Reprodução/redes sociais

Chilenos temiam que terrorista fugisse do Brasil

19.08.19 17:52

O Ministério da Justiça anunciou nesta segunda-feira, 19, que o terrorista chileno Maurício Hernández Norambuena (foto), conhecido como Comandante Ramiro, será extraditado para o Chile.

No Brasil, ele cumpre pena de 30 anos pelo sequestro do publicitário Washington Olivetto, em 2001.

No Chile, Norambuena já tinha sido condenado por dois crimes que aconteceram durante o período democrático, após o final da ditadura de Augusto Pinochet. Ele foi condenado pelo assassinato do senador Jaime Guzmán, do partido União Democrática Independente (UDI), de direita, e pelo sequestro do herdeiro do jornal El Mercurio, Cristián Edwards. Ambos os crimes ocorreram em 1991.

Os chilenos comemoraram a notícia da extradição nesta segunda. O medo deles era o de que Norambuena fugisse para outro país. “Acreditamos que uma pessoa que matou um senador em plena democracia, que foi condenada e que participou do sequestro de Cristián Edwards não pode ficar livre”, disse a presidente da UDI, Jacqueline Van Rysselberghe. “O que acontece é que Norambuena ia passar do regime fechado para o semiaberto e a possibilidade de que ele escapasse da prisão era altíssima. Por essa razão, a Corte Suprema do Chile aceitou criar as condições para solicitar a extradição.”

Norambuena era da Frente Patriótica Manuel Rodríguez, uma organização extinta em 1999 que foi braço armado do Partido Comunista e chegou a ser classificada como terrorista pelo Departamento de Estado americano.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Brasil virou paraíso do crime e da impunidade, mas se regenerá (tomara!!!). Bolsonaro deveria ter sido eleito há "100 anos".

  2. Incrível como o Brasil se transformou em verdadeiro caos nestes últimos anos do PTISMO, além de exportar corrupção, também exportava impunidade 😳

  3. Avisem aos chilenos pra não comemorarem ainda. Temos muitos juízes esquerdista no Brasil que podem dificultar a extradição.

  4. Impressionante como o Brasil se tornou um albergue de assassinos, de vagabundos, de terroristas, todos protegidos pela corja de direitos humanos. Que caia nas mãos de juízes sérios no Chile e que morra na cadeia.

  5. Por que esses criminosos gostavam de vir para o Brasil? Acabou a sopa, serão deportados para os países onde cometeram crimes.

  6. Ótimo! Menos um bandido p ser sustentado pelos cofres do povo brasileiro. Mais um tento da equipe do Dr. SÉRGIO MORO. É também não vamos esquecer a equipe do delegado Romeu Tuma, que desvendou o sequestro do publicitário W Olivetto.

  7. Assassinos devem pagar por seus crimes, quando comprovados, deveriam ser enforcados. Quem mata por motivos torpes, não merece viver.

    1. Vocês já imaginaram muitos dos juízes brasileiros julgando um caso que haja possibilidade de pena de morte? Pensem bem nisso!

    2. CONCORDO ANDRE . Infelizmente a nossa constituição progressista não permite a pena de morte em casos de crimes hediondos . 🇧🇷

Mais notícias
Assine agora
TOPO