Adriano Machado /Crusoé

Bolsonaro diz que China vai liberar insumos para produção da Coronavac

25.01.21 16:25

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, 25, que a China vai liberar a exportação de 5,4 mil litros de insumos para que o Instituto Butantan produza novas doses da Coronavac. Segundo o chefe do Planalto, o governo atua ainda para acelerar a liberação de insumos para a fabricação da vacina de Oxford no Brasil. A Fiocruz é responsável pela produção do imunizante, em parceria com a empresa AstraZeneca.

A Embaixada da China nos informou, pela manhã, que a exportação dos 5,4 mil litros de insumos para a vacina Coronavac foi aprovada e já estão em área aeroportuária para pronto envio ao Brasil, chegando nos próximos dias”, disse Bolsonaro, pelas redes sociais.

O presidente agradeceu ainda aos ministros da Saúde, Eduardo Pazuello; das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; e da Agricultura, Tereza Cristina, pelas articulações. As tratativas foram iniciadas pelo escritório do Governo de São Paulo em Xangai, na China. Mais cedo, durante coletiva ao lado do governador paulista, João Doria, o ex-presidente Michel Temer já havia informado sobre a liberação dos insumos. Temer conversou com o embaixador da China no Brasil, Yang Wangming.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Errar é humano.... permanecer no erro é burrice! Para o Brasil é essencial uma parceria especial com a China que em 10/15 anos poderia levar o país à sexta economia do mundo.

  2. Esse governo federal é mesmo uma bela fake news..rs... Doria desmascarou novamente esses debiloides ideológicos. Hoje ele disse q toda a tratativa para liberação dos insumos foram feitas pelo Butantã e que o governo federal, como sempre, só atrapalhou essas tratativas. Papai bozo é um incompetente mesmo.

  3. Que gracinha, não fica nem vermelho, até ontem a vachina matava ou aleijava, quer dizer a sua vacina é chinesa também, hoje está parando de falar no coquetel, agracendo os comunistas, apesar que seus seguidores ainda estarem na maior briga nas redes defendendo o coquetel, estou curioso prá ouvir qual a desculpa que vão usar os fanáticos

  4. Eu só queria entender como 2 países, China e Índia, quem juntos quase 3 bilhões de habitantes. Estão vendendo insumos da vacina contra a covid. Sem antes vacinar os seus nacionais?

  5. No mundo paralelo, o Bolsonaro consegue fazer alguma coisa. No mundo real o governador João Doria mantém um escritório na China bem antes da pandemia. Escritório esse que fazia um bypass sobre o governo ideológico do Bolsonaro, tratando pragmaticamente dos assuntos de São Paulo. Isso é visão estratégica. É estar preparado o tempo todo para enfrentar qualquer desafio, pois essa ponte foi essencial para desatar nós e garantir os insumos. Que Bolsonaro entre no time, em vez de jogar contra.

    1. O que sempre deu. Hoje a China comanda o Brasil. Qual foi o país que quando atacado colocou os filhos do genocida nos seus respectivos lugares?

  6. O canalha terceiriza a responsabilidade pelas mazelas mas colhe louros com chapéu alheio. Nada vai salvar o genocida - impeachment já!

  7. É muito cínico esse Bozo, se as tratativas fossem feitas pelo pateta do Ernesto Araújo não teríamos um ml de insumo para produzir a vacina. Parabéns ao Dória e ao Temer. Esse cara é muito mal caráter.

    1. João, vindo do governo genocida e negacionista, dificilmente virá algo bom. Eles se recusam a trabalhar, só ficam de mimimi chorão e tentando passar a rasteira em seus adversários imaginários. É um governo fake q não produz nada, só parasita o povo brasileiro. Qual foi o mitivo mesmo de termos tirado os vermelhos do poder? Pois me parece q é o Lula governando o país.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO