Igor Gadelha/Crusoé

Bolsonaro usa metáfora do “ippon”, adotada antes por Collor

25.10.18 17:50

O presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, afirmou nesta quinta-feira, 25, que, se eleito, espera dar um “ippon” (golpe perfeito) na corrupção, violência e até na ideologia. A declaração foi dada em entrevista após ganhar uma faixa preta de jiu-jitsu (foto) dos lutadores Robson Gracie e Austregesilo de Athayde.

“Caso seja a vontade de Deus no próximo domingo, e eu venha a ganhar as eleições, eu espero, a partir do ano que vem, como presidente da República e como chefe supremo das Forças Armadas, dar um ippon na corrupção, na violência e na ideologia”, disse.

Segundo ele, a ideologia a que se referia era a dentro das salas de aula, classificadas pelo presidenciável como centros de “formação de militantes”. “Quais são as máximas nas escolas públicas? É a formação de militantes. Nós queremos uma escola sem partido”, declarou.

“Não é você não discutir política. Você pode discutir política, mas não pode um aluno, ao ter uma posição diferente do professor, simplesmente ter uma nota rebaixada ou ser reprovado de ano. Essa ideologia tem que deixar de existir em nosso Brasil”, emendou Bolsonaro.

O termo “ippon” também foi usado como metáfora na política pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello, que acabou sofrendo impeachment em 1992. Sucessor de José Sarney, Collor afirmou que iria dar um ippon na inflação. O “golpe” acabou sendo o bloqueio da poupança e das contas correntes.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ah! é, eh? Tem certeza? Sinistro. Isto me preocupa: Será que é contagioso? Ou será só, mais uma armação do tico e do teco?

  2. Que que isso crusoé? Que associação sem pé nem cabeça. Eu corri dos grandes veículos de informação pra morrer na praia aqui.

    1. rapaz, já não assino mais "aquelas" revistas há mais de 10 anos, por não acreditar em sua isenção! Me aparece a Crusoé através do Antagonista, acreditei realmente na proposta da "ilha" mas, infelizmente em menos de dez dias de assinatura não estou tendo boa impressão tbm. já parei de divulgar entre meus contatos 😞

    2. Concordo. Estou começando a achar que a linha da revista é totalmente liberal. Só espero ( e creio por enquanto) que não seja de esquerda.

  3. A Crusoé é a menos esquerdista, é e assim, o restante da imprensa é asqueroso. Esse esquerdismo doentio deve ser explicado por doutrinação nas escolas e redações. Boa parte deve ser por imbecilidade mesmo!!!

  4. Deplorável comparar Collor (envolvido em esquema de lavagem de dinheiro comandado por PC Farias, seu tesoureiro de campanha) com o honesto e patriota Bolsonaro. Até parece a Crusoé está querendo favorecer os malfadados petistas.

    1. Nesta semana estão vendendo e comprando até a mãe...sabe lá o que já não negociaram em troca de apoio. Deus Salve o Brasil

  5. Vendo todos os comentários, posts, notas, e tudo mais vejo muito claro....o Brasil não merece pessoas que querem mudança. Quem pensa diferente de toda essa esquerda infiltrada em todo lugar, inclusive aqui, devia fazer de tudo para ir embora do país. Limpar essa sujeira e mudar esse olhar tendencioso não tem jeito não. O Brasil não é para pessoas sérias. Vamos embora...

  6. já estou me arrependendo de ter assinado a Crusoé. O articulista está comparando o corrupto Collor com o patriota e honesto Bolsonaro. Crusoé já está se unindo a narrativa da Folha de SP, Globolixo etc.

  7. Merda, minha assinatura é recente e já vejo que na Crusoé também habitam alguns esquerdopatas enrustidos! Acho que vou sair fora antes que a doença pegue... Mas que comparação, totalmente inoportuna e fora de propósito. Conduta claramente tendenciosa do autor do artigo.

  8. O que é Importante na matéria? O que ele fará ou i comparativo com io Collor? Ninguém aguenta mais esse jornalismo burro, tendencioso, imoral e prepotente.

  9. Gadelha! Gadelha! o pânico na band está precisando de alguém para substituir a Amanda! Corra camarada! não perca essa oportunidade, rsrsrsrs!

    1. Concordo, se é para ter alguém para jogar insinuações/acusações sem pé nem cabeça é melhor ficar no pânico do que na Crusoé

  10. Eu também uso a palavra Ippon direto ! Sou igual ao Collor também? o Collor que inventou a palavra Ippon? é patenteada por ele??

    1. Lembrando que Ippon é golpe do Judô e ele recebeu faixa de BJJ, o Gadelha se quer fazer matéria bosta poderia pelo menos ter demonstrado do “erro” do Bolsonaro!

  11. Este Gadelha me lembra a Amanda do Panico, que alias foi demitida esta semana. Tudo que Gadelha escreve tem um duplo sentido ardiloso. Po cara, entenda que leitores desta Revista nao sao Petistas!

  12. Ok. Mas que 'comparação 'infeliz. SÓ uma dica: Antes de fazerem essa 'analogia ' canhestra, deviam ter pesquisado um pouquinho mais , e teriam percebido a diferença Abissal entre ambos. (histórico )Lamentável. E.t. Conheço o primeiro desde a posição de alcaide.Ps. : estou aberta a consultoria.Percebi esse vácuo.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO