Raul Spinassé/Folhapress

Bolsonaro diz que Barroso ‘joga fora’ da Constituição e instiga militância a dar ‘último recado’

03.08.21 09:39

A reação do Tribunal Superior Eleitoral aos ataques infundados de Jair Bolsonaro (foto) às urnas eletrônicas não foi suficiente para conter o ímpeto do presidente da República. Em conversa com sua claque, em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro afirmou que o ministro Luis Roberto Barroso “joga fora” da Constituição e instigou a militância a ir às ruas mais uma vez em nome da adoção de um mecanismo adicional de voto impresso.

O presidente assegurou que, caso os apoiadores assim o façam, ele marcará presença no local. “Se o povo estiver comigo, faremos com que a vontade popular seja cumprida. Até porque, senhor ministro Barroso, a própria Constituição Federal diz que todo o poder emana do povo. Eu li a Constituição, interpretei e respeito. Eu jogo dentro das quatro linhas da Constituição. O Barroso, tenho certeza, joga fora“, emendou.

A fala ocorre um dia depois de o TSE pedir ao STF a inclusão de Bolsonaro na lista de investigados do inquérito em trâmite na corte que mira a difusão de fake news e ataques a ministros. O caso será apurado, ainda, em um inquérito administrativo, aberto no próprio tribunal.

Se o ministro Barroso continuar sendo insensível como parece que está sendo insensível, quer um processo contra mim, se o povo assim o desejar, porque eu devo lealdade ao povo brasileiro, uma concentração na Paulista para darmos um último recado para aqueles que ousam açoitar a democracia… Repito, o último recado, para que eles entendam o que está acontecendo e passem a ouvir o povo, passem a entender que o Brasil tem 8,5 milhões de milhões de quilômetros quadrados e não apenas um pedacinho dentro do DF, eu estarei lá”, disse. 

Ciente de que a PEC do voto impresso tende a ser derrotada na comissão especial instalada na Câmara e nem sequer chegar ao plenário, o presidente disse que a palavra de Barroso, que atestou reiteradas vezes a confiabilidade das urnas, “não vale absolutamente nada” e declarou não admitirá “eleições duvidosas” em 2022.

Por que, senhor Barroso, essa vontade enorme de dizer que você está certo? Você vale mais que milhões de pessoas que se manifestam por um sistema eleitoral limpo, democrático? Por que ele quer que essa sombra de dúvidas permaneça entre nós? O que ele teme? Está a serviço de quem?“, disparou.

Alvo de críticas de integrantes do Supremo e do TSE pela propagação de teorias conspiratórias, Bolsonaro fez questão de dizer que não comprou uma briga com as instituições, mas somente com Barroso. O presidente acrescentou que não aceitará “intimidações e adiantou que seguirá exercendo “o direito de liberdade de expressão

O ministro Barroso presta um desserviço à nação brasileira. Cooptando gente de dentro do Supremo, querendo trazer para si, ou de dentro do TSE, como se fosse uma briga minha contra o TSE ou contra o Supremo. Não é contra o TSE nem contra o Supremo. É contra um ministro do Supremo, que é também presidente do Tribunal Superior Eleitoral, querendo impor a sua vontade”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Kkkkkk nem se contar com o enorme exército de robôs bovinos ele chega nos 80 milhões..rs. As gadeatas já mostram isso, pois estão cada vez mais minguadas...

  1. Este último recado do Bozo, está mais para o último suspiro. Demorou, mas algumas de nossas instituições, resolveram acordar para o atual momento do Brasil. Bolsonaro não quer o voto impresso auditável. Ele não quer a eleição, pois sabe que vai perder, e de lambuja colocar o Brasil de joelhos. Sou um negociador experiente. Ñ se negocia com terrorista. Ainda mais, quando o seu cão (Braga Netto) ameaça colocar o coturno no pescoço da vítima. Ceder no principal, é abrir margem p/ novas chantagens.

  2. Bolsonaro, não é td o povo, só o gado que compactua com suas loucuras. Então se prepare para a sua derrota, e não será para o Lula.

  3. Esse povo do judiciário dá muita trela para esse i.n.s.a.n.o., eles tem que punir logo e não ficar de tre lê lê. Interdita, pune, interna ele no h.o.s.p.í.c.i.o. Quero ver ele continuar falando e fazendo cáca de lá né.

  4. Vive no seu mundinho à parte, onde devido ao nosso dinheiro a família prospera. Sua preocupação não é com a vida ou com a economia e sim com a reeleição ou com um golpe para manter ele no poder, se refestelando nababescamente com a riqueza usurpada dos trabalhadores brasileiros.

  5. Penso que instigar militância significa instigar Gabinete do Ódio e Cia, militares (ao menos os de pijamas, milicianos e extremistas que estão sendo armados. Imagino que em breve os caminhoneiros……

  6. Este im be cil fala de convocar o povo pra Av. Paulista e ele apareceria pra defender o voto impresso porque o povo está com ele. Acontece que o povo que ele cita a todo momento é o gado sem cérebro que fica babando na frente do “mito” e não passa de 15% da população brasileira. Por volta de 75% dos brasileiros não querem mais este psicopata no governo e nem o Luladrão tão mentiroso quanto o bolsoburro

  7. A tal "vox populi vox dei" desde sempre foi uma falácia, eis que desde que surgiu sempre foi utilizada pelo tirano da vez pra justificar o injustificável, apoiado pelos babaovos que tal e qual rêmoras não desgrudam do tubarão e vivem de comer seus perdigotos. Esse "ignocente" quer causar tumulto desde sempre, mas já pode fazer o favor de fechar o cercadinho e de lá nunca mais sair, já encheu os picuá...

    1. Exatamente! Ele enche a boca pra falar em lealdade ao povo sendo que descumpriu todas as promessas de campanha. Principalmente as pautas anticorrupção mas nao só essas.

  8. O Presidente jamais leu a constituição ,ele não lê nem Gibi ,acho que nunca leu nada porque acima de tudo esta errado quem ataca a constituição diuturnamente é ele e vai tomar um surra nas urnas se é que chega lá eu espero que seja afastado ontem do cargo do qual não tem a mínima condição de exercer ,espere que vá preso .

  9. O cara vive atacando as instituições democráticas e já tentou dar um auto-golpe em mais de uma ocasião. Mas quem é antidemocrático é o Barroso? vai ser cara de pau assim na casa do chapéu!

    1. Inacreditável!! Como dizia Celso de Melo, esse presidente não está à altura do cargo!! O pior é ter que esperar até 22....

  10. Está desorientado, perdeu totalmente o controle da sua histeria nata.... mas a cadeia à vista desorienta mesmo!!!! 😆😆😆😆😆😆

    1. Acrescente-se o componente de inveja do bronco-grotesco, pela categoria, conhecimento jurídico e geral, pelo caráter, equilíbrio, cultura, sensatez, seriedade, firmeza, cofiabilidade, competência e respeitabilidade do excelentíssimo sr. Ministro Dr. LUÍS ROBERTO BARROSO!

    2. Acrescente-se o componente de inveja do bronco-grotesco, pela categoria, conhecimento jurídico e geral, pelo caráter, equilíbrio, cultura, sensatez, seriedade, firmeza, cofiabilidade, competência e respeitabilidade do excelentíssimo sr. Ministro Dr. LUÍS ROBERTO BARROSO!

  11. Tanta confusão desnecessária. A população tem demonstrado que quer voto auditavel e desde 2015 essa era a tendência. Então, o STF deveria eixar o EGO de lado e apoiar o desejo da população. Simples assim. O que fica claro desse imbroglio é que democracia, no Brasil, não existe.

    1. Não fale em nome do povo Sra Claudia. Eu confio nas urnas eletrônicas e entenda, elas são auditáveis. Será preciso desenhar?

    2. Quem está causando a confusão é o bolsonaro. Em vez de governar ele só cria confusões desnecessárias! O voto impresso é um retrocesso!

    3. Claudia, não faço a menor ideia de que população seria esta que quer voto auditável. Acho que a água que tu bebes está muito contaminada, fazendo com que tu tenhas delírios.

    4. DEVERIA SER INTERDITADO , VOTEI NELE POR RAZÕES ÓBVIAS, AS DA ROBALHEIRAS DO PT. BOLSOBURO E INSANO.

    5. Desejo da população? O próprio Bolsonaro e seus filhos foram eleitos através da utilização das urnas eletrônicas. Porque agora elas não são confiáveis? Ele quer é criar confusão.

    6. Quantas vezes vc vai ter que ouvir que o voto é AUDITÁVEL!!!!

    7. Depis de 2 anos e meio de desgoverno, genocídio de brasileiros, corrupção e ataque a democracia e as instituições. Sou contra qualquer coisa que Bozo Pinoquio Genocida resolva defender.

    8. fale por si. mania de Bolsonaro e seguidores falarem em nome do povo. eu não preciso de voto auditável, confio no sistema atual. O inominável quer criar conflitos, com sempre. É um insano e deveria ser interditado.

  12. Bolsonaro e Braga Neto discursaram mas quem deu o primeiro golpe em nossa novel democracia, foi o STF ao qual incumbia preservá-la, anulando com a canetada de um só dos seus, 07 anos de combate à corrupção ao arrepio dos mais comezinhos princípios do Direito Processual Penal Pátrio e da Jurisprudência Universal da Common Law e do sistema Romano-Germânico, que não autorizam desconsiderar a existência de um crime por causa da incúria da conversa entre Juiz e Promotor. Daí o voto impresso. Namastê!

    1. Vidal, salvo engano é a segunda vez que eu chuto a sua bunda magrela. Você quer defender a urna eletrônica com voto auditável (que obviamente a sua inteligenciazinha repete como um papagaio, e não tem noção de como operacionalizar isso), com decisões equivocadas do STF? QUE PORR* É ESSA? O que uma coisa tem haver com a outra? Quer voto impresso auditável, use fatos e argumentos racionais. Quer encher o saco, pode encher, pois isso é permitido, sendo também permitido eu chutar a sua bunda magrela

    2. Mutatis Mutandis! Aqui nestas linhas não se defende em nenhuma delas Bolsonaro, e sim a democracia golpeada pelo STF. Somente isso! Simples assim! Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    3. Não se engane Vidal, o STF só conseguiu isso com a ajuda sistemática do presidente da república no desmonte e aparelhamento das instituições de combate a corrupção e conchavos espúrios com os piores e mais corruptos togados das instancias superiores. Defender Bozo Guariba é ser a favor da corrupção e da morte. Bozo resolveu subir o tom na defesa do voto impresso para, desesperadamente, tentar manter o gado bestial coeso em sua defesa cega e burra.

  13. Aqui está o meu último recado para o Bozo; faça harakiri em praça pública como forma de pedir perdão as famílias das milhares de pessoas que você assassinou. Vamos lá Bozo, faça pelo menos alguma coisa de útil para a sua pátria!

  14. DISCURSO DE UM COVARDE QUE JOGA ESSA CORTINA DE FUMAÇA PARA TENTAR ESCONDER A VERDADEIRA PREOCUPAÇÃO QUE SÃO AS INVESTIGAÇÕES A CARGO DA CPI E DO STF E NÃO ADIANTA FAZER PALHAÇADA PQ A MAIORIA DOS MINISTROS JÁ ESTÃO PISTOLA COM ESSE IMBECIL. SE TUDO CONTINUAR NESTA DIREÇÃO VAI CAIR E SER PRESO BREVEMENTE. 🚔⚔☠

  15. Isso eh um escroto! A raiva que ele tem do Barroso eh por conta da CPI, que teve a abertura determinada pelo Barroso e está trazendo à tona a corrupção podre de dentro do ministério da saúde! Barroso eh um homem do bem, sábio do direito, um lavajatista, que muitas vezes votou contra o Lula! Isso do burro presidente eh raiva! Ele vai ser preso!

    1. Felipe, concordo com você, apenas me permita uma correção de semântica, foi o Barroso que determinou a abertura da CPI, mas dito assim, fica parecendo que foi do Barroso a idéia da comissão, ele julgou um mandato de segurança que fora protocolado por alguns senadores que enfrentaram resistência da presidência do senado em abrir a CPI (direito da minoria). Essa é a realidade, assim simples, o Bolsonaro tenta subverter a realidade e o gado segue cegamente.

  16. o Presidente Eleito Jair Messias Bolsonaro está corretissimo o Ministro nomeado Barroso deve cumprir a Constituição e presidir o TSE no cumprimento das regras sobre a eleição aprovadas pelo Congresso Nacional sem se envolver tão parcialmente no debate legislativo

    1. Corretíssimo somente para a manada! O bolsonaro não respeita a constituição, não respeita as leis, não respeita normas e regras. Quem não respeita regras não respeita pessoas. O presidente do TSE e o povo já aguentaram demais esse inepto e mentiroso compulsivo!

  17. Quem presta desserviço ao Brasil e vc PR. Não suporto nem escrever o teu nome. Se s vontade do povo tem que ser respeitada como vc mesmo aqui falou. Peça para sair porque o Brasil não se restringe ao cercadinho de todas as suas manhãs.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO