Reprodução

A negativa “esperta” do dono da Havan

25.10.18 18:01

O empresário Luciano Hang (foto), dono da rede de lojas Havan, chamou de fake news a notícia publicada por Crusoé sobre uma autuação aplicada à empresa pela Receita Federal. Como este Diário informou nesta quarta-feira, 24, a Havan captou valores no mercado financeiro e, depois, emprestou 100 milhões de reais a Hang sem juros.

A manobra foi considerada irregular pela Receita e a Havan recorreu. Em setembro deste ano, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), uma espécie de tribunal de recursos contra sanções aplicadas pela Receita, publicou decisão na qual manteve a autuação sobre o empréstimo de 100 milhões de reais e derrubou outras — conforme publicou Crusoé.

“Eles querem me calar. ‘Não fale mal do PT que soltamos os cachorros em cima de você’. E aí soltaram a notícia, uma fake”, diz Hang, insinuando que a notícia é produto de perseguição do PT contra ele. O empresário citou, em vídeo na internet, nota de O Antagonista que repercutiu a informação publicada por Crusoé. “Veio uma notificação de 40 milhões de reais, recorremos e ganhamos no Carf. Isso o Antagonista não falou porque a petezada deve ter dado a notificação, mas não o resultado.” Luciano Hang ainda lê um trecho específico da decisão do Carf, na qual o conselho concorda com uma parte dos argumentos da Havan.

Para negar o conteúdo da notícia publicada por Crusoé, Hang recorreu a uma tática, digamos, esperta: citou apenas a parte em que os argumentos da Havan foram acolhidos pelo Carf e ignorou as outras, justamente aquelas que envolvem o empréstimo de 100 milhões de reais. No vídeo, ele desconsidera ainda o fato de a reportagem também ter mencionado que alguns argumentos da Havan, como o que envolve o abatimento de impostos sobre o uso de helicópteros da empresa, terem sido acolhidos. Crusoé reafirma todas as informações publicadas.

Hang apresenta, no vídeo, o mesmo documento que lastreou a reportagem. Diz um trecho desse documento, que trata do empréstimo de 100 milhões de reais e que o empresário, espertamente, não leu: “Se a empresa obteve empréstimos junto a instituições financeiras, com previsão de pagamento de juros, e repassou recursos a terceiros por meio de contratos de mútuos sem previsão de recebimento de juros, as despesas de juros contabilizadas tornam-se não dedutíveis em razão do caráter de liberalidade atribuído ao mútuo sem ônus que foi concedido por ela”.

O dono da Havan afirmou, por fim, que está à disposição para esclarecer o assunto, mas ao ser procurado nesta quarta-feira, por meio de sua assessoria de imprensa, não respondeu às perguntas de Crusoé.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Um país que devora mais da metade do salário e mina receita de empresas, abre brechas para meios de manter um negócio funcionando. Justifica? Não,não justifica. É preciso mudar não somente a mentalidade do contribuinte, como a forma como aceitamos estes impostos absurdos. No caso da matéria é preciso entender que em uma ação é preciso ler todo o documento para depois avaliar. Urgente são mudanças nas regras tributárias. São poucos os veículos que hoje merecem crédito. Este é um deles.

  2. Precisamos descobrir quem o Luciano Hang criticou e/ou mexeu que não deveria ter criticado/mexido. Tenho um palpite, acho que logo, logo, saberemos!

  3. A revista deveria continuar nesta linha. Gostaria que fizessem uma reportagem sobre a Empiricus, e a quantidade de reclamações no ReclameAqui, inclusive por propaganda enganosa. Assim poderemos saber mais sobre empresários e suas desonestidades.

    1. Exatamente. Procurei a Empiricus, após tanta propaganda, para ver as opções de investimento e verifiquei que era tudo mentira o que ofereciam. Inclusive os informativos mensais deturpavam as informações para iludir os leigos em matéria financeira.

  4. Por favor, né!!! O cara não é politico, é empresário, gera uma pancada de empregos... a Lei o sistema permitiu q isso aconteça? O q tá errado? O sistema ou a pessoa q fez o empréstimo? É c acusar o Amoêdo de banqueiro, pq o cara ficou rico (no BR ser rico é tido c vergonhoso, p mim é inveja mesmo!). A Lei o sistema financeiro q está errado, assim c o judiciario e politico. TEM q MUDAR

    1. Qdo eu precisei BNDES c/ ficha aprovada, me mandou ao banco privado. Daí eu tive que pedir p/ meu banco ser fiador. Entenderam o sistema? Lógico q o banco não se interessou. Após 2 semanas, o banco me ofereceu uma linha de crédito. Não aceitei, resolvi dar entrada nas doc no consulado para sair do País. Sr. Luciano, caso tenha problemas c/ a justiça ele terá recursos p/ resolver. Gostaria de agradece-lo pela ajuda, pois ameaças aconteceram esta acontecendo MBL acabou de registrar +uma.

  5. Interessante Crusoé: nada diferente do que outros "mega-empresários" corriqueiramente fazem. Por que não investigar os atos empresariais de Doria, Zema, Ibaneiz, entre outros expoentes políticos? Por falar nisso: cadê a matéria sobre o misterioso tiroteio em Juiz de Fora?

  6. "Luciano Hang, e o segundo pecado da Crusué" Essa seria a minha chamada de capa para essa reportagem, repetiu o mesmo ocorrido com a Joice. Cuidado pessoal da Crusoé estamos com carência de meios de comunicações sérios, cancelei minha assinatura de outros meios pela a sua. Ajustem o leme por favor.

    1. Pelo andar da carruagem, também não pretendo renovar. E olha que fui das primeiras assinantes.

  7. Crusoé/redação: - tornei-me assinante da Crusoé, nas primeiras horas de s/ lançamento, por pura reputação alcançada de O Antagonista ..., Vejo nesta matéria, "inoportuna" investigação jornalistica, já q/ o tamanho de tantas outras (bilionárias), anomalias ou gravíssimas questões (ex.: quem esta bancando os advogados de adelio?, faça meu favor?! tá parecendo jornalista da "foia" SP. Isso me preocupa, parece q/ estão perdendo o foco da questão principal(?!). ps: investigar sim!, + pf, aguarde.

    1. Todo empresário no Brasil merece Foro Privilegiado em nosso julgamento, a princípio trata-se sempre de um herói.

  8. Pelo que se nota dos chiliques de alguns, pensavam estar assinando a Carta Capital do Bolsonaro. Se vocês querem imprensa sabuja e sujeita ao governo, votem no Haddad! O voto da maioria dos que votam no Bolsonaro é justamente repudiar a cooptação da imprensa e a censura prometidas pelo PT, e vem um monte de babaca aqui chorar como petista que a Crusoé é vendida, ou que devia evitar publicar notícias que possam prejudicar um candidato. Vocês são uma vergonha, votem no PT, Bolso não quer seu voto!

    1. Você leu a matéria original? Eles entraram em contato, mas não obtiveram resposta. Como o que publicaram vem de relatórios da receita que existem e são fatos, pra que se furtar de divulgar a notícia? Já o empresário prefere apelar pro discurso "tudo é fake news", pois não teve o que explicar.

    2. O que queremos é que seja consultado os envolvidos antes de informações sejam enviadas/publicadas, agora pela segunda vez ocorreu uma retratação.

  9. Já trabalhei em muitas empresas de grande porte e pude ver que esse tipo de operação da empresa pegar dinheiro no mercado e repassar pro dono em forma de empréstimo é usual. Tem mais a ver com estratégia e não fraude. Isso não faz desses super empresários desonestos ou mal caráter.

  10. A trajetória do dono da Havan é admirável, mas isso não o isenta de ser criticado, sempre que justificável. Crusoe é uma revista diferente, exatamente por demonstrar independência. Para dirimir a dúvida nesse episódio, sugiro que a Crusoe faça um convite público ao empresário, com data e hora marcada, para entrevista em uma live. Aí o público poderá tirar suas conclusões

  11. Ficaram bravateiros agora, é? Porque não esclarecem a história do empresário morto em MG envolvido com dinheiro falso e a morte de policiais?

  12. Deliberadamente vocês quiseram atingir Luciano Hang. Isto é nojento, é a podridão, cheira mal. Mas logo saberemos no que vocês estão metidos!

  13. Parabéns Crusoé ! Jornalismo com imparcialidade no momento que o fato acontece. Quer ler um jornal que só pública um lado da notícia, assine a Foia...

  14. Vão em Minas e peguem a Zema, fod em ele também. Quando for declaradar vitória do Bolsonaro, podem chama-lo de fenômeno, porque toda mídia está apoiando a máfia acho que para a imprensa é melhor ter corruptos no poder, o povo que se foda.

    1. Isso aconteceu agora? Porque se não foi agora foi bem conveniente, não acha? Tb achei estranho essa matéria. Não credito que algo vermelho tenha passado por aqui.

    2. Notícias são os fatos quando acontecem e não quando seria conveniente.

  15. Momento infeliz para divulgar a matéria, acho que precisa ir mais a fundo e ouvir o dono da Havan. Acho que ele como qualquer brasileiro tem o direito de se defender, e muito provável como todos nós irá acabar pagando bem mais do que a autuação visto que os honorários advocatícios corre por conta de que se defende, sem direito a restituição. O Governo autua e se pegar pegou, daí o empresário faz um Refis e fica pagando a "bucha"o resto da vida pois um bom advogado tributarisca custa 1/3 da multa

    1. estou percebendo exatamente isso também vamos ter certeza a partir de janeiro próximo

  16. O que há CRUSOÉ. Caralho. O negocio sempre é destruir sonhos? Bota aí uma pesquisa tipo Datafolha e declara que quem trabalha aí são repórteres.

    1. gosto da Crusoé justamente por ser imparcial. eu nunca me sinto enganada. é noticia eles publicam e pronto.

  17. Uma coisa é sonegação fiscal, outra é exação fiscal. A exação é um artifício legal (previsto em lei) que implica no pagamento de menos impostos. Uma exemplo: Jornalistas, ao invés de serem contratados como pessoas físicas (CPF), eles constituem uma empresa individual (CNPJ), com o fim específico de pagar menos impostos. É um artifício "LEGAL". É exação fiscal. Não é sonegação fiscal. Assim ocorre, com quase todas as empresas, as quais conhecem a Lei. A Fisco comumente se opõe à exação.

    1. Crusoé, fica só no campo político, q não é pouca coisa. Deixa gente q ainda acredita no q sobrou deste País fazer o q pode. Para de picuinha, temos q nos unir, o trabalho será mto árduo p recuperar esse País falido. Apedrejar Joice Hasselmam, Frota, Luciano Hang, Bolsonaro, etc...não vai levar a nada! União p o PT "morrer", para q o Lula não sai da cadeia, impeachment do Gilmar+Levandowiski, saída do Toffoli e indicações politicas no Supremo. Brigarnos e discutirmos coisas q importam de fato.

    2. No Brasil, no atual sistema de extorsão, tanto sobre pessoas físicas quanto jurídicas, a lei que prevalece é sempre aquela que dá maior receita ao estado. Qualquer uso de outros caminhos legais que diminuam a carga tributária e considerado sonegação, infração e até crime. Se estamos lutando por um estado menos pesado e incentivo a quem produz e dá empregos precisamos uma reforma tributária imediatamente.

    3. Concordo plenamente que tal "informação" é uma temeridade, mesmo porque as decisões do CARF são meramente administrativas, não são decisões judicias. Portanto, noticiar uma decisão meramente administrativa, a qual sequer se sabe do caso concreto e se é definitiva na própria esfera, a qual pode ser impugnada na via judicial, é algo que beira ao "fuxico". Uma empresa que faz um empréstimo bancário em dinheiro (bem fungível) e empresta um dinheiro (bem fungível) ao dono, comete sonegação?

  18. No meu entender, trazer um fato desses neste momento conturbado do país, não acrescenta nada de bom.Não concordo com ilícitos, mas estamos tão exaustos com tantas mentiras e desesperos, que seria melhor a Havan ser abordada depois das eleições! Por quê não se preocupar agora com essa empresa q o STE acabou de contratar para a apuração do 2º turno, uma vez q já tinham contratado outra por 1milhão?!?!? Bem mais urgente!!!!

  19. assinei a revista logo no início , pois sempre gostei desse pessoal pela ímparcialidade. algumas matérias que produzem atualmente vem amealhados de propagandas de maneira exagerada. Sobre a revista eletrônica acho que nunca recebi. já mandei uma série de e mails reclamando, mas nunca recebi uma resposta . considerando que o valor é de 12,90 por mês , resolvi deixar pra lá. aliás o que tem de picaretagem via internet no Brasil é um absurdo.( não estou me referindo a Crusoé)apenas um comentário .

    1. Cara, você não "recebe" a revista eletrônica. Você a acessa.

    1. quem sabe o Luciano não topou fechar contrato publicitário KKK brincadeira.

  20. Esse daí só não pode vir a ser, grosso modo, a Rússia do Trump para o Bolsonaro e começar a exigir vantagens indevidas junto à Receita e ao Cade, por exemplo, em troca do silêncio sobre eventuais segredos de campanha.

  21. Fiz assinatura dessa revista acreditando que era independente, mas estou vendo que só usaram essa bandeira. Estou cancelando minha assinatura e deixar de seguir.

    1. Um órgão de imprensa não deve noticiar o que agrada seus leitores ou o mercado, deve noticiar. O que percebo é que quem está reclamando gostaria que a revista fosse parcial e não imparcial.

  22. Quase todas as empresas tem problemas com a receita. A Crusué escolheu o Hang. A mídia mainstream fantasiada de internet sempre se entrega.

  23. A quem fez essa matéria, tenho duas perguntas: 1) Você é funcionário sob a CLT e recolhe tudo direitinho, ou cobra via PJ para fugir de impostos ? 2) Vocês são apenas tendenciosos ou acreditam mesmo que num país com os impostos que temos é possível seguir as leis à risca e não quebrar ? 3) Qual é mesmo o foco da Cruzoé ?

    1. Existe a sonegação e existe a manobra fiscal, que é lícita. É tanto o caso do Luciano Hang quanto a de quem cobra serviços via Pessoa Jurídica. Se os tributos fossem razoáveis, manobras fiscais seriam inviáveis. Já quem recebem pela CLT não tem para onde correr, e acha que é mais honesto só porque é mais vítima.

    2. Oii? Vocês que usam o mote da honestidade acha certo sonegar impostos? Quanta hipocrisia!!!!@

  24. Mais um a considerar-se imune às críticas e investigações por ser aliado de 1ª ordem do bem provável próximo presidente da República. Vergonha maior ainda dos que acham que, por considerarem ser dos seus, deveria passar-se ao largo do que aconteceria ao cidadão comum. Brilhante ideia de republicanismo e cidadania. Fica parecidíssimo à patota do PT. Comecem bem, assim.

  25. Ele pode ter citado parte da verdade, conforme Crusoé afirma. No entanto, vocês fizeram o mesmo! Não checaram nada, tanto que adicionaram essa informação agora. Mais responsa pessoal!. #decepcionada

  26. Pra que Serve Mesmo a Receita? Interessante que não foram tão ágeis e aptos, quando os Parlamentares Evadiram Receitas sem Tributação(Sonegaram). E detalhe sórdido: :( Ainda receberam perdão parcial julgado pelos Próprios Em transmissão Nacional.!!!!! É a Lama! .

    1. A discussão fiscal da Havan nesse momento é apenas oportunismo político. Não muda a vida do país pois são inúmeras as empresas com problemas fiscais. A matéria poderia ser publicada na próxima semana com a análise de números da situação fiscal brasileira. Pegou mal essa matéria

Mais notícias
Assine agora
TOPO