria sorte após tantas falas impróprias contra os chineses. A África precisa de mais de investimentos do que o Brasil.