Alan Santos/PR

Bolsonaro tenta montar ‘trincheira eleitoral’ com evangélicos e policiais

22.12.21 10:21

Sem poder usar mais o discurso anticorrupção que ajudou a elegê-lo em 2018, o presidente Jair Bolsonaro trabalha para montar uma espécie de ‘trincheira eleitoral’ com evangélicos e policiais em busca da reeleição em 2022.

Bolsonaro pretende capitalizar politicamente duas ações que atenderam aos interesses desses dois setores, considerados estratégicos para o bolsonarismo, especialmente agora em que o presidente está em baixa nas pesquisas e perde para todos os rivais nas simulações de segundo turno.

A primeira delas é a indicação de André Mendonça, o ministro “terrivelmente evangélico”, para o Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro espera que a nomeação de Mendonça, concretizada com a posse na semana passada, amarre essa disputada fatia do eleitorado ao seu projeto eleitoral.

Bolsonaro já tem explorado em suas redes sociais o fato de que o próximo presidente da República terá o direito de indicar mais dois ministros para o STF. Ricardo Lewandowski e Rosa Weber se aposentam já em 2023, primeiro ano de mando do futuro governo.

A segunda ação é o reajuste salarial para policiais federais, policiais rodoviários e servidores do Departamento Penitenciário Nacional, o Depen. Por pressão do governo, o Congresso aprovou na terça-feira, 21 a inclusão de 1,7 bilhão de reais no Orçamento de 2022 para agradar uma categoria estratégica que estava incomodada com as interferências políticas de Bolsonaro..

O presidente teme um abandono político de parte das forças de segurança no ano que vem, principalmente depois da entrada de Sergio Moro na corrida presidencial. Pré-candidato pelo Podemos, o ex-ministro da Justiça e ex-juiz da Lava Jato tem ótimo trânsito no setor e virou uma ameaça ao apoio que era dado como certo a Bolsonaro em uma eleição contra o ex-presidente Lula.

Com essa trincheira eleitoral, composta também pelos militares que sempre estiveram dentro do governo, Bolsonaro espera garantir seu passaporte para o segundo turno e apelar para as forças mais conservadoras para tentar derrotar o chefe petista., que tem investido em uma roupagem de moderado e procurado o apoio, inclusive, de lideranças evangélicas.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Eu, sem ter lado politico, mas atento ao que acontece nele por interferir compulsoriamente em meus destinos, estou anotando tudo do que nesta revista, pretende nos mostrar como previsões aos acontecimentos em 2022. A conferir.......

    1. Crescendo? Com certeza foi erro de digitação. O sr quis dizer Decrescendo!!!! Educação, Meio ambiente, Economia, Saúde, Corrupção.......

    2. Acho que o senhor se enganou, afundando este é o termo correto.

  2. O presidente esqueceu que tanto os policiais como os evangélicos pensam, vão no supermercado, na farmácia, tiveram um conhecido ou um parente que morreu porque o PR demorou para comprar vacina, estão cansados de não ter um programa de governo para o futuro dos filhos e só verem motorista e grosserias

  3. Kkkkkkkkkkkkk. Ninguém com um pouco de cérebro servirá de trincheira para o pior presidente da história do Brasil. Já vi está história antes!

    1. Acho que este negacionista ,Louco, com faixa de PR,vai aprontar muita confusão até a derrota final nas eleições de 22 🤣

  4. Os bolsonaristas, vide a fala do Eduardo Bolsonaro, já sabem que o Bolsonaro não tem chance com o ex-presidiário Lula. Bolsonaro se tornou um estorvo para todos, menos para os CÃES que o cercam, alguns com lealdade canina, outros traiçoeiros, que morderão a sua mão, assim que ela fechar a torneira, ou não ter mais poder. Os bolsonaristas tem que se livrar do Bolsonaro o quanto antes. Vão-se os dedos e ficam os anéis. Moro Presidente 🇧🇷

  5. que estes policiais um dia apontem o fuzil para todos os Bolsonaristas que ficarem anos sem aumento pelo excesso de proteção aos mesmos que ficarão a mercê da penúria cadeia ,e multas milionárias que Moro os imporá por mera justiça!

  6. SERÁ PRESO PELA PRÓPRIA POLÍCIA FEDERAL QUE HOJE TENTA COMPRAR COM REAJUSTE SALARIAL. NÃO ADIANTA FAZER ESSE JOGO SUJO PORQUE A MAIORIA DA CORPORAÇÃO ESTÁ FECHADA COM MORO. NO MOMENTO ATUAL NÃO DEVERIA JAMAIS TER UM FUNDO MILIONÁRIO PARA BANCAR AS ELEIÇÕES OU ORÇAMENTO SECRETO POIS O PAÍS ATRAVESSA A MAIOR CRISE ECONÔMICA DESTE SÉCULO. VAMOS FAZER CAMPANHA PARA TIRAR O BRASIL DESTE DESASTRE E EVITAR QUE TENHAMOS OUTRA TRAGÉDIA DO PASSADO DE VOLTA AO PODER. MORO É TALVEZ A NOSSA ÚNICA CHANCE!🇧🇷

    1. Concordo com ambos os comentários. Moro Presidente 🇧🇷

    2. Que notícia boa!!! Depois dessa caça às bruxas em cima dos policiais que realmente investigam a corrupção, eles já devem ter notado a diferença entre o período em que Moro comandava, respeitando a autonomia da PF, e depois de sua saída... Vamos de Moro pra moralizar o país!

  7. A tática de compra de votos acenando com reajustes de remuneração à determinadas categorias do serviço público tem seus contrapontos nas demais que se sentem desprezadas. Quanto aos evangélicos, estudos recentes apontam que não formam uma única massa, havendo divergências no campo de disputa do mercado da fé, como não são uma única massa de fanáticos carregada pela mão do pastor. Evangélicos defendem suas crenças e costumes dentre as quais a verdade e a honestidade. Não podem ser subestimados.

    1. Perfeito, Max. Sou evangélica, defensora dos preceitos bíblicos, que incluem lealdade, amor ao próximo, defesa da prática da verdade e outros valores que não estão presentes nesse Desgoverno de Jair Bolsonaro.

    2. Faço timbre com seu comentário. Bolsonaro calcula acena para os federais esquecendo dos militares, das polícias civis, da Educação Federal, e de meio mundo de outras categorias de servidores do Poder Executivo que não veem aumento desde 2015. Inflação declarada a 9%, aumento recorde de fundo eleitoral, dinheiro sobrando pro "Orçamento Secreto", e Guedes afirmando que aumento de salário do servidor Público causará aumento da inflação...ele tá errado? Não. Mas falta bom senso.

  8. Achou pouco comprar o centrao agora compra a policia, mas o povo que o elegeria ele nao compra nao, pois ja estamos comprometidos com Moro, em nome da competencia, honestidade, carater pois nao se vende nem coopita ninguem. Moro presidente, melhor pra gente pois, faz a coisa certa do jeito certo, e o povo confia. Moro nao se vendeu nem a Luladrao molusco da Silva e nem ao Minto, mas preferiu sair quando o MINTO o tirou de controlar as pastas da seguranca e policia federal apurar corrupcao do 01.

  9. O PR pode ter comprado parte dos evangelicos que sao maria vai com as outras e seguem politicamente algumas liderancas que fazem politica em nome de Jesus, mas os que enxergam um palmo alem do nariz, certamente votarao independente da escolha politica da lideranca, o que nao deviam fazer, pois politica partidaria nao e evangelho. um povo evangelico consciente nao vota em comunista, nem corrupto, ladrao seja da ideologia que for, mas deve votar com sua propria consciencia.

Mais notícias
Assine agora
TOPO