Divulgação

Candidatos ao comando da Câmara deixam de lado PEC da Segunda Instância

10.01.21 14:01

Na campanha pela presidência da Câmara, os dois principais concorrentes têm  apresentado aos seus pares as pautas que pretendem priorizar, caso sejam eleitos. Aposta de Rodrigo Maia, Baleia Rossi comprometeu-se, por exemplo, a conduzir as reformas, como a tributária, e a liderar a discussão sobre a prorrogação do auxílio emergencial ou a ampliação do Bolsa Família. Já o candidato de Jair Bolsonaro, Arthur Lira, tem prometido recriar o imposto sindical, democratizar a gestão da casa e apoiar a PEC que institui o voto impresso no país, um notório desejo do presidente da República. Nenhum dos candidatos, entretanto, quer saber de propostas que ajudem no combate à corrupção, como a PEC que prevê a possibilidade de prisão de réus após condenação em segunda instância.

De olho no apoio de parlamentares enrolados com a Justiça, os dois candidatos, na verdade, têm se comprometido a deixar a discussão sobre a segunda instância de lado, na hora de cabalar votos. Presidente nacional do MDB, Baleia tem forte ligação com o ex-presidente Michel Temer, investigado na Lava Jato, e, graças a esse discurso anti-segunda instância, também atraiu para seu bloco o PT, de Lula, e o PSDB, de Aécio Neves. Já Lira, principal expoente do Centrão, também não quer saber de criar eventuais futuros problemas para seus potenciais eleitores na disputa pela presidência da Câmara. Além de não encampar a PEC da Segunda Instância, ele promete nos bastidores abraçar toda pauta que imponha travas à Lava Jato. 

A comissão especial que analisa a PEC da Segunda Instância não se reúne desde março, em razão da pandemia da Covid-19, assim como a maioria dos colegiados do Congresso. E, pelo jeito, não irá se reunir tão cedo, a não ser para desfigurar a proposta.

Crusoé perguntou diretamente a Baleia e Lira se, caso eleitos, pretendem pautar a matéria. Ambos, no entanto, tergiversaram, preferindo transferir a responsabilidade para os colegas. O emedebista deu respostas vagas ao afirmar que, “após a pandemia, todas comissões voltarão a funcionar, inclusive a que aprecia essa PEC”. “Concluído o trabalho da Comissão, a proposta será levada ao Colégio de Líderes para poder ser incluída na pauta”, disse. 

O parlamentar do Progressistas, por sua vez, declarou que o grupo que ele representa “está pautado no regimento interno e na independência da Câmara acima deste ou daquele tema”. “Por isso, podemos com muita tranquilidade abordar qualquer assunto. É uma questão constitucional, que o STF [Supremo Tribunal Federal] já se debruçou sobre algumas vezes, contra e a favor. Existe uma comissão instalada na Câmara discutindo esse tema. Quando estiver maduro, deve ir ao plenário, que decidirá por maioria sobre a questão da modificação ou não da Constituição”, completou. 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Eles vão colocar essa PEC para ser votada em algum dia que não tenha quase ninguém no plenário e vão falar "colocamos em votação e foi rejeitada".

  2. Lógico,que nenhum deles vai querer votar a Pec da Segunda Instância!Já viu corrupto e bandido ser a favor do combate à corrupção?

  3. Estamos fu.. com os três poderes. O legislativo só discute assuntos do seu interesse. O judiciário só vota pela absolvição dos corruptos do legislativo. E o executivo atende os dois para conseguir terminar o seu mandato.

  4. Entre o judiciário e o legislativo, qual será o pior poder? É bastante confortável a atual ditadura do judiciário, a pior de todas.

  5. A maioria deles tem medo que se pela de prisão depois de dupla condenação. Depois, vêm com mimimi de que a mídia quer criminalizar a política.

  6. Santa inocência! Essas eleições estão sendo negociadas dentro dos limites do Acordão da Impunidade, também conhecido como Acordo dos Três Poderes. Como alguém pode imaginar que "a prisão em 2ª instância" possa ser ventilada na mesa redonda da quadrilha instalada no poder no Brasil?

  7. Afinal o que representam os dois candidatos à presidência da Cãmara pro país: Lira aquele do nordeste do atraso e da corrupção oficial, Baleia aquele do pai envolvido em corrupção via papi - Vagner. Em vista disso tudo, só temos que lamentar essa eleição, uma vez que tanto um como outro vão fazer um joguinho combinado para agradar o Mandrião, e com isso, levar seu mandato até 2022.

  8. Uma sentença condenatória é confirmada na instância superior e o bandido continua solto, para que uma corte constitucional (o supremo) decida sobre o fato.

  9. É só mais um fato que prova que o Congresso está cheio de bandidos e amigos dos bandidos !!!! O Brasil é o único país do Mundo que não prende os larápios após a condenação em segunda instância!!!!

    1. Alberto, o Brasil não prende ninguém, seja condenado em 1a. 2a. ou 3a. instância, desde que seja político, juiz ou tenha dinheiro pra comprar a justiça. Ser do terceiro mundo é isso.PQP.

  10. No meio dessa pandemia q o PR não está nem aí pros milhões de infectados e mais de 200mil mortes, uma das prioridades é votar um retrocesso - acabar com a votação eletronica. Pra isso está gastando algo como 1,5 bi na liberação de emendas parlamentares pros aliados votares no ficha suja do Lira. Nosso PR é uma versão piorada do Trump. Em comum, a loucura e o desprezo com o povo.

  11. Deputados e Senadores brincando de legislar. Acordem para as necessidades verdadeiras para tirar o Brasil do atoleiro de forma democrática porque depois será tarde.

  12. Somente o povo, através do voto, pode terminar com o sindicato do crime em que se transformou o congresso brasileiro. Vamos ver se nós teremos sabedoria para isso. De imediato, nada a esperar.

    1. Roberto, voto de um bando de analfabetos e alienados que trocam o voto por um pão com mortadela ou uns santinhos? Vá sonhando.🐴😧

  13. ESTE PAIS NAO JEITO VAMOS TIRAR DO CONGRESSO DOIS ESPERTOS E VÃO ELEGER MAIS DOIS ESPERTOS! COMO CONCERTAR UMA MERDA DESTA E . ESTA IMPRENSA COMPROMETIDA NUNCA CHEGAREMOS UM PORTO SEGURO!

  14. Esses políticos so protegem a si mesmo, 80% dos politicos estao de ra.bo preso com a justiça e fazem de tudo para perpetuar o foro privilegiado e a impunidade. 2022 esta chegando e vai ser muito divertido chutar para fora da politica e para dentro das cadeias essa cambada. 2022 Vamos trazer a Lava jato de volta muito mais forte e vai ser lindo de ver essa cambada na prisão. Daqui a pouco estamos nas ruas reivindicando fim do foro privilegiado, lava toga, segunda instancia e fim da impunidade.

  15. ...e, depois, há quem ache estranhe a bancada da bala querer um candidato próprio. Bolsonaro e Maia são "farinha do mesmo saco".

  16. A classe média está represando sua insatisfação, deixa só essa pandemia passar. Deve ser por medo do povo na rua que o presidente não faz questão nenhuma de acabar com ela. E ainda pensam que é louco. E apenas um político profissional.

  17. E assim, de bandidos apoiados por bandidos, vamos todos nós brasileiros naufragando nestas canoas furadas...nojo de todos vocês..políticos asquerosos

  18. Os dois candidatos só pensam e negociam os interesses dos parlamentares, como se fossem um clube. Pensar no que é bom para o povo: Reforma Tributária, Administrativa, Privatizaçoes de estatais deficitárias, Prisão em Segunda Instância, fim do Foro Privilegiado para essa multidão!!!! Necas. Governam para eles e seus interesses.

  19. Prisão em 2a. Instância e fim do foro privilegiado só sai se a população pressionar e sair às ruas, depois q a vacina fizer o seu trabalho. Acredito q. será coisa só a partir do 2o. semestre.

  20. Sabe quando iremos avançar nas pautas contra a corrupção neste governo? Nunca. E mais, um presidente que foi deputado por cerca de trinta anos, levou os filhos e a ex-mulher para a política, não reestruturou nem os gabinetes, aliás a rachadiha correu solta, vai reformar alguma coisa? Aos poucos os brasileiros vão caindo na real.

  21. Os 🐀🐀 preservando os corruptos e ladroes da câmara ..TODOS REGIAMENTE PAGOS COM NOSSO 💰,LOTADOS DE MORDOMIAS E A GDE MAIORIA ENTERRADOS ATÉ O PESCOÇO EM CORRUPÇÃO E PICARETAGEM .LIXOS SEM CARÁTER

  22. Karl Marx deve estar rindo no seu túmulo. O PT que instaurou no Brasil um regime sindicalista, agora tem o candidato que conta com o apoio de Bolsoanro, que diz ser liberal, querendo fortalecer o sindicalismo. Mas Bolsonaro, nunca foi liberal e sim um corporativista. Ou seja ainda assim Marx ri. Isso fica claro quando em plena crise de saúde e econômica aumenta os gastos bilionários com as Forças Armadas. No Brasil seja a esquerda, seja a tal direita, deixam Marx feliz. Todos eles são marxistas.

    1. Nem covid esses filho da puta pegam. Se morresse uns 5, já nos daria um pouco de esperança de mudanças.

    1. Todos sem vergonhas.Somente as ruas poderão nos salvar !!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO