Adriano Machado/Crusoé

Câmara aprova MP que aumenta salários de policiais e bombeiros do DF

21.09.20 14:55

A Câmara aprovou nesta segunda-feira, 21, medida provisória que fixa reajuste de 25% na vantagem pecuniária especial paga a policiais militares e bombeiros e de 8% na remuneração de policiais civis do Distrito Federal. O texto segue para o Senado.

Por se tratar de uma MP, a norma começou a valer em maio, quando foi publicada. Para ter vigência definitiva, contudo, precisa do sinal verde do Congresso até esta terça-feira, 22. Com o benefício, os salários de delegados de classe especial, por exemplo, passaram de 22.805 reais para 24.629,40 reais.

Somente Novo e PSDB orientaram voto contrário à medida. Tucano, o deputado Samuel Moreira lembrou que as remunerações de outras carreiras foram congeladas até o fim de 2021, destacou dados do IBGE que mostram que a fome no Brasil aumentou em 43,7% ao longo dos últimos cinco anos e deu enfoque às altas dívidas da União. “Achamos até que são categorias que merecem, mas, infelizmente, nesse momento, nós não podemos votar este aumento”, completou.

O Congresso abriu as portas para o reajuste em 13 de maio, quando alterou a Lei de Diretrizes Orçamentárias deste ano, prevendo o pagamento retroativo a janeiro. A proposta deu aval a gastos de 364 milhões de reais com o aumento de de policiais militares e bombeiros e de 141 milhões de reais com o incremento no contracheque dos policiais civis. 

O governo argumenta que, apesar do impacto milionário, os reajustes a profissionais do DF não se traduzirão em aumento das despesas da União, pois os recursos serão provenientes de uma reorganização da verba já destinada para ao Fundo Constitucional do DF.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Lamentável! Enquanto isso, Policiais Militares dos demais Estados ficam na mesma. Antes de ser presidente, era a favor da PEC 300. Depois de eleito? Sei. Obrigado pelo espaço!

  2. Câmara aprova.... Atos do executivo são feitos pelo legislativo e judiciário, infelizmente está havendo um desmando nesse país e a desculpa da pandemia é somente para alguns.

  3. Alberto (Belém-Pa). Este governo populista governa para corporações e não para o conjunto da sociedade. O que o DF produz de receita para fazer frente a tantas despesas ? O contribuinte brasileiro é quem vai arcar com esse aumento de despesas para esses policiais/militares que não são referência em eficiência nos serviços prestados ao cidadão.

  4. Um absurdo! Os salários dos policiais civis e militares do DF sempre foram os melhores do que dos Estados. Cadê a isolomia que deveria prevalecer. País do atraso. Sem nenhuma pespectiva de melhora. Fundamentalizado cada vez mais na ignorância .

  5. Independente de algum Fundo ou não, a aprovação desse aumento é uma afronta diante da situação caótica que estamos vivendo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO