Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados

Rua que tem cruzes pintadas no chão virou sinônimo de tragédia no Brasil

Por Milena Armando
01/04/2026
Em Geral
0
Rua que tem cruzes pintadas no chão virou sinônimo de tragédia no Brasil

Reprodução: Agencia O Globo

Na tarde da última segunda-feira (30/3), a Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, foi palco de um grave acidente que resultou na morte de Emanoelle Martins Guedes de Farias, de 40 anos, e de seu filho, Francisco Farias Antunes, de 9 anos.

Eles seguiam pela faixa da esquerda em uma bicicleta elétrica quando teriam sido fechados por um carro não identificado. Com a manobra, acabaram caindo na pista exclusiva de ônibus e foram atingidos por um coletivo da linha 606.

Emanoelle morreu no local, enquanto Francisco chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos durante o trajeto ao hospital.

No dia seguinte (31/3), o trecho amanheceu com duas cruzes pintadas no asfalto e uma mensagem pedindo a implantação de ciclovia.

Pressão por infraestrutura cicloviária

A tragédia gerou comoção e intensificou a cobrança por mais segurança para ciclistas. Moradores passaram a exigir medidas, como a criação de ciclovias bem delimitadas.

No Rio, acidentes envolvendo bicicletas não são raros. A ausência de espaços exclusivos aumenta significativamente os riscos para quem utiliza esse meio de transporte no dia a dia.

Investigações

O caso é acompanhado pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e está sendo investigado como homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

As autoridades buscam esclarecer se a ação do carro que teria fechado a bicicleta foi determinante para o acidente. Imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas para reconstituir a dinâmica dos fatos.

O motorista do ônibus afirmou que não conseguiu evitar o impacto após a queda das vítimas. No entanto, registros iniciais indicam que a condução do coletivo também será avaliada no curso das investigações.

Reprodução: Tribuna do Sertão

Necessidade de melhorias

A legislação brasileira prevê a implantação de ciclovias em áreas urbanas, mas a execução ainda enfrenta entraves.

Embora o Rio conte com trechos estruturados, especialmente na orla, a malha cicloviária é considerada insuficiente e pouco integrada.

Além disso, problemas como expansão lenta e manutenção precária contribuem para aumentar a vulnerabilidade dos ciclistas nas vias da cidade.

Mobilização e próximas ações

Após o acidente, a mobilização por mudanças ganhou força. A prefeitura anunciou a intenção de regulamentar o uso de ciclomotores, incluindo bicicletas elétricas, medida associada à gestão do prefeito Eduardo Cavaliere.

Também estão em discussão ações voltadas à ampliação da rede cicloviária e campanhas educativas para motoristas e ciclistas. O objetivo é reduzir acidentes e tornar o trânsito mais seguro para todos.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Tags: acidentecicloviario de janeiro
Milena Armando

Milena Armando

Jornalista, redatora e revisora.

Próximo post
Reprodução: Unsplash / Josaia Cakacaka

Cientistas descobriram uma ilha inteira formada por restos de comida de humanos antigos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

Foto: Pixabay

Engenharia explica a existência do buraco na tampa da caneta

21/04/2026
Apesar de fofa, a atitude serve um propósito para o cachorro.

Reprodução: Unsplash / Natalie Kinnear

Por que os cães inclinam a cabeça? Não é apenas fofura

21/04/2026
Os nossos amigos peludos estão muito mais ligados a nós do que parece.

Reprodução: Unsplash / Richard Burlton

Um estudo genético em golden retrievers detecta genes ligados a emoções também em humanos

21/04/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.