Adriano Machado/Crusoé

Câmara gastará R$ 108,8 mil com persianas

22.12.19 14:01

A Câmara dos Deputados (foto) desembolsará 108,8 mil reais em persianas verticais e horizontais de alumínio para instalar nos gabinetes de parlamentares e em outras salas do prédio em Brasília.

O valor será pago a duas empresas diferentes, contratadas por meio de pregão eletrônico. Uma receberá 102,1 mil reais para fornecer persianas verticais. A outra, 6,7 mil reais, para as cortinas horizontais.

O contrato com as empresas foi firmado nesta semana e valerá por um ano contado a partir da publicação no Diário Oficial da União, o que foi feito na última segunda-feira, 16.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não importa se é DESVIO ou DESPERDÍCIO, o primeiro transita na esfera criminal sem sombra de dúvida alguma, mas em termos de PREJUÍZO ao ERÁRIO, dependendo do valor, o DESPERDÍCIO pode até ser mais custoso do que o DESVIO.

  2. Fora isto, combater a corrupção miúda é uma forma de se aproveitar para extirpar certos males que atacam a MÁQUINA PÚBLICA e enviar uma msg para os que ficam. SERVIDOR PÚBLICO é aquele que serve ao país e à sociedade, não a si mesmo. É perfeito para se passar um recado antes de se qq REFORMA ADMINISTRATIVA.

  3. Além do mais, é aquela questão, se não é aceitável que o sujeito desvie um "trocadinho" ali que não vai fazer falta para ninguém, pq é que MEGAESQUEMAS de corrupção devem ser tolerados. Quanto mais miúda for a corrupção combatida, mais intolerável esta se torna e com isto o limite do perdoável cai drasticamente. Trata-se de se atuar no consciente coletivo, criando uma cultura e mentalidade que não aceitem que certos indivíduos se locupletem às custas da sociedade.

  4. A corrupção mais importante a ser combatida é aquela que é visível e CASCUDA. Mas o combate à corrupção miúda é tão o até mais importante no trabalho de conscientização que a corrupção em larga escala. Pq é ela que permite ao cidadão perceber o CARÁTER SISTÊMICO da corrupção. Se até o Zé das couves mete a mão no dinheiro público, então é pq a coisa é generalizada. É aí que o cidadão fica mais ainda com cara de TROUXA, pois vê que a sacanagem não tem limite.

  5. Basta pensar nas câmaras municipais e assembleias estaduais para ver que a oportunidade para gente mal intencionada é grande. Se a ocasião faz o ladrão, então deve ter muita sujeira. Dentro todos os cidadãos, o SERVIDOR PÚBLICO é justamente aquele que deveria dar o maior exemplo. Quem não se lembra de Agaciel Maia? Está certo que os salários do servidores do Senado são polpudos, mas o patrimônio declarado de Agaciel Maia, que se supõe seja desinflado, não é para muitos.

  6. Se com todos os olhos em cima, a MÁQUINA PÚBLICA é paraíso para todo tipo de DESVIOS e DESPERDÍCIOS, o que acontece quando não tem ninguém olhando? Todo mundo, até o mais reles funcionário se acha no direito de tungar ou desperdiçar dinheiro público. Em um orçamento que ultrapassa a casa dos 100 milhões anuais, mesmo um percentual pequeno cobrado em uma série de contratos já poderia facilmente assegurar um valor na casa do milhão.

  7. A diferença de valor poderia ser meramente em virtude das quantidades contratadas, mas o que chama a atenção é o fato de que as persianas são trocadas todos os anos nas mesmas faixa de valor. Será que elas não aguentariam pelo menos uns dois anos, no mínimo? Já seria metade do valor economizado. E se o tempo útil médio delas fosse de uns 5 anos, com um funcionário diligentemente checando quais persianas deveriam ser trocadas eventualmente em virtude de degradação aparente?

  8. É, grande Igor, essa informação faz sentido aqui. Qual a relevância? Houvesse ao menos um desproporção mínima! Sem fundamento, caro Igor.

  9. Extremamente relevante essa informação Igor, você esta mais para fofoqueiro do que jornalista. Procure ser mais escrupuloso com as informações.

  10. Srs, boa tarde. Eu não vejo nada demais nisso, pois o prédio é muito grande e tem insolação leste e oeste muito grandes. Moro num apartamento de 160 m2 e há 5 anos fiz uma reforma e instalei persianas em todos os cômodos. Gastei R$ 10 mil no total. A área de persianas deu em torno de 30 m2. Sugiro, antes de publicar a matéria e sua manchete, que se faça a conta por m2 de persiana e somente fazer alarde se estiver fora de parâmetros usuais.

  11. Com dinheiro alheio fica tudo fácil e barato. Os políticos estão pouco se lixando para o povo, como já foi dito pouco tempo atrás.

  12. Caro Igor Gadelha: agradeço a você pelo ingrato trabalho de manter abastecidas nossa curiosidade e necessidade mórbidas por novidades a qualquer preço. Quero dizer que acho injustos os epítetos grosseiros que lhe são dirigidos. Bom trabalho.

  13. Normal e de acordo com a LEI 8.666, o q temos p nos balizar. VAI SE FUDET CRUSOÉ!!!Ganham horrores às ñ custas!. Q tal na pele do argentino da vez?

Mais notícias
Assine agora
TOPO