Reprodução

Câmara dos EUA aprova impeachment de Trump por insurreição

13.01.21 18:27

Em um Capitólio protegido por milhares de membros da Guarda Nacional (foto), a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta, 13, o pedido de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A acusação de “incitação à insurreição” contou com o apoio de 232 deputados. Para que o impedimento fosse aprovado, era preciso obter a maioria simples, de 218 deputados. Há 222 democratas na Casa.

O presidente deve ser destituído. E acredito que ele também deve ser condenado pelo Senado. Esse é um remédio constitucional que manterá a república a salvo desse homem que está tão decididamente determinado a destruir as coisas que são importantes para nós e que nos unem. Não me dá nenhum prazer dizer isso. Isso parte meu coração”, disse a presidente da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi.

O placar apertado mostra que, mesmo após a invasão do Congresso por apoiadores de Trump no dia 6, a maioria dos republicanos, 197 deputados, preferiu não endossar o impeachment. Apenas 10 deles votaram a favor. Alguns culparam o presidente pelo assalto ao prédio, mas argumentaram que eram contra o impeachment por outros motivos, como a falta de um julgamento adequado no tempo devido. “Acredito que o impeachment do presidente em tão pouco tempo seria um erro. Nenhuma investigação foi concluída. Nenhuma audiência foi realizada“, disse o líder dos republicanos na Câmara, Kevin McCarthy.

Nas duas votações de impeachment que ocorreram em fevereiro do ano passado, os resultados foram parecidos. A acusação de abuso de poder contou com apoio de 230 deputados e a de obstrução do Congresso, de 229. Nessas duas ocasiões, nenhum republicano apoiou as propostas.

O líder dos republicanos no Senado, Mitch McConnell, avisou nesta quarta, 13, que não convocará a Casa antes da posse do democrata Joe Biden. Sendo assim, o Senado só poderá votar o impeachment de Trump depois de ele deixar a Casa Branca. Os democratas pensam em aguardar 100 dias do governo de Joe Biden para levar o impeachment para o Senado, que então terá maioria democrata. Para que o impeachment seja aprovado no Senado, serão necessários dois terços dos votos. Será preciso, então, que 17 republicanos votem a favor da destituição.

Com um impeachment tardio no Senado, o objetivo dos democratas é retirar os direitos políticos de Trump e impedi-lo de se candidatar em 2024. Ele também poderia perder alguns benefícios, como a pensão vitalícia dada a ex-presidentes. “Caso sofra um impeachment, mesmo que mais tarde, Trump ficaria inelegível para sempre, com a peculiaridade de que, nos Estados Unidos, uma vez presidente não é possível mais concorrer a outros cargos eletivos“, diz o advogado Acácio Miranda, especialista em relações internacionais.

Com a sessão desta quarta, Trump torna-se o primeiro presidente americano a ter o impeachment aprovado na Câmara dos Deputados duas vezes.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Por enquanto, até que a vacina venha, segue o vírus, dando uma lição aos incautos políticos. Cairão todos (sem exceções) os que quiserem usar da ciência em benefício próprio. Eventos de saúde não pedem licença, apenas acontecem e seguem seu curso natural, a história já ensinou, mas poucos entenderam a lição. Entender prioridades da vida em sociedade ainda é um desafio para os maus políticos. Fica a lição de Trump e a vitória do vírus.

  2. Os republicanos estão apenas preservando o próprio partido. Admitir o impeachment é uma confissão de culpa que pode desacreditar o partido por muito tempo.

  3. Agora, presidente Rodrigo Maia, contamos com sua coragem para abrir o processo de #ImpeachmentDeBolsonaroUrgente! Veja a altivez da sua colega presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, com 80 anos de idade.

  4. E no Brasil? Lula, Bolsonaro, STF, Câmara e Senado unidos para se autopreservar e jogar todo o esforço do povo e da Lava-jato, contra a corrupção, na lata de lixo. Só Jesus nessa causa.

  5. No site de Veja está escrito "direitos políticos serão caçados"(sic) - o correto é cassados. É a morte anunciada do jornalismo, até da Veja. E "Crazy Nancy" como nunca incorporando Eduardo Cunha - não é um elogio. Uma pena, Trump foi derrubado pelo vírus chinês.

    1. Modestino certamente não consegue compreender a realidade. Pudera, está é uma característica típica dos bozistas! Fazer o que? Apenas rir!

    2. Concordo plenamente que o Virus Chines foi a grande causa da derrubada do Trump, Apesar do tamanho do socorro financeiro distribuído às empresas e a grande parte da população. É muito difícil um governante se manter após momentos de crise. Se ele tenta segurar a economia é acusado de negligenciar a peste....

    3. Trump foi derrubado pelo próprio Trump. Se ele tivesse de comportado dignamente durante a pandemia, ele poderia ter tido alguma chance. Como ele se comportou como um ser bestial, igual ao Bozo daqui, ele foi defenestrado do poder. O Bozo também o será. É tudo uma questão de tempo.

    1. Sabe Fábio, eu tbm quero mais é o impeachment aqui. Mas o impeachement do maluco do Trump terá efeitos didáticos consideráveis.

  6. Não houve alarido quando o impeachment foi aprovado . Havia consenso . A “surpresa”de votos republicanos era de conhecimento geral . O fim da gestão Trump pouco importava para a decisão qto ao impedimento . Não é o tempo que importa , mas o princípio. Trump será defenestrado da vida política . No partido dele , poucos são os parlamentares que verdadeiramente o apoiam . A votação de hoje decide a das próximas semanas . Só os que o endeusam o seguirão . O resto dos eleitores logo o esquecerão .🙌

    1. Tomara q os eleitores dele realmente esqueçam este... sinceramente, não encontrei uma palavra para defini-lo sem desrespeitar as regras de convivência social... mas o Trump é um perigo para o mundo.

    1. Aqui no Brasil só pessoas honestas levam desvantagens.....os larápios se dão bem em tudo.

  7. Agora só falta os deputeiros brasileiros interditarem o Bozo por genocídio. Não sei o que está faltando. População na rua?

    1. deputeiros...kkk boa ☺️☺️ gostei...são mesmo meretrizes de dinheiro 💸💸 público

  8. IMPEACHMENT JÁ. Fora Pinóquio que ocupa a presidência da república. Alô Rodrigo Maia, há parlamentares na Câmara Federal que defendem os interesses do Brasil e da população brasileira? O que V. Exa. está esperando para abrir um processo de impeachment contra o Pinóquio que ocupa a presidência da república? Até quando os interesses do nosso país e da população brasileira serão ignorados por V. Exa e pelos demais parlamentares do Congresso Nacional? Vocês serão cobrados pela história.

    1. You are barking to the wrong tree. Corruption is the way of life of your idol — Pinóquio-Peculato-Facista-Genocida-Negacionista. Have a great life.

    2. Vocês são um bando de corrupto, que ficam sempre à espera de uma boquinha, toma vergonha na cara é procure um emprego

  9. Os parlamentares do Congresso Nacional do Brasil deveriam seguir o exemplo dos parlamentares do Congresso dos EUA. A Sra Nancy Pelosi é uma mulher de coragem, dignidade e defensora dos interesses dos EUA e da população americana. Parabéns a todos os homens e mulheres dignos e patrióticos. Um exemplo de caráter e patriotismo para todos nós. Enquanto isso ao sul do equador, os parlamentares continuam anestesiados. IMPEACHMENT JÁ para o Pinóquio que ocupa a presidência da república.

  10. SÓ ME ARREPENDO É DE NÃO TER ASSINADO ANTES!!! QUANDO VENCER MINHA ASSINATURA QUERO RENOVAR!!!! PARABÉNS CRUSOÉ !!! PARABÉNS ANTAGONISTA!

    1. Suspendi minha assinatura porque esta equipe de jornalista são tendenciosos é muito

    1. Nancy Pelosi, assim como a Kamala Harris, é esquerdista e defendeu um governo único no mundo. Com Biden no poder os americanos sentirão saudades do Presidente Trump.

    2. A Sra Nancy Pelosi é uma mulher de caráter e defensora ferrenha dos interesses dos EUA e da população americana. Onde estão os parlamentares que defendem os interesses do nosso país e da população brasileira? Onde estão? IMPEACHMENT JÁ. Fora Pinóquio-Peculato-Facista-Negacionista.

    1. Estou feliz de que os Bozo mitos estão deixando de ler a Crusoé e o Antagonista, pois ficarão mais burros e por fora do que NUNCA. A revista Crusoé e o Antagonista foram quem mostrou a podridão do PT e seus parceiros e agora está mostrando as falcatruas do mitomentiras.

    2. Também eu e não estou conseguindo. Ainda não achei o caminho.

Mais notícias
Assine
TOPO