Isac Nóbrega/PR

Bolsonaro diz que não vai tomar vacina e critica restrições a quem não for imunizado

26.11.20 20:41

O presidente Jair Bolsonaro (foto) afirmou nesta quinta-feira, 26, que não vai tomar a vacina contra o novo coronavírus e criticou a imposição de restrições aos cidadãos que optarem por fazer o mesmo.

O chefe do Planalto falou sobre o assunto durante a tradicional live semanal. Ele entrou no tema ao reclamar da derrubada de seu veto à obrigação da Anvisa em analisar em até 72 horas medicamentos e vacinas que já tenham sido aprovados em outros países. 

Ao lado do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do secretário de Alfabetização do Ministério da Educação, Carlos Nadalim, Bolsonaro usou informações falsas para defender que a vacina não seja compulsória.

“Eu digo para vocês: eu não vou tomar. É um direito meu. E tenho certeza que o parlamento não vai criar dificuldades para quem, porventura, não tomar vacina. Quem não tomar vacina, se ela for eficaz, duradoura e confiável, estará fazendo mal para si mesmo. E quem tomar a vacina não vai ser infectado. Então não tem que preocupar. Se 200 caras que trabalham comigo não tomaram e eu tomei, estou safo”, disse.

Especialistas, entretanto, ressaltam que as pessoas que escolhem não ser imunizadas podem, sim, transmitir doenças a algumas que tomaram a vacina, já que mesmo as mais eficazes não protegem todos que a receberam.

Bolsonaro ainda declarou que impor restrições àqueles que decidirem ficar expostos ao vírus “é coisa de ditadura”. “Obrigar o cidadão a tomar vacina ou [decretar que] quem não tomar não vai poder tirar passaporte, abrir conta no Banco do Brasil, fazer concurso público, viajar de avião… Isso é uma ditadura, pô. E quem defende isso é ditador. Ou é falso ditador que está afim de fazer negócio com a vida dos outros”, avaliou.

O presidente também voltou a atacar João Doria, sem citá-lo nominalmente. O tucano está nos holofotes porque o Instituto Butantan, vinculado ao governo de São Paulo, desenvolve a Coronavac em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Mais cedo, em entrevista ao portal Metrópoles, Doria afirmou que o imunizante poderia ser aplicado no Brasil mesmo que não obtenha registro da Anvisa, desde que receba o aval de agências reguladoras de outros países. Depois, o governador de São Paulo se manifestou por meio de sua conta no Twitter e afirmou que “há confusão em relação à declaração sobre a validação da Coronavac junto à Anvisa”. “Existe diferença entre validar uma vacina fora do país e autorizar sua aplicação em território nacional”, disse.

“Nós temos aí uma… Não digo uma guerra, mas alguns impasses sobre vacina. A Anvisa é independente. Não adianta um governadorzinho aí que nós sabemos quem é ficar criticando a Anvisa, porque a Anvisa é independente. Quem conhece a Anvisa hoje em dia tira o chapéu, levando-se em conta alguns dos integrantes que ocuparam a Anvisa. Era uma coisa terrível. Não quero acusar todos os integrantes da Anvisa, mas alguns estavam lá por outros interesses”, disparou Bolsonaro.

“Há uma preocupação de todo mundo sobre quais interesses de outros podem estar envolvidos nessa questão da vacina. É muito interesse de um governador aí em querer salvar vidas. Muito interesse dele. Fico até preocupado. Acho que ele, se morrer hoje, vai para o céu, porque é um santo esse cara, de tão preocupado em salvar vidas. É o santo da calça apertada”, completou.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O genocida oportunista PRECISA DESOVAR AS CLOROQUINAS QUE PAGOU PARA O EXÉRCITO FAZER .FALTA CARÁTER E COERÊNCIA NESSE DESGOVERNO

  2. Besteiras, besteiras e besteiras, nada se aproveita do negacionista de plantão do Palácio do Planalto. Está enchendo o saco ouvir o presidente isso, disse aquilo. Acho se ele fosse honesto consigo mesmo, ele pegaria aquela varinha de pesca e dar uma refrescada na cabeça. A renúncia seria o caminho ideal para tanta dubiedade e incompetência no trato da coisa pública. Não dá mais para aguentar tanta desfaçatez de um boçal num cargo de Presidente da República.

  3. Discurso negacionista, ode a ignorância, cortina de fumaça pra distrair o gado e total falta de empatia com os brasileiros que precisam se imunizar pra trabalhar e dependem somente do SUS. Em síntese, é um psicopata das trevas!

  4. Vez em quando ele aprende uma palavra nova.. só q safo,acho, usou mesmo como abreviatura de safado, né não? Ele tá começando a admitir. Com relação à vacina, ele está estimulando pessoas com bem menos conhecimento.. (menos ainda) a não se protegerem.. pessoas q realmente ficarão expostas.. Não é o caso por ex. de pessoas como os filhos dele q falam mal de vacina mas correm A VACINAR OS FILHOS. Desestimular a outros é ato criminoso, ainda mais considerando q depois protegem aos seus.

  5. Falar sobre aquilo que não sabemos é tão fútil como querermos explicar sonhos ou pesadelos. Antigamente havia os intérpretes, mas hoje há governantes que querem explicar a realidade da ciência com ideologias ou presunções macabras. Nesse contexto vamos chegar ao fim de ano, 2020, com 180.000 mortos pelo CORONAVÍRUS, isso na estatística oficial, a mesma que mede a queda do PIB e alta da inflação.

  6. Ditador é sogro que obriga a nora, pelo jeito a única sensata da família, a retirar mensagem chamando de imbecil quem for contra a vacina. Se eu fosse essa nora mandava ele TNC. Mas as norinhas de hoje são muito fraquinhas, devem estar mais preocupadas em poderem usar seus cartões corporativos e levarem vida de luxo à custa do contribuinte. Mesmo assim o POVO BUNDÃO continua quieto, parado, como coelho hipnotizado por cobra. Olha o bote!

  7. Todos nós sabemos de um merdinha que está no executivo, e de sua prole corrupta que foi eleito porque concorria com um outro ladrao e não tinhamos outra opção. Todos nós sabemos que este imbecil tem seus dias restantes de governo, contados dia a dia até que possa ser varrido do executivo. Todos nós sabemos que este merda perdeu o seu “amigo” que só fodeu o.Nosso país quando seus interesses estavam sendo prejudicados.

    1. LUIZ VOCE ACREDITA MESMO QUE ESSE DEBILOIDE NAO VAI TOMAR A VACINA ? ESSE DOIDO SO QUER OLOFOTES. A MIDIA DEVERIA DEIXAR DE FALAR SOBRE ESSE DEBILOIDE. UMA VEZ NA SEMANA COLETARIA TODAS AS ASNEIRAS E PUBLICAVA. UMA SEMANA SEM OUVIR O BOZOBOSTA. MARAVILHA.

  8. Serei obrigado a tomar a vacina Sinovac com 50% de eficácia ou poderei optar por outra com 90% de eficácia desde que aprovadas pela Anvisa?

  9. Para que tomar vacina se já ficou doente e desenvolveu anticorpos? Se a imunidade não é duradoura a da vacina também não será. Qual vacina já foi aprovada pela Anvisa?

    1. UMA BESTA HUMANA COMO VOCE LEONOR, REALMENTE NÃO TEM QUE TOMAR A VACINA. ELA E PARA HUMANOS QUE QUEREM A CURA E NÃO SÃO BESTAS.

    1. Velhinha, insensatos, burros e estúpidos são aqueles que foram roubados e enganados por 16 anos e continuam apoiando o partido.

    2. É, Bozo, mas ninguém supera o seu xará em insensatez, burrice e estupidez.

    3. E quem estava preparado? Sarney, caiu de paraquedas, professor em corrupção, Collor, deu um golpe nas finanças da moçada, o dinheiro foi para as nuvens, Itamar com o seu fusquinha, pegou um abacaxi, conseguiu descascar, controlou a inflação, FHC, um mala sem alça, se lambuzou privatizando as estatais a preço de banana, o Lula, um corrupto de marca maior, até os talheres do Planalto ele levou, Dilma, uma anta de salto alto e que usa batom. Em 2018 deu nós na cabeça. o Exterminador de petistas.

    4. 2022,tá perto.esprto,Zé povinho não querer que este mandrião acabe com obrssil e os brasileiros.genocida

  10. Mais uma vez esse assunto. Não quer tomar a p... da vacina não toma. Que cara chato e inconveniente. Só abre a boca para falar merda.

  11. Será que um vírus* tem que tomar vacina contra outro vírus? Ou por ser um vírus ele não terá nenhum problema com outro vírus? * Definição de virus no filme Matrix: o Bozo pode ser encarado como uma espécie de praga violenta, egoísta, insensível ao resto do mundo e ao seu próprio destino. Uma espécie de vírus.

  12. Cada um que cuide de sua vida e de sua família. Se o Presidente tem medo de agulha é problema dele, é até bom, pois vai sobrar um pouco mais de vacina para quem necessita.

  13. Tomar vacina sem comprovaçao de seu eficacidade é um risco inerente a quem se dispuser a aceitar. Liberdade e consequências para cada um de sua livre escolha. Ainda nao vivemos numa ditadura.

    1. PEDRO AS VACINAS SO SERÃO APROVADAS DE ACORDO COM A ANVISA DE CADA PAÍS. SENDO APROVADAS POR ESSES ÓRGÃOS. MARCARÃO AS DATAS PARA A VACINACAO EM CADA PAÍS. NOS TEREMOS O CAOS AQUI NO BRASIL PORQUE PAUZUELO MANDADO AINDA NAO TEM NADA ORGANIZADO.

    2. liberdade e Consequências: gostei. deve ser assim mesmo. Somos um povo LIVRE. Liberdade: não tomo a vacina. Consequências: não tiro passaporte, não viajo de avião, não faço concurso público, não abro conta em banco. É escolha minha. Acho tambem que deveria constar do rol das minhas escolhas o uso de respirador, em caso de infecção. Eu sou livre. Por que ser obrigado a ser entubado? É escolha minha. Não quero. RESPEITA.

    3. Será que não estamos vivendo numa ditadura da ignorância, onde discussões que interferem na preservação de vidas, são niveladas por baixo e com viés político?

  14. Não é novidade. Bolsonaro não ajuda o país em nada e não perde nenhuma oportunidade para atrapalhar. Já atrapalhou muito e vai atrapalhar mais e sempre.

    1. Infelizmente, considero que vc acerta na análise e no prognóstico.

  15. Esse caixa craniana ôca dá no mínimo 10 péssimos exemplos por dia contra o POVO BRASILEIRO!!!! Mas será o primeiro na fila da vacina, escondido no Hospital Militar e, mentirá para a NAÇÃO como mentiu sobre seu tratamento da covid19 que não tinha cloroquina alguma, senão já teria batido as botas!!!!

    1. Esse marmanjão peter pan é caso perdido sem salvação e JAMAIS CRESCERÁ!!!!

  16. PQP, alguém precisa orientar as palavras do Bozo e de seu filho, se é que isso é possível. Ultimamente só tem falado m.....da. Cala a boca Magda. Assim fica difícil continuar apoiando.

  17. Está enlouquecido com a hipótese cada vez maior de sucesso da vacina Coronavac !! Alguém tem que pedir a saída dele ! Já deu provas inúmeras de debilidade mental e incapacidade de governar !

    1. Deviam convocar uma junta dos melhores psiquiatras do país para examina-ló, tenho certeza que o diagnóstico revelará grave doença mental. O cara desde que assumiu só disse m...a, na minha opinião é doente mental

    2. MARIDO ERRÁTICO SE VOCÊ LÊ A BULA VAI ESTAR LÁ OS EFEITOS COLATERAIS. COM A VACINA É IGUAL.

    3. Paulo, qualquer pessoa de bom senso irá tomar a vacina por livre e espontânea vontade, desde que devidamente comprovada a sua eficácia e autorizada pela Anvisa. O que o Presidente disse é que não concorda com a obrigatoriedade. Se ele tivesse dito antes que seria obrigatória, estaria esse mesmo mi mi mi nas redes sociais. Você sabia que no contrato da Sinovac com o Estado de SP eles não assumem nenhuma responsabilidade por possíveis efeitos colaterais.

    4. Eu, como sou um marica e um fresco, que fui um crítico aos outros governos quero esse vírus* fora. * Definição de virus no filme Matrix: o Bozo pode ser encarado como uma espécie de praga violenta, egoísta, insensível ao resto do mundo e ao seu próprio destino. Uma espécie de vírus.

    5. Uiiiiiiiiiiiiiiiiii...temos um louco na presidência! Deixa de ser fresco! Já tivemos um ladrão e uma anta e tu nem reclamava.

  18. Sinceramente, não há mais o que se falar sobre este sujeito, o qual nem podemos chamar de cidadão, quer no seu comportamento irresponsável quanto como uma instituição, a de presidente, que entre outras coisas não respeita o povo como cidadão

    1. Como uso calça apertada e até rebolo, gostaria de saber de vc o quer é ser um machão que idolatra outros machões, como o Trump e o Putin?

    2. Inácio tu já babou os ovos e chupou a pica do Bostanaro Doidão e dos seus filhos malucos hoje? Então vá lá e faça isso agora. Já vi vários boizinho por aí porém você um daqueles imbecil igual esse Doidão.

  19. Acho que o melhor presidente que apareceu nos últimos tempos a favor do povo e do Brasil foi Bolsonaro mas também um burro que falando e fazendo o que faz só dificulta sua própria vida para cala a boca e administra

    1. Ademir tenho uma visão diametralmente oposta à sua. O pior presidente é o vírus*. * Definição de virus no filme Matrix: o Bozo pode ser encarado como uma espécie de praga violenta, egoísta, insensível ao resto do mundo e ao seu próprio destino. Uma espécie de vírus.

    2. Fazer acordo com Toffoli e Gilmar para acabar com a LavaJato e proteger os meninos corruptos é fazer bem para o povo? É só uma pergunta...

  20. Certíssimo. Eu tambem não tomarei. Quem quiser que tome. Isso se chama LIBERDADE, algo que essa revista parece ter esquecido o que significa.

    1. Tu vais tomar sim. Deixa de ser mentiroso e metido a machão. Aliás, tu és um daqueles que deve ter tomado cloroquina pelo ânus, conforme recomendou um imbecil catarinense do rebanho do Bozo.

    2. Pergunto para vc: se ele não vai tomar e externa isso no intuito de influenciar os outros a não tomar, se especialistas que estudam o assunto, são unânimes em afirmar que se muitos não tomarem, não se tem a eficácia necessária para conter uma pandemia, para que então comprar as vacinas? Não seria um papel de homem falar para o pais que não haverá nenhum esforço do governo com relação às vacinas? Ele faz jogo duplo, por que ele é o que é, um demagogo watupodo que encontra eco em outros estúpidos.

    3. Paulo, boa noite Viver em sociedade exige o cumprimento de uma regra básica: sua liberdade termina onde começa a liberdade alheia. Tenho liberdade de conviver com pessoas imunizadas e sadias! É preciso conviver com imunizados! Se liga, meu.

    1. Gente, não votamos nele porque ele era bom. Votamos nele porque não queríamos que o PT voltasse. Na próxima, se Deus permitir, virá alguém mais capacitado. Eu torço para que o Moro venha..

    2. Ainda bem q nos arrependemos a tempo! Pior os q não têm coragem de assumir erros!

Mais notícias
Assine
TOPO