Isac Nóbrega/PR

Casa Civil diz não ter gravação de reunião com representantes da indústria farmacêutica

21.06.21 12:06

A Casa Civil declarou à CPI da Covid que não tem a gravação de uma reunião realizada em 20 de abril de 2020 entre o então chefe da pasta, general Walter Braga Netto (foto), e entidades que representam os interesses da indústria farmacêutica.

Os senadores buscaram informações sobre o arquivo na tentativa de avançar nas investigações sobre a compra e a indução ao uso de remédios do chamado “tratamento precoce, propagandeado pelo presidente Jair Bolsonaro.

O requerimento chancelado pelo colegiado, de autoria do senador Humberto Costa, sublinha ser necessário que a CPI se atente para o volume de recursos movimentados no mercado privado na venda dos medicamentos do ‘kit-covid’“.

O petista mencionou que levantamento do Iqvia, instituto especializado em dados do varejo farmacêutico, mostra que as vendas da ivermectina, uma das medicações difundidas por Bolsonaro, subiram 750% no acumulado anual de abril de 2021, conforme noticiado pelo jornal Folha de S.Paulo. O ganho das farmacêuticas, em valores, subiu de 116,3 milhões de reais para 1,6 bilhão de reais, na mesma base de comparação.

Informo que a reunião, em videoconferência, ocorrida nesta Casa Civil no dia 20 de abril de 2020, das 11h10 às 11h31, não foi gravada“, disse o atual chefe do órgão, Luiz Eduardo Ramos, em ofício enviado à comissão em 18 de junho.

Participaram do encontro virtual do ano passado representantes da Interfama, da FarmaBrasil, da PróGenéricos, da Alanac e da Sindusfarma. Em nome do governo federal, marcaram presença, além de Braga Netto, os então secretário-executivo da pasta, Sérgio Pereira, e subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais, Marcelo Dias Varella, e , à época, chefe de gabinete do órgão, Priscilla Pimentel.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. procure direitinho, dá reunião de 22 de abril, tinham perdido e depois de diversas desculpas esfarrapadas acabaram apresentando. Bando de capachos do genocida.

  2. Este governo não tem nada. Não tem gravação de reunião de interesse público. Não tem atas das reuniões do Gabinete das Sombras, onde eram tomadas às decisões de enfrentamento da pandemia. E como deixa claro o general Braga Netto, também não tem vergonha na cara.

  3. 1- Hoje sabemos que tudo isso foi um esquema, sem qualquer compromisso em salvar vidas. A vacina da BionTech, que depois se associou à Pfizer, era a melhor aposta quanto às vacinas. Pela tecnologia em que é baseada e pelo estágio de know how que tinha no início da pandemia. Mas o Bolsonaro só teve olhos para a Covaxin? Por quê? Todos sabemos. Para mim, o medicamento mais promissor no momento, é um que utiliza a tecnologia Crispr-Cas13.

    1. 2- Mas o Bolsonaro insiste nesses medicamentos ineficazes. Por quê? Todo mundo já sabe. A ciência avança. O Brasil retrocede cada vez mais. Para que serve aquela bosta de pastor no Ministério da Educação? Para desenvolver e tomar conta de carneirinhos? Para que serve o cachorrinho de painel de carro, que é Ministro de Ciência e Tecnologia? Para ir em manifestação política sem máscara, e claro, para comprar Anittas, que deveríamos enfiar no rabo dele, e mandá-lo para o espaço.

  4. Não bastasse um capitão cloroquina, um general da ativa Pinocchio “cabo eleitoral “,agora mais um general especialista em mentiras para acobertar o o Genocida, a troco de💲💲💲. Onde foi parar o Exército de Caxias??!

  5. EU NÃO ACREDITO QUE NÃO TENHA GRAVAÇÃO OU ENTÃO O QUE É PIOR NÃO GRAVARAM DE PROPÓSITO, PRA NÃO DEIXAR PROVAS!!!! GOVERNO FA MENTIRA E AINDA FALA JO 8:32, QUE VERGONHA!!!!!!!!!

  6. Jose , o genocida faz tudo pensado , antes com o PT a gente tinha o exército agora ele comprou a milicada , ou seja está roubando de braçada não respeita nada e a bozolandia acha tudo normal!!!!!

  7. Kkkkkkkkkkk. Está tudo escondido. Do jeito que eles são bestiais, eles certamente gravaram o crime para depois ficarem se regozijando com o resultado. Bozistas são seres delinquentes e genocidas!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO