STF

Celso de Mello faz desagravo a Toffoli e diz que STF não renunciará ao ‘desempenho isento’

23.10.19 15:14

O ministro Celso de Mello (foto), do Supremo Tribunal Federal, fez na tarde desta quarta-feira, 23, um desagravo ao presidente da corte, Dias Toffoli.

Celso de Mello afirmou que há “surtos autoritários” no país e que o STF “não transigirá, nem renunciará ao desempenho isento e impessoal da jurisdição”.

“O país vive um momento extremamente delicado em sua vida político-institucional, pois de sua trajetória emergem, como espectros ameaçadores, surtos autoritários, inconformismos incompatíveis com os fundamentos legitimadores do Estado de Direito e manifestações de grave intolerância que dividem a sociedade civil, agravados pela atuação sinistra de delinquentes que vivem na atmosfera sombria e covarde do submundo digital, em perseguição a um estranho e perigoso projeto de poder”, afirmou o decano.

Celso de Mello discursou logo no recomeço da sessão que julga as prisões após condenação em segunda instância. O ministro iniciou sua fala fazendo um registro dos dez anos de Toffoli no Supremo, completados este ano. Lembrou da trajetória do atual presidente da corte e ressaltou que ele é um “juiz preparado para enfrentar os sérios desafios e as adversidades que constituem fatores que, longe de desanimarem o espírito do magistrado responsável, atestam, de modo positivo, a sua competência e a sua capacidade como chefe nominal do Poder Judiciário de nosso país”.

O ministro mais antigo do STF ainda encerrou sua fala com uma mensagem direcionada a toda a população: “Enfim, senhor presidente, senhoras e senhores ministros: neste singular momento em que o Brasil, situando-se entre seu passado e seu futuro, enfrenta gravíssimos desafios, parece-me essencial reafirmar aos cidadãos de nosso país que esta corte suprema, atenta a sua alta responsabilidade, não transigirá e nem renunciará ao desempenho isento e impessoal da jurisdição”.

O desagravo do decano ao presidente da corte foi acompanhado ainda pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e até por representantes da advocacia presentes no plenário.

“Senhor presidente, eu me associo integralmente ao votos do ministro Celso de Mello e também às palavras aqui trazidas pelo representante da advocacia e quero dizer: vida longa a Vossa Excelência e vida longa a esta corte”, afirmou o PGR.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Celso de Mello o decano enganador. Votos de horas e horas que só atendem aos seus patrões, alguém de fé diria :bom atende o povo que paga seu salário e mordomias, Engano,atende exclusivamente o que lhe determina o senhor Sarney.Nesses anos que parece uma eternidade, como membro do STF foi e "enrolão"Os processos contra políticos, sob sua responsabilidade, que se tem notícia, foram todos arquivados.Alguns permaneçam na gaveta da sua mesa por mais de uma década até prescreverem.Pobre Pátria Amada.

  2. O "clima autoritário" é devido a indignação popular. Bilhões em impostos sendo desviados dos cofres públicos; Poderes da República encomenda milhões em supérfluo (caviar, uísques, lagostas, etc.) enquanto Universidades Federais passam por contingenciamento. Há um rosnado sendo sussurrado em todo canto... cautela: para tomar o poder e prender bandidos e defensores é um pulo. Lembrem da França pq "In Barroso trust believe".

    1. bora !!!....fechar as ditas " instituições" e começar tudo de novo !!...por concurso e cargos por 5 anos, sem direito a reeleição !! SÓ ASSIM arrumamos este pais....tamo demorando !!!!!!!!

  3. As leis e, consequentemente, a Justiça são contrapesos do reflexo da sociedade! O momento atual deveria ser para prisão em primeira instância! Fantástica análise feita pelo ministro Barroso. Discordar dela é fechar os olhos e ouvidos para os piores crimes que temos notícias: são os crimes silenciosos, aqueles cometidos por servidores públicos, parlamentares, ministros, juízes, advogados, etc, que não matam diretamente, mas causam males extremamente maiores. Legislativo e Judiciário = escória!

  4. Desprezado Celso, Não sou delinquente digital e não tenho como viajar até Brasília cada vez que queira mostrar minha indignação com seu descaso em relação à impunidade neste país. Hoje povo se preocupa com temas que antes, sim, trafegavam pelas trevas dos corredores da justiça. Como V.Exa. não tem argumentos apela para um mundo imaginário que na realidade existe no corredor de seu gabinete, que trama para o bem dos endinheirados que a ele tem acesso, inclusive de bermudas.

    1. Marcus , faço minhas suas palavras, sou acrescento que Toffoli nunca foi juiz de nada. E neste mundo digital, digo, Celso de Melo, como não posso entrar no plenário desse famigerado STF pata lhe dizer cara a cara que que você, Celso, não me representa. E que sua inteligência não é maior do que às dos outros, você apenas tem uma prerrogativa de poder dada não por mérito, sim pelo jogo político desse país, o qual não fez, nem faz uma ordem jurídica independente da torcida política.

    2. Perfeita definição do desprezado ministro que tb rasgou a constituição ao dar o voto desempate que “inventou” os embargos infringentes em “única instância”, no mensalão! Pobre com ele não tem vez!

  5. EU ACHO MELHOR O SENHOR SE PREOCUPAR MAIS COM A VONTADE DO POVO BRASILEIRO DO QUE COM AS SUAS CONVICÇÕES IDEOLÓGICAS SENHOR DECANO ...AFINAL DEMOCRACIA É GOVERNO DO POVO, PELO POVO E PARA O POVO...É NAO PARA SACIAR IDEOLOGIAS INTERPRETADAS AO BEL PRAZER DE CIDADÃOS TENDENCIOSOS !!!

  6. Fico na dúvida se o "desempenho isento" é um manifesto de independência ou de prepotência, uma vez que a corte parece viver em um mundo que não é o do brasileiro. Basta ler o que já foi publicado sobre a LEMA e a recente atuação do presidente da corte juntamente com um dos seus ministros envolvendo a liberdade de imprensa, às limitações impostas à Receita em procedimentos investigatórios, etc.

  7. Com todo respeito, vcs fazem absurdos! Soltam bandidos, legislam, aceitam provas ilegais (Gilmar), agora por causa dos corruptos vai mudar a prisão 2a inst. Isso é uma afronta ao povo brasileiro! E nao quer receber criticas? E temos que ver a impunidade e ficar calados? Vcs perderam o respeito do povo! A lei de fato nao está sendo cumprida! #STFvergonha!

  8. Lamentável ver um membro da corte fazendo politicagem barata. Nunca a constituição foi tão violada quanto no período petista e seu silêncio foi total. Um homem tem de saber até quando será útil para o país, afinal pelo cargo que ocupa, pode trazer um desastre sem precedentes para a nação. Lembrando também que o corporativismo no judiciário é o pior dos piores, mal do Brasil.

  9. E o próprio “isentão. Ele precisa saber que a maioria de nós não esqueceu os - embargos infringentes- E não esquecemos o voto dele tb de horas e horas de enrolação que só seus pares aplaudiram e, nós pobres mortais não entendemos nada. Se a lei existe para TODOS Ministro ela tb tem que ser entendida por todos. No seu voto de hoje , espero que o Sr se lembre , não estará exibindo seu infinito saber para juristas mas, para nós , sobre quem vai cair as consequências do seu voto. Então, nos permita

  10. Quando Deus não concedeu ao homem o ciclo vital da tartaruga - mais de 250 anos - é porque o homem não merece. Imagine Celso Mello, Marco Aurélio, Lobão, Lewandovsky, Sarney, Lula, Zé Dirceu e outros, que já passaram dos 70 anos e continuam fazendo das suas, quando deveriam pedir perdão a Deus pelo mal que fizeram à sociedade.

  11. Esse pra mim é o mais liso de todos! Se faz de cordeiro o tempo inteiro e posa de decano responsável e maduro, com discursos que sempre encontram sintonia com o que está em voga na mídia, está sempre preocupado com o que estão pensando do que vai fazer e não com a lei, já dizia o saudoso Saulo Ramos. No fundo a grande maioria ali está preocupada com o próprio rabo em segunda Estancia!!!

  12. Esse vai sair bilionário,pela guinada que deu em favor dos corruptos é algo inexplicável, poderia sair com honras e adorado pelo povo ,mas está nítido que mesmo não tendo tempo de vida pra aproveitar o que já acumulou preferiu se vender que cheque logo sua saída seu vendido.

    1. “Juiz de merda” já dizia o ex ministro Saulo Ramos. E só piora

  13. Ainda bem q ano que vem esse mausoléu irá se aposentar, porque cá entre nós, vá ser pernóstico em casa, se a mulher aguentar né?

  14. Só o fato de sua excremência Carmem Lúcia deixar nas mãos dos bandidos da ALERJ o direito de tirar da cadeia os deputados BANDIDOS, já nos mostra o que é o STF ou seja o CURRAL do PAÍS onde poucos são de VERDADE MAGISTRADOS de envergadura, e o resto é como comida reciclável só serve para ADUBO!

  15. Surto autoritário de maior intensidade neste país foi o do STF, especificamente das ações do Sr. Dias Toffoli. Realmente, para ser Ministro desse atual Supremo ele está muito bem preparado, só não está para ser um verdadeiro Juiz concursado, como se viu nas suas derrotas em dois concursos públicos realizados e nos quais levou ‘bomba’. O Sr. Celso de Mello deveria se aposentar logo para não acabar de vez com a sua biografia.

  16. O poder emana do povo e para o povo. Tempos estranhos são o que estamos vivendo agora, onde o combate à corrupção está sendo bombardeado justamente por uma banda do supremo que deveria ser o primeiro a acabar com a impunidade. O bandido é o mocinho defendido a ferro e fogo e o pobre povão éter que ficar preso e sustentar está corja. esperamos que o ministro não comungue com a impunidade que nao suportamos mais.

  17. Um Juiz debilitado um velho sem juiz sem auto valorização quando bajula um rabula e o elava condicao de supremo quando na verdade o mesmo age com as atitudes mais rasteiras

    1. Concordo totalmente, Celso!! "...e agora o indecente voto de Vossa Indecência Ministro Gilmar Mendes"

  18. Quando os futuros estudantes de direito pesquisarem a história do STF certamente seu nome não trará boas lembranças. Essa de elogiar o Toffoli será uma delas. Será que o decano está em processo de demência senil?

  19. Afirmar que o "ministro" que "preside" o "stf" , mas que foi incapaz de ser aprovado por duas vezes nos exames para juis de primeira instância, é preparado e competente, é o mesmo que dar um tapa na cara de todo cidadão brasileiro que tem um pingo de vergonha na cara. "Ministro" Celso de Mello, vá chupar a sua meia!

    1. No Subpremo tem pouco Magistrado, um ou dois ministros e muitos micro-istros. Tofolli seria um nano-istro da estatura de um acaro que devora as paginas da constituicao.

  20. Ai ai... ele não passou no concurso para juiz! Que triste! Enfim, autoritário? Do tipo que manda prender Sabino e censura Crusoé? Não entendi!

  21. O ministro Celso de Melo disfarça sus opção pela impunidade, além de pretensiosa vaidade, adotando discurso manso de padre retrógrado e se achando o "magister dixit ". Saulo Ramos, em sua autobiografia, esclarece de forma clara o que se esconde por detrás da teatralidade patética do decano do STF

  22. Além de Falso e GaGa, adoraria se o povo delinquente a quem você se refere, fosse ter uma conversinha de pé de ouvido com você Parasita!!!

  23. Até que o Senhor tem cara de Padre, Mas pensar que é representante de Deus aqui na terra, fugiu dos limites. Se uma metade da população é delinquente digital, como diz o Senhor, na outra metade tem milhões de pessoas inteligentes, capacitadas, éticas, tanto quantos vocês e até muito mais... vocês estão menosprezando a inteligência dos brasileiros.

  24. cidadãos de bem não aceito direitos para criminosos e corruptos que certos Deus do STF sobre o manto do garantismo os protege queremos direitos humanos para sociedade e cidadãos de bens e não para corruptos e criminosos. STF está uma vergonha

  25. Ah...esse é o Min. Celso 'Embargos Infringentes' de Melo...em desagravo ao presidente 'nunca suspeito' Dias Tófolli? Sei...muito esclarecedor. Tem muita credibilidade.

  26. Interessante esse pronunciamento. De inicio: quem esse velhote pensa que é para desagravar o sr. Tofoli? Ou mesmo: será que ele pensa que esse seu desagravo público tem alguma força perante a sociedade? Um desagravo válido depende da autoridade de quem o concede. No caso desse magistrado, dito decano, cujos cansativos votos pendem a favor de bandidos de colarinho branco, a validade do ato é zero...

  27. Até tu ó Celsus? Por qué non te callas? Estamos avisando que não suportamos mais a corrupção que não permite que tenhamos um país decente.

  28. "...atenta a sua alta responsabilidade,...". Quanta ironia! Não será irresponsabilidade não, senhor ministro? Vossas excelências só votam a favor dos endinheirados. Para os pobres, é cadeia mesmo sem apelação. Quanta vergonha sinto dessa corte!

  29. Na minha opinião pessoal e de cidadão, vejo um STF decadente, de comportamento corporativista e alheio à realidade do País... Qual político com mandato, à exceção de Eduardo Cunha, foi julgado por esse Benemérito Poder? Intrometem-se na política sem terem recebido nenhum voto popular, são vaidosos, carentes de elogios e adoram a luz da imprensa. São cruéis com os menos importantes e generosos com os poderosos. Eu tenho vergonha do STF.

    1. Adorei ler " são vaidosos , carentes de elogios " e adoram os holofotes !Cambada !

  30. Esse desagravo vai mudar em que sobre o que pensa o povo em relação a esse tribunal. Estamos cansados de ler, ver e ouvir esse ministro prolixo, cantarolar loas e nada fazer ou servir, em relação ao que o povo espera destes senhores. Vai pra casa Padilha

  31. O que precisa de verdade é uma constituição nova, límpida clara sem puxadinhos! Mas sera que os caciques desse país querem mesmo alguma justiça?

  32. Tudo bem! Então, abram mão dos seus carros blindados, dos seguranças, de primeira classe ou executiva em aviões, de aviões da FAB, jatinhos, etc. Que a bandidagem toda possa usufruir da liberdade que lhes proporciona. E mais, digam para os seus PARES que votam a favor da PRISÃO em SEGUNDA INSTÂNCIA que eles são IDIOTAS, INCAPAZES, INCOMPETENTES, RUINS. Que evoluíram demais juridicamente. Que são muito moderninhos!

  33. Que juiz esse presidente Toffoli é: Foi reprovado em dois concursos em São Paulo. Só está no Supremo graças ao cretino do Lula. Não passa de um advogadozinho porta de cadeia do PT! Comemorar 10 anos. Piada de mal gosto.

  34. Tai a indicacao do borsonaro, babando ovo. Falar o que. Indicar um petista de carteirinha pra pgr, e vem mais desgraca, uma so e pouca.

  35. O STF é a desgraça do país, graças à ele vamos assistir a uma debandada geral de empresas descrentes e cidadãos inconformados com o rumo inconsequente e perigoso que a Justiça do Brasil tomou, liberando criminosos ao bel prazer de juízes e ministros da Suprema Corte, visivelmente despreparados para as suas funções. Vergonha!!

    1. Acho graça dos dizeres "vida longa, principalmente, a esta corte"... como se fosse bom termos um "stf" tão pequeno e mal intensionado por alguns

  36. É lamentável o que estamos presenciando no STF. Sequer o assunto deveria ser levado a análise/julgamento. Puro casuismo. O que temos visto no STF é que cada um julga com a justificativa que lhe convém, ou seja, a interpretação da lei segue o que dá na cabeça de cada um, segundo seu interesse. Vemos argumentos pra tudo, seja a favor ou contra. "Alguma" coisa está errada !!

  37. Os casos inconformismos a que se refere o ministro não se aplica às sucessivas tentativas de mudar o entendimento atual da corte ? Dois pesos e duas medidas isso não é justiça.

    1. Eu, no momento, tenho vergonha de ser representado no SFF por alguns Ministros, pois vejamos: O Brasil precisa urgentemente de um grande pacto no sentido de adotar uma agenda positiva que possa mudar o rumo deste país. Como nossa corte maior muda de posição toda hora em mesma matéria como fica a segurança jurídica em um país que precisa urgentemente de investimentos externos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO