'Chefe de organização criminosa', Crivella entregou 'celular de terceiro' durante busca
Preso nesta terça, 22, o agora ex-prefeito Marcelo Crivella, do Republicanos, é apontado pelo Ministério Público do Rio como o "chefe da organização criminosa" que teria se instalado na prefeitura "com a finalidade de auferir ganhos ilícitos das mais variadas formas". Os termos usados pela promotoria constam também da decisão da desembargadora Rosa Helena Penna...
Preso nesta terça, 22, o agora ex-prefeito Marcelo Crivella, do Republicanos, é apontado pelo Ministério Público do Rio como o "chefe da organização criminosa" que teria se instalado na prefeitura "com a finalidade de auferir ganhos ilícitos das mais variadas formas".
Os termos usados pela promotoria constam também da decisão da desembargadora Rosa Helena Penna Macedo Guita, que autorizou a prisão de Crivella. Na mesma decisão, a magistrada determinou o afastamento de Crivella do cargo.
A desembargadora chama a atenção para a relação entre o prefeito e o empresário Rafael Alves, cujo irmão, Marcelo Alves, preside a RioTur. Apesar de não ter cargo na prefeitura, Rafael ocupava uma sala dentro da empresa de Turismo do município.
Segundo as investigações, ele seria o responsável por autorizar o pagamento de faturas atrasadas a empresas credoras do município. Em troca, um percentual era destinado a seu irmão, Marcelo Alves, e outro ao ex-prefeito.
"O seu trabalho é arregimentar empresários interessados em vantagens junto ao setor público, propor benefícios ilegais e, uma vez ascendendo ao poder pela eleição do candidato por ele apoiado, sentar no governo, mandar no governo e viver das comissões a ele pagas pelo empresariado corrupto. É o que faz. Vive disso. Veste terno e gravata para assaltar os cofres públicos. As provas a esse respeito são abundantes", diz a desembargadora, sobre Rafael.
A magistrada afirma ainda que "o envolvimento de Rafael Alves nos delitos salta aos olhos e, por outro lado, a ciência do ex-prefeito acerca de tais fatos é facilmente extraída de diversas conversas mantidas entre os envolvidos ou entre alguns deles e o próprio Marcelo Crivella". "Algumas [dessas conversas] bem explícitas sobre a 'roubalheira' no seu governo e sobre a exigência de 'retorno financeiro' no 'investimento' que nele (leia-se, Crivella) havia sido feito".
Em setembro, o então prefeito foi alvo de buscas e apreensões no âmbito da mesma investigação. A desembargadora ainda relata que Crivella entregou aos agentes da Polícia Civil um "aparelho de telefone celular de terceiro". Para tanto, teria contado com a ajuda de Mauro Macedo, homem de confiança apontado como seu "operador financeiro".
"Tal fato, sobre o qual o Ministério Público discorreu com riqueza de detalhes, foi apurado mediante o exame dos dados armazenados no citado aparelho, inclusive rastreamento do seu percurso por meio dos dados armazenados no GPS, tudo devidamente documentado nos autos", anotou a desembargadora.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Carlos
2020-12-24 06:31:00assim como o titio 171 bispo do capeta o criminoso ai vai convecer os trouxas ( fieis ) que foi perseguição politica kkkkkkkkkkkkkk enquanto existir OTÁRIOS esses marginais sobrevivem
Sergio
2020-12-23 05:40:19Corrupção não parou, continua a todo vapor.
Fabiano
2020-12-22 18:31:05Não sou bolsonarista nem petista, apenas como muitos confiou no menos pior é por falta de opção. Já imaginou com Haddaddd
TONI FERREIRA
2020-12-22 17:41:27Crivella, mostrou-se em nova face durante esse mandato de Prefeito. E nossas leis têm que ser honradas, especialmente pelos tribunais. É o que toda a sociedade brasileira, em tempo de pandemia, espera do Poder Judiciário. E as provas contra ele e sua Organização Criminosa são vastas e contundentes, inclusive com implicados devolvendo milhões de reais das operações criminosas de que são acusados, cujo CHEFÃO É O PREFEITO, segundo o autos dos processos judiciais. CHEGA DE ROUBALHEIRA!
F. Moreno
2020-12-22 16:58:23O fato da prisão de mais um político corrupto não deve gerar maiores alvoroços já que a corrupção em prefeituras, governos, presidência, parlamento e tribunais é pratica corrente e tão brasileira como o Carnaval e é essa vulgaridade ordinária que contribui para sua impunidade. O que causa um certo fru-fru, é o motivo de "por que só ele" será que confio demais no "Pacto" e escancarou demais? será que não repasou o "combinemos"? o será propaganda política do Sr Jair? O Mito contra a corrupção!
BOCCA DELLA VERITÀ
2020-12-22 14:12:49amigão do jair TRAIDOR GONORRELLO
Valter
2020-12-22 14:03:14Estão abertas as apostas. Qual Ministro irá soltar o Prefeito corrupto?
Giuseppe
2020-12-22 13:02:12Paredão para administradores corruptos. E a família paga a bala.
Bigurrilho de Itabor
2020-12-22 12:36:36Gostaria de saber porque os cariocas só votam em corruptos para os cargos executivos.
Milton
2020-12-22 12:33:49Prende que o Gilmar solta!!!