Butantan pede à Anvisa autorização para uso emergencial de 4,8 milhões de doses da Coronavac
O governador de São Paulo, João Doria (foto), anunciou que o Instituto Butantan entregou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, nesta segunda-feira, 18, um pedido para o uso emergencial e temporário de um segundo lote da Coronavac, formado por 4,8 milhões de doses da vacina. O estoque, disponível na sede do órgão, foi inteiramente...
O governador de São Paulo, João Doria (foto), anunciou que o Instituto Butantan entregou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, nesta segunda-feira, 18, um pedido para o uso emergencial e temporário de um segundo lote da Coronavac, formado por 4,8 milhões de doses da vacina. O estoque, disponível na sede do órgão, foi inteiramente produzido no Brasil.
Uma nova solicitação é necessária porque, na tarde de domingo, 17, a agência reguladora permitiu somente a utilização de 6 milhões de doses da Coronavac, importadas da China, e de 2 milhões de doses da vacina de Oxford, compradas da Índia.
A aprovação, no caso da Coronavac, ficou condicionada à assinatura de um termo de compromisso entre o Butantan e a Anvisa para a entrega, pelo Instituto, do relatório de imunogenicidade até 28 de fevereiro. O documento indica a capacidade do imunizante de provocar uma resposta imune.
"Estamos seguros de que a análise será feita pela Anvisa com o mesmo critério, cuidado e a mesma agilidade com que ontem liberaram as 6 milhões de doses da vacina do Butantan, a vacina do Brasil", disse Doria, em coletiva de imprensa, no Palácio dos Bandeirantes.
Assim que a autorização for expedida, o novo estoque de vacinas será distribuído entre os 26 estados e o Distrito Federal. A divisão ocorre de forma proporcional ao número de habitantes de cada unidade federativa.
De acordo com o diretor-presidente do Butantan, Dimas Covas, o novo aval servirá, ainda, para os demais lotes produzidos pelo Instituto durante as próximas semanas. "Uma vez aprovado, a produção do Butantan será feita de acordo com esta autorização. Não haverá necessidade de todo lote ser requisitado", detalhou.
"Aí sim poderemos chegar a produção adicional de 35 milhões e, eventualmente, no acréscimo já mencionado ao Ministério da Saúde de 56 milhões de doses", completou, ressaltando que um novo carregamento de matéria-prima para a fabricação da Coronavac aguarda liberação do governo da China, mas já está pronto para embarque.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
PEDRO
2021-01-18 16:12:48O palhaço travestido de governador é uma graça no palco..
Maria
2021-01-18 16:03:16Vai recomeçar a novela. Não dá pra autorizar logo tudo.
GUY WTTH A SPIKE
2021-01-18 15:20:25butantan 7x0 fiocruz esperaram o que do HELL de janeiro?? contribuições do rio para o brasil: FUNK-MAIA-CABRAL-PAZUELO-EDUARDO CUNHA-JOGO DO BICHO-MILICIAS-ARRASTOES-AGUA PODRE NAS TORNEIRAS-BALA PERDIDA-ANITA-INTECTUALISMO DE MERDA-DEBOCHE -BOLSONARO E OS ZEROS
PAULO
2021-01-18 15:14:30Governador Doria. Sei que não é da alçada do senhor. Mas é urgente alguém fazer um "bypass" com a China no que tange um fluxo contínuo de insumos para as vacinas. O Bolsonaro e sua política externa desastrosa, será um entrave para o avanço desse processo. Se a decisão fosse minha, eu já designaria o senhor como nosso negociador, falando para os chineses que é questão de tempo para Bolsonaro cair fora. Sendo assim, uma boa vontade da China quanto às nossas demandas, seria a volta da amistosidade.
PAULO
2021-01-18 15:06:25Gostaria de pedir desculpas para todos os colaboradores da ANVISA. Ontem eu assisti toda a apresentação para a aprovação das vacinas. A ANVISA me surpreendeu positivamente. Colocar de forma enfática, que não existe tratamento eficaz até o momento para a Covid, foi um ATO DE CORAGEM. Nessa guerra politica, por vezes sou levado a cometer injustiças. COLABORADORES DA ANVISA, VOCÊS MERECEM O RESPEITO DO POVO BRASILEIRO.
Jose
2021-01-18 14:53:24Ontem a Anvisa desmoralizou o negacionismo bozista, o Bozo genocida e os Bozistas cúmplices do necrogoverno. Daqui para frente não há mais retorno. Vamos vacinar todo mundo e logo depois expulsar o genocida do poder. Ele passará a morar na Papuda. Evidências e que não faltam para os crimes que ele cometeu!
Neusa
2021-01-18 14:39:01Instituto Butatan patrimônio do povo de bem brasileiro! Ciência e tecnologia salvando vidas! Cho negacionistas! Cho gado ignorante! Vida que segue com VACINA DA CHINA!
Claudio
2021-01-18 14:27:56não vi o calcinha justa se vacinar. Poderia ele me esclarecer se quem já adquiriu a COVID está imunizado pra sempre?
Nádia
2021-01-18 14:10:13Olhando rapidamente a foto parece q ele tá segurando um pente de memória de pc.. kkkk Engraçado mas é vdd. Essa impressão me fez pensar q é mais ou menos isso q é mesmo.. Nessa foto ele segura aquilo q nos traz de imediato à memória todo esse período..e toda confusão, balbúrdia, tristeza q tem tomado conta do brasil há algum tempo. Esse é um pente de memória mesmo.. e traz/trará de imediato à mente da população todo o descalabro q o país tem vivido.. imagens grotescas.. lamentos.. choro.Horror.
Ricardo
2021-01-18 13:30:29A vacina chinesa do Doria salvando o Brasil, engole essa JB!