Júlio Nascimento/PR

‘Capitã Cloroquina’ não poderá ficar em silêncio na CPI, decide Lewandowski

18.05.21 18:59

Conhecida como “Capitã Cloroquina”, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro (foto), não poderá ficar em silêncio na CPI da Covid, conforme decidiu o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal. A audiência está marcada para a próxima quinta-feira, 20.

A defesa de Mayra acionou o Supremo na última sexta-feira, após o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello conquistar o direito de não responder a perguntas que possam incriminá-lo. Os advogados argumentaram que a CPI “vem impedindo o exercício da prerrogativa constitucional contra a autoincriminação, constrangendo de forma inaceitável pessoas inocentes, que sequer estão indiciadas, denunciadas ou condenadas“.

Lewandowski, porém, entendeu que Mayra não demonstrou no habeas corpus, “de forma concreta e documentada, como lhe competia, que corre algum risco de se autoincriminar ou de ser presa em razão de falso testemunho por ocasião de seu depoimento perante a CPI da Covid-19“.

O ministro ressaltou que, ao contrário de Eduardo Pazuello, a secretária não relatou responder a qualquer sindicância, inquérito ou processo, seja na esfera criminal ou administrativa. Para Lewandowski, não há, portanto, “qualquer credibilidade ao receio por ela manifestado de que possa sofrer consequências adversas ao responder a determinadas perguntas dos parlamentares“.

Por isso, na condição de testemunha, ela estará obrigada a revelar tudo o que souber ou tiver ciência acerca dos fatos investigados pela Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Covid-19, podendo ser compelida a assumir o compromisso de dizer a verdade“, frisou.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. E agora Joãozinho? Tua amiga terá que zurrar na CPI a razão pela qual ela matou milhares de brasileiros com produtos químicos ineficazes. Não vá chorar criatura, não vá chorar criatura! O Carluxo prometeu alfafa tenra para você!

  2. É impossível mesmo a um acéfalo raciocinar, compatriota Palhaço Bozo! Não tendo equipamento neurológico para tal, ele segue cego, surdo, mudo e de nariz entupido sem outra opção, atrás de quem lhes desperta uma paixão patológica, por identificação com a mediocridade do seu "amado" ídolo. O bozista é um zumbí condenado a ser idólatra doentio, total e definitivamente irrecuperável!!!

    1. Ah, um detalhe: por estranhamento e inconformismo, ele acha que qualquer ser humano racional é petralha, justamente o outro lado marginal da extrema burrice análoga à dele!!!!

    2. Cloroquina nele, Palhaço Bozo!!!! 😆😆😆😆😆😆

  3. Vai lá, mariacloroquilda, esclarecer para o POVO BRASILEIRO, as razões desse sádico desejo de nos matar. Sabe-se, científicamente, que um psicopata "gruda-se" nos demais psicopatas. Esse depoimento será muito útil também para estudos da psiquiatria forense.

  4. O Fantástico fez uma matéria sobre a empurroterapia nas farmácias, quando laboratórios pagam comissão para os balconistas empurrarem medicamentos para os clientes. Bozo promove a cloroquina da EMS. Será que o Carlinhos Sanches contratou o maior balconista do Brasil? A margem de lucro da vacina é baixa. Já a margem de lucro dos genéricos, é estratosférica. Existe algum interesse das Big Farma na venda de vacinas? E interesse de farmacêutica na venda de genéricos, através da empurroterapia?

  5. To sabendo que a china recomendou o uso da cloroquina. E agora como ficam os inquisidores daquela chamada pela esquerda de "capitao cloroquina"?

    1. É impossível mesmo a um acéfalo raciocinar, Palhaço Bozo! Não tendo equipamento neurológico para tal, ele segue cego, surdo, mudo e de nariz entupido sem outra opção, atrás de quem lhes desperta uma paixão patológica, por identificação com a mediocridade do seu "amado" ídolo. O bozista é um zumbí condenado a ser idólatra doentio, total e definitivamente irrecuperável!!!

    2. Esse comentário é a prova de q bozista é incapaz de um mísero raciocínio lógico. O q o C* tem com as Calças? Esse complexo de vira lata fedorento da extrema esquerda e extrema direita é repugnante. Pq temos que ser lambe botas de EUA ou China!? Se Trump ou China recomendam a cloroquina no rabo de seus cidadãos é problema deles, o que importa é sabermos que a ciência já provou ser um medicamento nocivo para tratar covid. Mas se vc é viciado em cloroquina, então se muda para a China e seja feliz!

  6. Ainda bem. Se todos os depoentes pudessem ganhar HC pra ficarem calados, a CPI podia ser cancelada logo pra não desperdiçar tempo e dinheiro dos contribuintes. Mas, a realidade é que essa CPI está muito produtiva e vai render bons frutos para materializar o impeachment.

  7. Se fosse filiada ao PT, teria o beneficio, pois todos os verdadeiros bandidos que foram depor em diversas CPIs, conseguiram o HC. O lamaçal do STF só aumenta com o atual time de Ministro, onde o julgamento que deveria ser ater aos fatos, antes olha se para quem é o julgamento. Deusa Thêmis, que na figura como Deusa da Justiça e tem os olhos vendados, deve estar rolando no Olímpio.

    1. Como cidadão pagador de impostos e patrão do governo federal, tenho total direito de saber o q realmente o governo fez no combate da pandemia. Se STF é corrupto ou não, político ou não, não tira o mérito acertado da decisão. Sabemos q nem sempre as supremas decisões são de acordo com a constituição q afirma todos serem iguais perante a lei, mas nem por isso devemos exigir q a lei seja nivelada por baixo. O referido togado da reportagem tem conduta tão questionável quanto a do indicado pelo Bozo.

    2. Se fosse PT teria HC, então voltamos a estaca zero. Sempre a politica na frente da verdadeira Justiça. Com nossos ministros parciais e com isso todos perdem

    3. Você tem razão, mas ainda bem q não é petista, pois o povo brasileiro tem o direito de saber a verdade de tudo q o governo federal fez para combater o vírus e a pandemia.

    1. Sim Ronaldo, concordo com vc! Temos total direito de saber isso tmbm! Venho batendo nessa tecla e nao é de hoje, dois erros não fazem um acerto. Muita coisa foi errada no passado e elas jamais devem justificar o presente, mesmo pq o genocida foi eleito para mudar tudo isso e não continuar fazendo tudo errado.

    2. Também temos o direito de saber a mando de quem o dinheiro público, ou seja, nossos impostos, foram desviados, traduzidos em menos hospitais, mais estádios deficitários etc. Isso tudo nos foi negado à época, por quê?

    3. Paulo, o q tem isso com a CPI da covid? Defender o direito de um funcionário publico ficar em silêncio e esconder do povo brasileiro (o verdadeiro patrão) a verdade sobre tudo o que foi feito para combater o vírus e a pandemia é de uma estupidez sem tamanho.

    4. Covardes ! Lewandowski e Renan fraudaram a lei para deixar Dilma elegível. Sócios da irregularidade.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO