Isac Nóbrega/PR

Braga Netto condicionou eleições de 2022 ao voto impresso

22.07.21 09:15

O ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, procurou um interlocutor do presidente da Câmara, Arthur Lira, do Progressistas, e afirmou que, sem voto impresso, as eleições de 2022 não serão realizadas. Os alertas em tom de ameaça do militar foram divulgados nesta quinta-feira, 22, pelo jornal O Estado de São Paulo.

De acordo com os relatos, ao fazer as ameaças, Braga Netto estava acompanhado dos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. A conversa ocorreu no dia 8 de julho e, pouco depois, o presidente Jair Bolsonaro fez as mesmas intimidações, durante conversa com apoiadores no Palácio do Planalto. “Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições”, declarou o chefe do Executivo.

Segundo a reportagem, Arthur Lira considerou “gravíssimas” as ameaças e, pouco depois da conversa, se reuniu com o presidente da República para dizer que não apoiaria ameaças à democracia.

A PEC do voto impresso, em trâmite na Câmara dos Deputados, será votada em uma comissão especial após o recesso parlamentar. Hoje, a tendência é que a mudança na votação não seja aprovada. Segundo integrantes do colegiado, há uma margem de pelo menos sete votos para derrotar a PEC.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sobre MILITARES e MOLEQUES. Um sinal evidente que um Ministro da Defesa não está fazendo o seu trabalho, é quando esse vira manchete toda hora no jornal. O GENERAL BRAGA NETTO há muito tempo não se comporta como um militar, seu comportamento é o de um MOLEQUE. Acorda general e resigne-se a sua insignificância. O BRASIL TERÁ ELEIÇÃO EM 2022, CUSTE O QUE CUSTAR. Quer apostar Bolsonaro? Quer apostar general Braga Netto?

    1. A urna eletrônica é mais segura que o voto impresso. O fato de imprimir um voto para que ocorra uma possível auditoria posterior, tem questões para serem analisadas, como por exemplo, a quantidade de urnas que serão auditadas e como serão auditadas? Nenhum idiota, mesmo que seja nível Bolsonaro, defenderia que o eleitor recebesse um recibo do voto, constando em quais candidatos votou. Apesar que para quem acha que o cálculo do PIB de -4+5= 9, toda idiotice é possível.

    2. Facilitaria muito a vida de milicianos, traficantes e coronéis do norte e nordeste. Pois assim fica mais fácil de cobrar dos brasileiros reféns desses celerados para saber se votaram em quem eles mandaram q votassem.

  2. Qual é o problema em termos eleições no papel? Que seja no papel e no sistema. Assim ninguém vai poder reclamar com razão. E ainda quero meu comprovante constando os nomes em quem votei.

    1. Para o Bolsonaro melhor seria o voto em papel, com a contagem sendo realizada pelos militares, capitaneada pelo Carluxo. A questão é que o povo percebeu, que o que é bom para o Bolsonaro, é ruim para o povo. Como não vivemos numa ditadura e temos outros poderes, cabe a esses poderes determinar o que é MELHOR PARA A NOSSA DEMOCRACIA.

    2. No papel é desculpa para deslegitimar o resultado das eleições, pois no papel a chance de ocorrerem erros é muito maior. Como o Bozo Guariba sabe q vai perder a eleição, quer usar isso como desculpa para não aceitar o resultado do pleito em 2022.

  3. Só os esquerdopatas inúteis são contra o voto auditável. Eu quero a garantia de eleições limpas e honestas. Só a urna eletrônica não me garante isso, é preciso ter o comprovante da votação. Simples assim.

  4. Quer dizer que o general de pijama tentou um golpe? Nenhuma novidade. O bolsonarismo é golpista. Sempre foi. Em um País decente, o general de pijama já estaria preso e condenado à prisão perpétua por conspiração contra a democracia. Espero que o Lyra conte a verdade e que a população e o Supremo façam a sua parte. Cadeia nos golpistas!

    1. o povo também tem a obrigação de defender a democracia. Como? saindo as ruas em protesto contra esses golpistas. Temos que mostrar quem manda no país são os brasileiros. Basta!!!

  5. Graças a Deus foi eleito JB nosso PR com formação militar para pôr ordem nesse país dominado por esquerdistas corruptos e comunistas. Será a maior transformação, pois o tempo chegou e nada vai conter esse guerreiro enviado por Deus

    1. Takaiuki, a maior liderança da esquerda e também o maior corrupto do Brasil, é o Lula 9 dedos. E Bolsonaro é amigo do amigo do Lula. Aliás não é brincadeira, se analisarmos o contexto, o Bolsonaro é o 10° dedo do Lula. Tudo que o Bolsonaro faz desde quando acorda até quando dorme, favorece o Lula. Nos últimos dias, por estar com insônia, Bolsonaro fez plantão para ajudar o Lula a ser novamente eleito.

    2. Takagado Joãozinho Nyco Penico está desperado hoje. Zurra Takagado, Zurra!

    3. Guerreiro enviado por Deus para matar seu proprio povo em um genocídio q soma mais de 500mil vidas ceifadas? Guerreiro que não acredita no Holocausto da 2 guerra mundial, que é Facista, preconceituoso e claramente corrupto. Seu "Deus" deve ser o mesmo do pregado pelo Edir e Valdomiro. Seu Deus deve ser vermelho, ter chifres e cospe fogo pelas ventas. Bozo Guariba está mais para um dos cavaleiros do apocalipse.

    1. se as urnas eletrônicas não são confiáveis ,o Bolsonaro deve entregar a faixa presidencial , porque ele foi eleito com as urnas eletrônicas .

    2. É Vasconcellos.. pessoal se faz de bobo... tudo na frente dos olhos, a razão berrando.. mas dizem não confio, e pronto. Então, qdo falam q teriam q confiar no que não estão vendo, fico imaginando como é q veriam todas as cédulas em papel.. kkkkkk São argumentos sem pé nem cabeça.. e eles sabem.. Estão a serviço de um troglodita fanfarrão.. q não quer sair do cama-comida-roupalavada e faznada.. com DOIS MILHÕES pra gastar em UMA DAS DIVERSAS FÉRIAS q tira por ano..

    3. Bom mesmo é a contagem manual de votos, né. Fácil e barata de auditar, demanda pouca gente para isso. E, são muito rápidas e a prova de erros. As totalizações manuais também são a prova de fraudes, né. Votações em papel são a alegria de gente como Maduro. Inclusive, nem há necessidade de eleições, pois o resultado já é conhecido bem antes do pleito.

  6. Todo apoio aos militares citados. Passou da hora de alguém por ordem no galinheiro. Os donos desta revistinha comunista podem disfarçar que vão cagar e sumir do país.

  7. A população não aguenta mais essa bagunça no país ! Os militares querem ordem e clareza e que vença que tem mais voto

    1. Marco, Barroso veio a público dizer que as urnas seriam testadas, que se o Bozo Guariba tem tanta certeza de q as urnas são falhas, que prove suas falhas e abriu a mesma questão para qualquer cidadão testar a segurança delas e mostrar suas falhas. Alguem se prontificou a mostrar as falhas? Não. Elas passam por testes de segurança todos os anos e o processo eleitoral tem a conferenceia direta de todos os partidos em todas as etapas do pleito. Pq nunca mostraram a fraude?

    2. Bovino Takagado Esquizofrênico, esse é o meu charme. Sinto dizer que vc não é nem um pouco hilário, mas apenas deprimente.

    3. Já falei aqui, não votei e não voto nesse atual presidente, mas chamar essa urna de segura, acho que é ser no mínimo ingênuo. agora em um resumo simplório, nossos problemas passam antes pelo STF se olharmos com atenção, eles que vem ditando as regras do jogo.

    4. Isso mesmo Palhaço.. hoje em dia, não ganha nem para ser aquele q guarda, durante o dia, a tralha dos q dormem na esquina.. Pior é q quer mexer em URNAS SEGURAS.. e modificar... mas modificar o que ali? Ele sabe q NÃO TERÁ VOTOS PARA GANHAR... Quer mexer na última hora.. e depois de mexidas.. quem garante q ainda serão seguras? Que plano quer executar, mexendo nas urnas na última hora? Há algo meio estranho nesse desespero...

    5. Eles querem perpetuar o corrupto genocida no poder. Como sabem q ele nao tem voto nem para síndico de seu condomínio de milicianos, o jeito é forcar essa narrativa de urnas viciadas para tentar um golpe militar em 2022 com apoio do povo. O problema é q a banda podre dos militares não conseguiram ainda equacionar a total impopularidade do Capetão Macaco Guariba para conseguir apoio do povo a esse golpe cretino.

  8. Só piora!!! Comandante das FA com um blefe ruim desses..... Intervenção militar é conceito no nosso imaginário mas, com o tamanho do Brasil e sem apoio norte americano: não rola

  9. Nossa.. vou nem dizer o que a expressão dessa pessoa transmite. E não vou, não pq ele tá dizendo o q tá dizendo.. demonstrando portanto q estamos numa ditadura militar.. mas pq sou moça educada.. e o q transparece na expressão dele... tem q deixar em reticências pra não perder a finesse.

  10. Os generais de pijama, vassalos do corrupto genocida, acham q o povo brasileiro vai deixar eles darem um golpe no Brasil. Infelizmente teremos derramamento de sangue, pois o nosso STF omisso e nosso Congresso corrupto e leniente não querem levar adiante o impeachment desse fdp louco q está aterrorizando o país.

    1. MAURICIO, a historia está sendo desenhada e a cada dia ganhando mais contornos nefastos. Nossa democracia está claramente em cheque, Bozo Guariba já deixou claro q não aceitará a derrota nas urnas. Como temos um sistema de contra pesos (Os 3 poderes constituídos) que estão infestados de ratazanas corroendo essas instituições por dentro, fica dificil imaginar que farão alguma coisa para frear o ímpeto golpista, antidemocrático e lesa pátria do Bozo Guariba. O derramamento de sangue é quase certo

    2. você escreveu tudo, apoiado. Se não houver derramamento de sangue este País nunca acordará de suas mazelas.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO