Alan Santos/PR

Bolsonaro fica de fora dos contatos iniciais de Biden com presidentes latinos

16.01.21 14:01

A equipe do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, adiou o primeiro contato com Jair Bolsonaro, após uma tentativa de aproximação do Planalto com o futuro ocupante da Casa Branca, no final do ano passado. Biden priorizou outros mandatários da América do Sul: já teve conversas com Alberto Fernández, da Argentina, e Sebastián Piñera, do Chile.

O gabinete de transição foi procurado por diversos governos da América Latina e, diante da enxurrada de pedidos, escolheu quem seriam os primeiros da fila. O Brasil acabou ficando de fora dos contatos iniciais. Além de Piñera e Fernández, os presidentes de Costa Rica e México também já falaram com Biden.

Juan Gonzalez, escolhido pelo democrata para o posto de diretor sênior do Conselho de Segurança Nacional para o Hemisfério Ocidental, admitiu a interlocutores que antevê obstáculos na relação do novo governo com o presidente brasileiro.

Durante a campanha eleitoral, Gonzalez adiantou que o relacionamento com o Brasil levaria em conta temas como direitos humanos e meio ambiente, nos quais a reputação internacional do Brasil vive uma baixa histórica.

Em entrevista ao canal SBT, em dezembro, Ernesto Araújo minimizou a importância de um contato entre Bolsonaro e Biden. “Ainda não tomou posse. Qualquer contato com uma equipe de transição sempre é mais ou menos precário. O que conta mesmo é a partir da tomada de posse”, disse.

Outro fator complicador é a estreita relação de Bolsonaro com a extrema-direita mundo afora. Com o próprio Biden, o mandatário brasileiro tratou de comprar uma confusão de maneira pré-datada: ele chegou a fazer coro aos argumentos de Donald Trump contra a lisura da eleição presidencial americana, por exemplo. O recado entendido por lideranças do Partido Democrata foi o de que o trumpismo derrotado nos Estados Unidos ainda pulsa no governo do Brasil.

Outro presidente da região com quem Biden também não conversou até o momento é o presidente da Colômbia, Iván Duque. Apesar de ter sido um dos aliados preferenciais do governo Trump na América Latina, à diferença do colega brasileiro ele reconheceu rapidamente a vitória do democrata, ainda em novembro do ano passado, só que setores da direita colombiana próximos ao governo apoiaram publicamente a reeleição de Trump e isso incomodou assessores de Biden.

Em nota a Crusoé, o Planalto confirmou que não houve contato entre Bolsonaro e Biden, mas disse que as tratativas iniciais para que a conversa ocorra cabem ao Ministério das Relações Exteriores. Também procurado, o Itamaraty não comentou o assunto.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. o Babacasolnaro é o malandro safo do Exército Brasileiro. A única coisa que este governo cumpriu desde a eleição para m que votei nele foi o tema. "A verdade vós Libertará" com certeza já me libertou sai do curral faz tempo aliás a cerca já estourou faz tempo. Agora resta a ele colocar em dúvida a urna eletrônica. porque já perdeu a fila andou.. e andou rápido...

  2. Se os governantes (executivo e legislativo) fizessem o dever de casa e o judiciário não atrapalhasse, o Brasil poderia reduzir o “custo Brasil” o que o tornaria uma potência exportadora. Mas o establishment nunca vai abrir mão das estatais, seu curral eleitoral, nem vai aprovar reformas que fortaleça um presidente não alinhado com seus interesses. Resumindo, estamos ferrados por nossa causa e não por causa dos EUA ou outro país qualquer.

    1. Eu acho que o Bozo está muito preocupado sim porque ele contava com o Trump para reconhecer o governo Bolsonaro depois que ele desse o golpe em 2022 quando perder a eleição. Quem irá reconhecer um governo ilegítimo? Talvez a Rússia, nenhum país decente irá reconhecer um governo ilegítimo do Bozo

    1. Na verdade é terrível mesmo. Perdendo espaço para nosso segundo maior parceiro comercial a gente perde um pouco da força com nosso parceiro número um, que sabe que a gente não tem muito pra onde correr.

  3. É por aí mesmo, Vera ! Não estão pensando no País ! Querem mesmo q tudo afunde, por culpa de 1 pessoa....., pra que prevaleçam suas ideias, suas convicções! Pior q um Centrão podre, é uma esquerda cega . Deixa a China tomar conta.....

  4. De novo a vontade incontrolável de diminuir o presidente ! Que tal ajudar o Brasil a se reerguer da criminosa ação da esquerda ? Nada se fala do combate ao tráfico por exemplo !

    1. Cara Vera, por favor, ser contra o presidente que tem errado tanto e apoiado a corrupção não significa ser de esquerda! Significa ser brasileiro preocupado com nosso futuro.

    2. Quanta mentira da Bolsoanta, este nosso presidente é o maior estelionatário eleitoral que o Brasil já teve está liquidando com o Pilares da nossa democracia! Acabou com PGR acabou com a lava-jato mas não acabará como nosso país porque iremos resistir

    3. Judiciário comunista ! Presidente de mãos amarradas se virando como pode pra conduzir o país dentro de uma sociedade podre ! Congresso criminoso ! Vem falar em ração pra aves ? Tem dó !!

  5. Bozo , um presidente sem noção ! Estamos com um miliciano corrupto e que tentará um golpe em 2022!

  6. Brasil é aquele garoto excluído da sala, ninguém liga, ninguém vê a existência dele, ninguém se importa. Tamo na mierda como sempre.

    1. Brasil é o vira-lata na mudança de pobre neste assunto “Joe Biden”. Quem quis isso foi Bolsonaro.

  7. A política de tio sam qq que fossem os governos nunca priorizou o Brasil, nem quando era a oitava economia do mundo, então, sem novidades no front.

  8. Fruto dos destrambelhamentos de um governo que não sabe fazer relações internacionais. A aproximação com Trump e suas ideias só pioraram as coisas. Nós precisamos mais deles do que eles de nós.

    1. bolsonaro está sozinho, vai ficar só com seus gados , que como os petistas queria um presidente pra chamar de seu! # Fora Bolsonaro e sua cateva. lena

  9. Brasil no final da vacinação, da Educação, da Ciência e tecnologia, do Meio Ambiente e principalmente como o pior governo desde 85! Mais de 200 mil cadáveres e o maluco na festa de aniversário hj! Exemplo de cinismo e total ausência de empatia com o sofrimento do povo do Amazonas!

  10. Temos como presidente o inimigo público número um do Brasil, cercado de uma plêiade de coadjuvantes tão sacripantas quanto... e o país afunda!

  11. esse é o lider do GADO que joga xadrez 4d . ...RSRSR e agora usuarios de invermectina imbecis...COMO EXPLICAM que esse sujeito nem damas joga.

  12. Petralândia e Bozoquistão não importa onde vcs moram, o sistema é sempre o mesmo, corrupção, corrupção e corrupção.

  13. O governo Bolsonaro é um desastre em política externa. Ernesto Araújo, da cota olavista para os ministérios, faz o que sabe fazer. Como George Orwell tão bem descreveu no seu clássico A Revolução dos Bichos, ele é incumbido de ficar classificando países e líderes para o Bolsonaro: China, duas pernas ruim. Biden, duas pernas ruim. Europa, duas pernas ruim. Trump, quatro pernas bom. Então, agora que Trump foi chutado do poder, o Brasil está isolado.

  14. Bom mesmo foi o período da esquerda no poder, saqueando o País! Só posso pensar q o brasileiro gosta mesmo é de ser roubado !!

    1. Silvana, nao sou eleitora do Bolsonaro! O q me dá nojo é ver estes discursos cheios de mimimi, dos q nunca enxergam nenhuma melhoria !! Não diga que é “meu” presidente se vc nem me conhece !

    2. A Ana acredita que o mundo se resume ao seu mito e ao mito dos petistas. Essa merece esse pr.

    3. Rachadinhas, Centrão, Micheque, Kassio com K , PGR do PT...acorda aí!

    4. Rachadinhas, Centrão, Micheque, Kassio com K , PGR do PT...acorda aí!

    5. que eu saiba, só mudaram a cor do penico, o conteúdo é o mesmo!

    6. E vc acha graça Suely ? É do time do quanto pior, melhor ??

  15. Bolsonaro já parabenizou e aceitou q Biden é o novo manda chuva dos EUA? Então é natural esse escanteamento. Bozo é um ser ridículo.

  16. É mais um entre os piores presidentes deste país juntamente com seu chanceler. Levaram nosso país ao anonimato, obscurantismo, duas figuras abomináveis.

    1. Nilson, concordo 100% com você. A preocupação do Bolsonaro é livrar os filhos, custe o q custar ! Perdeu a chance de se tornar um otimo presidente . É pra quem não iria se candidatar à reeleição..... se união ao podre Centrão ! É, sem dúvida, mais do mesmo ! Mudam as moscas ......

    2. Engano seu, a esquerda foi outro desastre porque protagonizou na era PT a maior roubalheira no país. Bolsonaro foi eleito por um vácuo de lideranças autênticas e por ser um.oportunista aproveitou a chance, se fosse uma pessoa a altura do cargo faria uma revolução no país, mas é mais do mesmo.

    3. Meu Deus, parece que preferem o tempo em q este País era saqueado pela esquerda !!

    1. Todos já estão percebendo , que o senhor messias , além de incapaz de dirigir um botequim , está desequilibrado mentalmente. .Desde o dia da posse , até hoje não disse nada , que ajudasse a nação . Apenas ofensas a todos nós brasileiros. Mandar que fizéssemos coco a cada dois dias para não poluir o ambiente.Mesmo quem os que o defendiam , como eu no começo do mandato, jogamos a toalha. Tirem - no da presidência, pois ele está sofrendo muito e nos fazendo sofrer

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO