Foto: Liliam Chagas / MRE

Amorim anuncia ajuda à agência da ONU que espalha antissemitismo em Gaza

09.11.23 11:48

Celso Amorim (foto), o assessor de Lula para assuntos internacionais, afirmou nesta quinta-feira (9) que o país enviará ajuda financeira à Agência da ONU aos Refugiados da Palestina (UNRWA, na sigla em inglês). O gesto se dá no momento em que professores, funcionários e médicos da UNRWA são acusados de espalhar mensagens antissemitas e pró-Hamas nas redes sociais e nas salas de aula.

Na terça, 7 , a ONG de direitos humanos UN Watch, comandada por Hillel Neuer, divulgou um relatório com publicações de vinte funcionários da Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em inglês) no Facebook. Algumas mensagens são recentes e celebram os ataques do grupo terrorista Hamas, que no dia 7 de outubro invadiu Israel, matou 1.400 israelenses e capturou 240 reféns.

No dia do ataque, o professor Hmada Ahmed (na foto, posando com o crachá da UNRWA) escreveu: “Bem-vindos ao Grande Outubro“. Uma semana depois, ele publicou a seguinte mensagem: “Esta terra não pode acomodar duas nacionalidades. Somos nós ou eles. Nós somos aqueles que vão ficar, e eles vão passar“, escreveu.

O médico Abedelmeneim Alshrafy, que trabalha na UNRWA na Faixa de Gaza desde 2014, lamentou a morte de um sobrinho, que teria morrido no dia 7, provavelmente durante o ataque do Hamas a Israel. Nesse dia, ele publicou uma foto do sobrinho morto (abaixo), com uma faixa do Hamas na cabeça: “O martírio do meu sobrinho, Muhammad Raed Al Shrafi… Nós pertencemos a Alá e a ele retornaremos“.

 

 

O anúncio de Amorim ocorreu durante o Peace Forum, que ocorre nesta semana em Paris. “Uma contribuição financeira simbólica à UNRWA está sendo feita imediatamente. Uma contribuição mais substancial está sendo preparada e será anunciada em breve“, disse o chanceler informal brasileiro durante seu discurso.

Em sua fala, Amorim disse que o país condena “os ataques terroristas contra o povo israelense e a tomada de reféns“, mas que “tais atos bárbaros não justificam o uso de força indiscriminada contra civis.”

A morte de milhares de crianças é chocante. A palavra genocídio inevitavelmente vem à mente“, ele continuou.

Mais cedo, o comissário-geral da UNRWA, Philippe Lazzarini, discursou no mesmo fórum. “Agradeço aos países que anunciaram contribuições nas últimas semanas”, disse em um pronunciamento. “Porém, nosso orçamento permanece subfinanciado. A maior agencia da ONU na África pode não ter os fundos para salários de sua equipe até o fim do ano.”

Assista à entrevista com Hillel Neuer, da UN Watch:

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Israel afirmou que basta libertar os reféns que permitirá o acesso à ajuda humanitária. Então o Hamas continua usando inocentes como escudo? Que covardia!

  2. ISRAELENSES, em nome do sangue de todas as VÍTIMAS INOCENTES entre elas também CIDADÃOS BRASILEIROS, liberem os BRASILEIROS INOCENTES que sofrem detidos em gaza porque NÓS, O POVO BRASILEIRO, não somos os dementes que ora nos desgovernam e que, por mais paradoxal que possa parecer, NÃO NOS REPRESENTAM!!!!

  3. ISRAELENSES, em nome do sangue de todas as VÍTIMAS INOCENTES entre elas também CIDADÃOS BRASILEIROS, liberem os BRASILEIROS INOCENTES que sofrem detidos em gaza porque NÓS, O POVO BRASILEIRO, não somos os dementes que ora nos desgovernam e que, por mais paradoxal que possa parecer, NÃO NOS REPRESENTAM!!!!

    1. Compreensível, quando o outro lado é composto por terroristas sanguinários. Ao menos para quem tem caráter e no mínimo dois neurônios.

  4. Esse covarde acéfalo tem que ir direto para um manicômio judiciário. Ele está em casa dormindo tranquilamente, bebendo e comendo regiamente enquanto BRASILEIROS INOCENTES pagam detidos em gaza as sandices que esse idiota perverso despeja verborrágica e inconsequentemente em nome do marginal seu ídolo!!!!

  5. Não esperava nada menos do PT. Mas esperava sim que essa guinada em direção ao autoritarismo de extrema-esquerda, abraçando o pior do mundo, fosse levar mais tempo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO