Adriano Machado/Crusoé

Bolsonaro: ‘Quem decide se um povo vai viver na democracia ou na ditadura são as Forças Armadas’

18.01.21 14:07

O presidente Jair Bolsonaro (foto) deu novo fôlego ao discurso ideológico e afirmou nesta segunda-feira, 18, que são as Forças Armadas as responsáveis por decidir se um povo vive sob o regime democrático ou a ditadura militar. O chefe do Planalto observou que, no Brasil, ainda há liberdade, mas alegou que “tudo pode mudar” caso a população não reconheça o valor dos militares.

Bolsonaro falou sobre o assunto em conversa com apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada. O presidente voltou a dizer que seus adversários políticos pretendem implementar o socialismo no país e acrescentou que “o pessoal parece que não enxerga o que o povo passa, para onde querem levar o Brasil“.

Por que sucatearam as Forças Armadas ao longo de 20 anos? Porque nós, militares, somos o último obstáculo para o socialismo. Quem decide se um povo vai viver na democracia ou na ditadura são as suas Forças Armadas. Não tem ditadura onde as Forças Armadas não apoiam. No Brasil, temos liberdade ainda. Se nós não reconhecermos o valor destes homens e mulheres que estão lá, tudo pode mudar“, declarou.

Na sequência, o presidente questionou a apoiadores como estariam as Forças Armadas se Fernando Haddad, do PT, tivesse saído vitorioso das eleições de 2018. Bolsonaro especulou quem seria o ministro da Defesa no eventual governo do petista, citando três opções: o fundador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, João Pedro Stédile, o ex-líder do movimento José Rainha, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em resposta, nas redes sociais, Haddad afirmou que, caso tivesse vencido a corrida presidencial, “as Forças Armadas estariam prestigiadas no seu devido lugar“.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. |Com esse comentário, o congresso nacional precisaria se reunir imediatamente para decretar o impeachment desse governo

  2. Fico imaginando até quando as gloriosas Forças Armadas continuarão inertes perante as boçalidades bolsonaristas que as enredam. Será que os militares precisam passar por isso? Serem usados como subterfúgio para acobertar asneiras de um PR que demonstra ser um desastre nacional? Não está na hora das Forças Armadas se pronunciarem contra essa desmoralização???

  3. BOLSONARO, NAS FORÇAS ARMADAS SEMPRE CONFIAMOS. NÓS NÃO CONFIAMOS, É EM UM CAPITÃO EXPULSO DO EXÉRCITO, QUE NÃO TEM COMPETENCIA PRA NADA. ENVERGONHANDO AS FORÇAS ARMADAS E DESTRUINDO O BRASIL.

  4. O País com Bolsonaro esta bem melhor que com os Governos passados e se Dória esta pensando em 2022, pode voltar as suas empresas.

    1. Melhor em quê? Só vejo intrigas causados por um presidente medíocre e desagregador!

  5. Toda vez que ele é pego em contradição ou se sente ameaçado por sua própria incompetência, ele vem com uma conversa para chocar e desviar a atenção. Como Lula, sempre fala para a claque. O cercadinho é seu império. Conversa pros bois dormirem.

    1. É um Lula com sinal trocado. Até na qualidade dos filhos se assemelham.

    2. militares honram as suas fardas e bota este genocida no lugar dele,o povo nao aguenta mais, 210 mil mortes e o pais quebrando e ele dando a entender que o exército esta com ele.chega disso sejam patriotas de verdades,cargos e dh nao é tudo

  6. As forças armadas devem estar é envergonhadas, com essas suas colococações, as burradas do seu governo, e esse ministrinho da saúde, que só faz burradas te ouvindo!!

  7. Lamentável em.plena crise humanitária..o diversionista entra em AÇÃO para se isentar de sua responsabilidade..IMPEACHMENT JÁ ..

  8. As Forças nunca passou por tanta decepção como nesse governo Bolsonaro... perdeu todo o prestígio que tinha com a Nação Brasileira.

  9. Se o Haddad tivesse vencido as eleições, as Forças Armadas não estariam desmoralizadas como estão agora, participando e apoiando o pior governo que esse país já viu... Infelizmente, os militares perderam a oportunidade de saltar fora desse governo lá atrás, quando começou o desmonte da Justiça, logo após a terrível descoberta de que a família Bolsonaro tinha muitos esqueletos no armário... Agora é tarde. Ele arrastou os militares pra lama...

    1. E se o povo não tirá-lo já do governo, vai arrastar o pais pro precipício. Dia 24.1. todo mundo nas ruas.

  10. Não falou nenhuma mentira. Basta olhar para Irã, Venezuela, Cuba e as já desfalecidas republicas soviéticas. Todas as ditaduras se mantem graças a conivência ou apoio de forças armadas, afinal não existe grito, voto ou bandeira que pare um canhão. Se Dilma tivesse apoio irrestrito das Forças Armadas, alguém acha que ela teria saído? Obvio que teria feito igual ao Maduro.

  11. Parece que no Brasil estamos falando de política onde só existe este estrupício 17 e Haddad 13, temos dois anos, será que não teremos nada melhor pela frente para ajudar este país sair do buraco? Ou são todos farinha do mesmo saco?

  12. Um Congresso forte e atuante é a base da democracia e, infelizmente, o que temos é um bando que se preocupa apenas com o próprio bolso. E nós somos culpados de lá colocarmos tipos como o Lira, o Alcolumbre, o Maia, o Ciro Nogueira, Glesi Hoffman e outros lixos.

    1. E quanto às forças armadas elas, historicamente, nesse assunto, quando ela atua é em apoio à ditadura. Qual idiota iria querer um Boçalnaro, ou qualquer outro, como ditador do Brasil?

  13. Nossa como este sujeito fala asneiras, quer dizer que a Constituição de 88 não vale nada??? Estamos num regime democrático, tivemos 30 anos de esquerda no poder e agora temos a direita, quem escolheu o caminho foi o povo. As forças armadas tem o seu papel constitucional. Não precisamos de regimes totalitários com ou sem militares, temos maturidade ora decidir o que queremos.

  14. Os militares já enxotaram um capitão indisciplinado, logo vão enxotar um presidente medíocre, incompetente e desagregador!

  15. E os maus e bons políticos tem parte nesta historinha de ditadura versus democracia. Bolsonaro se revelou um mau político; com seu despreparo e suas mentiras está fazendo a esquerda suspirar aliviada. É pena que este trapalhão ainda engane muita gente.

  16. Infelizmente Bolsonaro tem razão e vcs tem parte de culpa, pois vcs somente criticam esse governo, parece que não existe nada de bom, será quem vcs querem a esquerda de volta, talvez um idiota como Hadd? É foda de ler o que vcs estão escrevendo PQP. Acreditei em vcs já tenho mais de um ano assinatura com vcs, será que joguei dinheiro no lixo?

    1. Esse pensamento binário ainda vai nos levar a muitos anos de atraso. Ninguém aguenta mais essa conversa. Chega!

    2. Nem um idiota feito o Haddad nem um idiota feito o Bolsonaro! Precisamos de um Estadista! Pena que não se consegue ter nenhum à vista quando se olha para os que estão hoje no poder! Enquanto isto, seguimos afundando...

  17. “Quem decide se um povo vai viver na Democracia ou na Ditadura são as FORÇAS ARMADAS. Não tem Ditadura onde as FFAA não apoiam” . São as palavras do presidente BolsoNero. A psicopatia do genocida chegou ao seu nível mais alto.E agora, senhores congressistas e ministros do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL??? Vamos ficar de braços cruzados, assistindo este ultraje, que parece mais uma ameaça do que fanfarronice de um de um psicopata/sociopata.

  18. Nojento esse Jair andando que já está cagando. Quem decide se vamos ter democracia ou não é o povo. Que infelizmente, está dando ouvidos a essa baboseira proferida por esse energúmeno. Tudo que lhe é contra só sabe tachar de comunismo. Garanto quer na sua mediocridade, ele não tem a menor noção do que é comunismo. Aliás, os países que foram ou são comunistas são mantidos por seus exércitos. Basta ver.

  19. Hugo Chavez era Coronel do Exercito. Lamarca era Capitão do Exército. Bolsonaro desesperadamente tenta desviar o assunto após a completa desmoralização a que foi submetido ontem. Patético

  20. Antes de mais nada é preciso aposentar os generais molengas e colocar gente nova e dura. Caras sem mulheres e filhos, com nada a perder. Dizia um capitão do Exército, pouco antes da Revolução de 1964: "Deem o primeiro tiro que eu respondo pelos demais". o cara tinha uns 35 anos, salvo engano.

    1. Eu estou aqui! Ajudei a eleger e estou ajudando a tirar essa desgraça de lá! #nãoespereimpeachmentjá

    1. Exatamente. Cortina de fumaça para disfarçar a imensa derrota política para Dória!! No fundo ele adoraria um golpe que o colocasse no poder como aconteceu na Venezuela.

    2. Por sinal, o Amazonas é governado por um bozista! Portanto, o bozismo é duplamente culpado pelas mortes dos nossos irmãos. Quem for bozista é cúmplice de genocídio! Simples assim!

  21. Reformulando a frase do Bolsonaro: "QUEM DECIDE SE VAI VIVER OU MORRER NUMA DITADURA, É CADA UM DOS BRASILEIROS." Cercadinho a parte, não existe nenhum risco para a nossa democracia, além do Bolsonaro. Não acredito que as Forças Armadas aderem essa loucura. Eu desafio o Bolsonaro a ser macho. Ficar falando e não fazer, é coisa de moleque. Caminha nessa direção. MAS TE LEMBRO NOVAMENTE: " A MERDA DEPOIS QUE SAI PARA FORA DO CORPO, NÃO VOLTA MAIS PARA DENTRO." Tudo tem consequências.

    1. Macho ele não é. Sempre foi um grandíssimo covarde, pois mesmo armado foi roubado por um ze mane qualquer em uma rua movimentada no Rio.

    2. Como disse a Dilma depois que o dentifrício sai do tudo é difícil colocar de novo! 🤣🤣🤣

  22. Ele se esforça por puxar o saco do Exército com a esperança de q um dia, caso "precise" eles o socorram.. e, espero q não. Espero q ele não "tente criar a necessidade".. mas caso crie, tenho sincera esperança de q não há, hoje na ativa, excetuando pazzuelo, cabeças tão burras q lhe dariam atenção..

    1. Não é só você.. Tenho tantos comentários não publicados q às vezes até desanimo.

  23. Senhor Presidente Vossa Excelência não tem moral para falar das Forças Armadas lembre-se que foi afastado por insubordinação e se acha no direito de pedir proteção para o Senhor e seus filhos. O Senhor não devia nem dizer que foi Militar pois o Senhor é um despreparado

  24. Há duas intenções por traz de mais essa bravata do Jair: pautar a mídia com uma ameaça de ditadura, para desviar as atenções sobre o cenário de caos na saúde pública e na economia, e instigar as Forças Armadas contra aqueles que reagirem às declarações irresponsáveis. Um detalhe: o Jair insiste em se apresentar como militar, função que ele não exerce há mais de 30 anos e da qual ele foi expulso com acusações de indisciplina e terrorismo. O Jair não passa de uma farsante oportunista.

  25. Sr Presidente, a nossa Constituição Federal é sagrada! Ninguém está acima da Lei! Ameaças desse naipe é igual a pólvora do trabuco enferrujado da ignorância! As nossa Forças são INSTITUIÇÕES DE ESTADO e não de milícias. Respeite o povo dessa NAÇÃO @

  26. Meus informantes nas forças armadas de todos os rankings falaram o seguinte sobre este zurro do Bozo: “o presidente está desmoralizado por suas próprias ações e as forças armadas não fazem parte do governo”. Portanto, o Bozo está isolado e pronto para ser chutado no traseiro e encaminhado para a Papuda por crime de responsabilidade!

    1. Jose, as informações que tenho também vai neste sentido. Aliás tem gente se cansando com este discurso.

  27. Quem conversa fiado dá bom dia 🐎. Boa Haddad! Nas próximas eleições, numa disputa entre esse demente e o PT, não penso duas vezes em votar no PT. Quem poderia imaginar que teria espaço para piorar o que já era ruim? Um pesadelo esse governo! Que Deus nos acuda!

    1. Se isso acontecer, eu fico em casa: não dou meu voto nem ao PT, nem ao Bolsossauro... Quem quiser, que escolha...

    2. Sraia, rezo, oro, faço macumba, vou a centro espírita todo dia, para que nas próximas eleições não tenhamos que decidir entre qualquer uma das opções citadas por você.

  28. impeachment já. este sociopata está sentindo a pressão que os brasileiros estão fazendo sobre os congressistas.esta armando um golpe.

  29. kkkkk Agora que a água do impeachment ta batendo forte na bundinha do Bozo ele vem com esse discurso falacioso em defesa dos militares. Ainda não percebeu que nesse picadeiro ele é apenas um palhaço "sem noção e sem graça" e quem apresenta e administra o circo é o vice Mourão? Depois de tanta picuinha ideológica e auto-sabotagem dos alicerces desse atual governo, duvido que os militares vão defender o bozo na questão impeachment quando temos um Mourão para assumir em seguida.

  30. Vai ficar mais dois anos discutindo isso é a pólvora? Dois anos de estagnação... vai trabalhar, coisa difícil... 28 anos em estado parasitário

  31. Bolsonaro fala demais mesmo. Seu crédito? Ter enxotado gente como da laia do Haddad, Manuela, Dilmanta, Luleco, Dirceu, Narizinho, Mercadante, Lindbergh e tantos outros. Xô, corruptos!

    1. Vald, aqui fake news não vinga! Quem chutou para escanteio esse pessoal foram os lavajistas com a ajuda do Dr. Moro. Bolsonaro não mexeu um cabelo para que isso acontecesse. Por sinal, o fim dele será o mesmo de toda essa corja, será chutado da cadeira presidencial pelo completo estelionato eleitoral que patrocinou.

  32. Esse projeto mal acabado de Hitler e uma piada de muito muito mal gosto ! Gente esse cara é louco e tem que ser banido igual ao Trump

  33. Concordo com o presidente .Não por ser ele mas porque é impossível um governo decente com esse STF e esse Congresso que aí estão.

    1. Ele tá sempre puxando o saco do exército.. e hoje mais ainda...pq ontem seu capacho mor DESRESPEITOU REGRAS DO EXÉRCITO. Capacho mor de bozo, hoje, é da ativa.. tem q ter certo cuidado com o comportamento pois não representa unicamente esse governo vagabundo.. querendo ou não ainda representa o exército. Em continuando a comportar-se como vem fazendo vai ser convidado a pôr o pijama..

    2. Acorda Vera, ele está fechado de corpo e alma com o que existe de pior no Congresso e no STF. Ele nem se preocupa em esconder isso. Só pode ser lavagem cerebral no gado bozista para não conseguir enxergar o óbvio batendo na cara todo santo dia!.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO