Presidência da RepúblicaBolsonaro com Trump: imitar o ídolo pode não ser um bom negócio

Brasil poderá exportar mais 80 mil toneladas de açúcar aos EUA

21.09.20 15:51

Os Estados Unidos abriram uma cota adicional de 80 mil toneladas para exportações de açúcar bruto brasileiro. O presidente Jair Bolsonaro fez o anúncio nas redes sociais, nesta segunda-feira, 21. 

“A quota para o açúcar brasileiro nos EUA passa de 230 para 310 mil toneladas e, por lei, beneficiará exclusivamente os produtores do Nordeste”, escreveu o chefe do Planalto.

A atribuição preferencial é um gesto do governo norte-americano. Há 10 dias, a Câmara de Comércio Exterior, órgão vinculado ao Ministério da Economia, aprovou uma nova cota de importação de 187,5 milhões de litros de etanol livre de impostos dos Estados Unidos.

– O Representante Comercial dos EUA (USTR) comunicou hoje ao Chanceler Ernesto Araújo que o Brasil receberá uma quota…

Posted by Jair Messias Bolsonaro on Monday, September 21, 2020

 

A iniciativa brasileira, cuja vigência é de 90 dias, interessava ao chamado “cinturão do milho”, importante filão eleitoral no meio-oeste na corrida presidencial de Donald Trump. A importação de etanol de países de fora do Mercosul tem uma tarifa de 20%, o que provoca protestos entre fazendeiros norte-americanos.

Logo após a aprovação da nova cota, naquele dia, o Itamaraty afirmou, em nota, que o diálogo dos próximos três meses buscará “resultados recíprocos e proporcionais que gerem comércio e abram mercados para o benefício” de ambas as nações.

Agora, dias depois, Bolsonaro comemora a resposta norte-americana. “Trata-se já do primeiro resultado das recém-abertas negociações Brasil-EUA para o setor de açúcar e álcool, conduzidas no Brasil pelo MRE [Ministério das Relações Exteriores] e nos EUA pelo USTR [Representante Comercial]”, pontuou.

Para o Brasil, porém, o volume adicional da cota de açúcar representa uma parcela pequena das exportações da commodity, que, apenas em agosto, totalizaram 3,7 milhões de toneladas.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. E tome de plantar cana de açúcar; como nintendo da escravidão! Não conseguimos vender nenhuma tecnologia. País sem avanços científicos, o nosso.

  2. Façam as contas para vocês descobrirem que isso foi um acordo Caracu. Os Estados Unidos entraram com a cara e o Brasil entrou com o resto. E os Bozistas aplaudem isso, kkkkkkkkkkkkkkk!

  3. O contribuinte pagando (um montão) por um alcool que só beneficia uma parcela muito restrita de canavieiros. Até aqui é ridículo!

  4. "primeiros resultados.. negociações brasil -EUA.. setor de açúcar e álcool" o kct. Agradeça-se ao br se deixar usar pra cravada em maduro, PARA ELEITORABILIDADE DE BOZO GRINGO. Por menor q seja.. deviam repartir com vnzlanos, o "êxito".

    1. Eu acataria o conselho de refletir, de alguém q não começasse o assunto chamando o interlocutor.. (no caso eu) de bossal. Assim não posso.. sou no entanto, delicada e educada demais pra te dizer VTNC q deve estar precisando, pra relaxar e se acalmar. Chama de críticas infundadas: FATOS. Só citei fatos. Se é portador de dissonância cognitiva.. não leia meus comentários.. não lhe servirão de nada. Siga os dois conselhos.. e reflita, mundo não cabe na sua pequena cabeça. Abraço.

    2. Deixa de ser boçal!!! Críticas infundadas. O Mundo não cabe no seu bolso. O Comércio Mundial é trepidante. Se não fizermos acordos que interessam ao Brasil, e em contrapartida os EUA, faremos como os governos vermelhos, que se associaram a escória mundial. Dá tempo: Reflita.......

Mais notícias
Assine agora
TOPO