Cármen Lúcia reitera que lobista é obrigado a comparecer à CPI
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou um pedido da defesa de Marconny Albernaz Faria e reiterou na tarde desta quinta-feira, 2, a obrigatoriedade do comparecimento do advogado, apontado como lobista da Precisa Medicamentos, à CPI da Covid. Cármen Lúcia estabeleceu na noite de quarta-feira que Marconny deveria atender à convocação da comissão para...
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou um pedido da defesa de Marconny Albernaz Faria e reiterou na tarde desta quinta-feira, 2, a obrigatoriedade do comparecimento do advogado, apontado como lobista da Precisa Medicamentos, à CPI da Covid.
Cármen Lúcia estabeleceu na noite de quarta-feira que Marconny deveria atender à convocação da comissão para prestar esclarecimentos nesta manhã. Na decisão, a ministra concedeu ao advogado apenas o direito de permanecer em silêncio quando questionado sobre fatos que pudessem levá-lo à autoincriminação.
Apesar disso, Marconny faltou ao depoimento, sem apresentar justificativas à CPI, e, por meio de seus advogados, pediu que a ministra reconsiderasse a decisão. Cármen Lúcia, porém, avaliou que a defesa reciclou argumentos e afirmou que "a pretensão [do lobista] parece ser tão somente postergar o atendimento da CPI e deixar de cumprir o que por ela determinado".
"A reiteração de questionamentos não desobriga o paciente a cumprir suas obrigações nos termos da legislação vigente, constituindo mera recalcitrância do descumprimento da convocação feita pela Comissão Parlamentar de Inquérito, cabendo a ela – autora como é da determinação nos termos da legislação vigente - decidir sobre a ausência", completou.
Mais cedo, diante da ausência de Marconny, a Advocacia do Senado havia pedido que o STF autorize a condução do lobista "sob vara" para prestar depoimento -- a ministra ainda não avaliou essa petição. Além disso, o plenário da CPI decidiu requerer à Justiça Federal a apreensão do passaporte do advogado por 30 dias, além da proibição de ele deixar o estado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Bartolomeu
2021-09-04 23:57:23A velhinha “Bento Carneiro” deu um show no Kassio Kolão. Mas não deixou de ser do time!
Maria
2021-09-03 07:10:34É UM ABSURDO!!! ELE TEM QUE SER OBRIGADO A IR A CPI !!!!!
João
2021-09-02 18:41:53O vampiro falou……..