Presidência da República

Bolsonaro sobre censura: ‘Acho injusto até com a Crusoé, que em 90% das vezes dá tiro em cima de mim’

25.04.19 13:51

Durante o café da manhã com jornalistas nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro criticou a censura imposta a Crusoé pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A ordem, revogada dias depois, foi expedida em inquérito aberto pelo presidente da corte, Dias Toffoli. Bolsonaro afirmou que houve um “equívoco por parte de um ou dois ministros”. Depois, em tom de brincadeira, o presidente disse considerar que a censura é uma medida injusta “até mesmo com a Crusoé, que em 90% das vezes dá tiro de .50 em cima de mim”. Para Bolsonaro, não se pode “apagar a chama da democracia”.

“Em que pesem os percalços entre nós, não podemos apagar a chama da democracia. Eu acho que houve um equívoco por parte de um ou dois ministros do supremo nessa questão. Até porque (a ordem de censura) deu mais publicidade ao fato ainda. Porque se começar a censurar, acaba não tendo limite”, afirmou o presidente.

Embora tenha deixado claro que é pessoalmente contrário às medidas adotadas no inquérito aberto por Toffoli, Bolsonaro defendeu a decisão do advogado-geral da União, André Mendonça, que em parecer enviado ao Supremo chancelou o inquérito aberto por Toffoli. “Eu parti em defesa do advogado-geral da União, que tem obrigação de defender a União, e ele defendeu o direito garantido em regimento interno do Supremo Tribunal Federal de eles abrirem inquérito. Foi isso que aconteceu. No mais, pelo que me consta, voltou atrás o Supremo dessa decisão (da censura), e segue o barco. Agora vamos tocar o barco.”

O presidente prosseguiu: “A liberdade de imprensa é a mesma coisa do artigo 56 da Constituição. Os deputados e senadores são invioláveis por palavras e opiniões. E o que é quaisquer? Quaisquer. Eu já fui processado muitas vezes pelo Supremo. Sou réu em alguns processos lá dentro, tenho perdido em primeira instância ações nesse sentido por falar, e acho injusto. E acho injusto não é porque é comigo, é com qualquer um, até mesmo com a revista Crusoé, que em 90% das vezes dá tiro de .50 (um tipo de metralhadora) em cima de mim, mas pode continuar dando, não tem problema, não. Não vou entrar com ação contra a Crusoé nem contra outros orgãos de imprensa. Eu vou é criticar, e vou continuar criticando, é um direito meu, como é direito de vocês também agir dessa mesma maneira”.

Mais adiante, Jair Bolsonaro voltou a defender enfaticamente a liberdade de imprensa, mesmo em situações em que autoridades como ele são alvo de denúncias. Ele citou reportagem da Folha de S.Paulo segundo a qual o governo estaria oferecendo 40 milhões de reais em emendas para aprovar a reforma da Previdência. “Acho que tem que ter liberdade de imprensa. Não tem que apurar nada no tocante a isso aí (mencionando o inquérito e a censura). É liberdade de imprensa. Agora está saindo por aí que eu estou dando 40 milhões para aprovar a (reforma da) Previdência, tá certo? Eu não estou oferecendo nada. Se fizeram a conta em cima de emendas impositivas, o próprio nome diz. Vai chegar a um ponto que em três anos vou ter que pagar quase o equivalente a 40 milhões a cada parlamentar, que é de emendas impositivas. É dinheiro de onde? Você pode chutar: por exemplo, 300 deputados para aprovar a PEC vezes 40 milhões dá 12 bilhões. Paulo Guedes vai praticar o suicídio, né? Ou vai me matar. Um dos dois.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem.

500
  1. Leitores do Crusoé, tem alguns que deveriam cancelar a assinatura, ou parar de pagar, assim a revista os eliminaria. A quantidade de comentário esdruxulo é uma grandeza. Os acometidos pela doença auto imune, ESQUERDOPATIA SEVERA CRONICA, não tem jeito só escrevem comentários que se deslumbram em lê-los e relê-los. Poderiam voltar a prática do trabalho, pois esqueceram-na, e agora não recebem mais mortadela e cem paus para fazer manifestações nas ruas. VAGABUNDOS

  2. É isso aí Bolsonaro todo mundo tem o direito de opinar de apoiar e discordar quem não gostar que tome as medidas cabíveis mas censura e lei da mordaça é contra a democracia e a constituição ainda vivemos em país livre embora muitos queiram impor uma ditadura do silêncio

  3. Tem alguns comentários de alguns leitores que supostamente odeiam o Bolsonaro e tudo o que ele faz. Parece amor não correspondido.

    1. Elisabete — Preconceito de que? O único preconceituoso que existe é o próprio Bozo, que discursou contra gays, índios, negros, e qualquer pessoa diferente dele. Ainda mais, se juntou a Klan quando esteve nos Estados Unidos. Você conhece a Klan querida? Vá se informar primeiro antes de falar besteira.

    2. Odeia sim, e tem mais, odeia só por odiar, por preconceito, por não estar em seu lugar o representante do maior ladrão e picareta que este país já teve, o presidiário de Curitiba.

    3. Ninguém odeia o Bozo. Só queremos que ele se comporte como presidente da nação. Até lá, malho neste beócio irresponsável.

  4. Ainda bem que saiu a quadrilha e entrou a família. O cara falar sobre costumes não altera minha vida mas roubar o meu dinheiro sim.#ficaadica

  5. E aí Crusué, esperamos que levem esse governo mais a sério, o importante é ser verdadeiro e honesto como ele! O resto é oposição...

  6. Censura é o que Bolsonaro faz 24 horas, querer dizer com quem devo ir pra cama etc... acorda Brasil saiu a quadrilha entro uma família kkkkk

    1. o antagonista censurou um comentario meu, e so disse que: se o tal turco é terrorista, tem que extraditar, afinal aquele italiano, finalmente confessou os crimes!!

  7. JB e os filhos, principalmente o Carluxo, se acham os reis da cocada preta por causa dos 57 milhões de votos. Eles acham que são 57 milhões de bozistas que votaram nele. Quando chegar 2022 eles vão cair do pedestal. Todas as burrices que eles cometem todos os dias, são apenas pregos que eles mesmos pregam em seus próprios caixões. Duvido que qualquer um deles consiga renovar seu mandato. Isso será para nós uma grande felicidade, tal como foi derrotar o PT.

    1. 57 mi de votos pra presidente e não pra côrte. Tem que ter crítica construtiva sim senhor, outro no lugar do presidente já teria posto os soberbos filhotes no berço pra dormir e sairia de casa pra trabalhar

    2. Você é que vai ter uma tremenda decepção. Nas próximas eleições votaremos em peso em Bolsonaro ou quem ele indicar. BOLSONARO 2022.

    1. Edmar, então porque ele não cobra a dívida dos ruralistas? Ele não zela pelo dinheiro público? Rapaz, sai desta vida de amante do Carluxo.

    2. Joshua, O cara é cabo, nada mais. Não deu conta nem de ser capitão. Largou por falta de capacidade intelectual. Até 2022 será isso mesmo. Um vereador de cidade do interior locado no Planalto.

    3. Joshua, seu esquerdopata, isso se chama ZELO com o dinheiro público. Coisa que o Brasil raramente viu na vida pública. Lembrando a você que o PT meteu a colher no BB com esquemas de desvio justamente na área de publicidade.

    4. Se a empresa tem autonomia para fazer propaganda, cabe a ela cuidar disso. Ele não cortou a propaganda, ele apenas meteu o bico por não gostar. Não é função do presidente isso, nem trocar o papel higiênico do toalete, nem calibrar pneus, nem se meter na cozinha do palácio, nem se meter em propagandas. Percebem que ele não faz a gestão do país, que lhe compete, e se mete em besteiras. Isso se chama omissão da gestão atribuída. No Exército seria ato de indisciplina (que ele já conheceu...).

    5. Censurar um comercial??? Tá maluco? Ele está gerenciando o dinheiro público! Pra isso que foi eleito! Porque empresa estatal tem que fazer propaganda?

    6. De fato; e o que um presidente tem que se meter nisso, uma empresa como o BB. Eis o Intervencionismo do tiranete de república bananeira. Ele jamais aprende.

  8. Putz !!! Fake news DE NOVO da tal folha. E o antagonista foi capaz de repetir a mentira ANTES de conferir. Assim, não, hein. Confiram antes e denunciem se for mentira.

  9. Presidente JB eu não acho que a Crusoé fala mal, ela se preocupa com fatos e cada eleitor opina e avalia de acordo com seus pensamentos. A liberdade é importante principalmente vestida de respeito, também gosto de ler comentários contrários e são mais agradáveis quando bem fundamentados por que nos faz pensar. A AGU é fraca e não confio porque suas posições são às vezes erradas. Deveria trocar a cada governo e não deveriam ir depois para o STF. O STF deveria ser confiável e livre de passado.

    1. José, cala a boca seu petista esquerdopata. Vai cuidar do seu herói Lula no presídio.

    1. Joshua -- Já comprou e muito...Pergunta aos amigos dele lá no CONIC!

    2. Jose; minha sábia avó Judith sempre me dizia: "Mein schatz Josch, quem desdenha quer comprar".

    3. Joshua -- Ele autorizou porque ele era (ou é?) usuário. Você se lembra de como ele respondeu a pergunta de uma repórter sobre como ele tinha usado o auxilio-moradia do congresso? O que não sabemos é se os serviços prestados era por homem ou mulher, kkkkkkkkk.

    4. Ele acaba de autorizar a PROSTITUIÇÃO feminina em todas as partes do país. É um xucro e homofóbico. Acabou de afetar a receita de turismo do país. Estúpido. Cala a boca, JAIR.

  10. Papo furado. Mandou a AGU apoiar o Tóffoli em uma ação ilegal. Quem não te conhece, pensa que você é um democrata para valer.

    1. Joshua -- Os pretensos arianos tem raiva e horror do general mestiço. Isto explica a confusão. Racismo encoberto. Clelio, seu nome é Carluxo?

    2. Jose; o mundo que conta não quer saber de receber esse lunático kkk. Isso é péssimo para a imagem do país e para a economia. Ele não dá uma dentro. Virou motivo de risos e de rejeição. Ao contrário, o gentleman Mourão é bem recebido, sempre. Eis outro motivo do ódio da "famiglia".

    3. Joshua: Concordo com você. O jantar com a Ku Klux Klan selou o futuro deste direitopata. Ou seja, ele não tem futuro algum!

    4. Jose; assino embaixo. Se ele pudesse ele empastelaria a Crusoé-Antagonista. E a desculpa sobre a AGU é mais furada ainda. Eu sempre repito, e você deve concordar comigo: aquele jantar em Washington mostrou a verdadeira face de Bolsonaro. Um proto-ditador de República Bananeira. Vai cair do cavalo, se continuar a tocar essa toada. O desagravo a Mourão na Câmara, se sair, será um ato vergonhoso para ele, filhos e Olavo. E uma jogada de Mestre do R. Maia. Mais uma. JB é aprendiz de tiranete amador.

  11. Gostei do bom humor falando a verdade! Agora, vocês poderiam aproveitar a “propaganda” gratuita, que esses dois Ministros fizeram pra revista Crusoé e ao Antagonista e começarem a ajudar o Brasil e o Presidente a conseguir aprovar URGENTE a reforma da Previdência! Afinal, são brasileiros, que como todos, devem querer salvar o país ! 🇧🇷🌈🇧🇷🌈🇧🇷

    1. A imprensa pode sim ajudar. Para isto os bons órgãos de imprensa tem Seus editoriais. Notícia é uma coisa, opinião de colunista é outra. Editorial reflete o pensamento da empresa. Até a Globo e a Folha apoiam a reforma.

    2. Bem colocado. A rádio Jovem Pan faz a defesa aberta da reforma.

    3. A imprensa não tem nenhuma obrigação de auxiliar na aprovação da”previdência “, seu único papel é informar o leitor sobre o que “realmente “ acontece no claro e no escuro dos nossos órgãos: Legislativo, executivo e judiciário. O mais compete a nós simples mortais, através do voto e manifestações pacíficas.

  12. Mourão é ladrão. Colocou o filho como um dos comandantes do BB. Nada foi por mérito.Se vcs não abrirem os os olho9s , Mourão "o Traíra "deruuba Bolsonaro.Voltaremos ao esquerdismo ladrão.Abre o olho.

  13. Esse cara é hilário. Nosso presidente, ué?! Tenho que confessar que votar nele em 2º turno não foi um tiro no escuro. Eu sabia onde estava amarrando meu burrinho. Agora torço para que as medidas liberais que ele propôs em campanha sejam aprovadas. Mas esse tipo de fala solta e despojada, chega a ser genial, quando não parece maluquice. Gosto dele.

  14. A Dilma faliu uma lojinha de R$ 1,99. Bolsonaro está indo pelo mesmo caminho. A única diferença é que ela é extremista de esquerda, ele é extremista de direita. Nota: já, já, os Bozo-Fanáticos cairão de pau em mim......kkkkkkkk......

  15. Liberdade de expressão, não significa publicar mentiras. É isso que vem acontecendo na maior parte da imprensa. Depois eles não sabem pq estão perdendo para canais do YouTube.

    1. Perfeito! Liberdade de expressão não significa publicar mentiras. E para combater calúnias e difamação existe lei. Está faltando aplicar a lei em muitos casos.

    1. Do jeito que ele e filhos estão agindo, ele não fica até 2020. Vão levar chutes na bunda. A família toda. Podes crê, meu...

Mais notícias
Assine
TOPO