STF

Bolsonaro demite indicado de Gilmar em Itaipu

06.08.19 12:44

O presidente Jair Bolsonaro demitiu o advogado Cezar Eduardo Ziliotto da diretoria jurídica de Itaipu Binacional.

Ele foi substituído por Mariana Thiele, empregada de carreira da empresa. A troca foi publicada nesta terça-feira, 6, no Diário Oficial da União.

O diretor demitido foi indicado para o posto pelo ministro Gilmar Mendes (foto), do Supremo Tribunal Federal.

O cargo era almejado pelo ex-deputado Osmar Serraglio, do PP. A ex-advogada-Geral da União Grace Mendonça também chegou a ser cotada.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A limpeza precisa ser muito mais ágil, se não for rápido, não vai ser possível limpar a cambada dentro do primeiro mandato.

  2. Ótima decisão, que a grande mídia não divulga. Gilmar, que se comporta como velho político “indicando” apaniguados, sofre mais uma derrota. Que venha o seu impeachment!!

    1. Uma lástima que também não possa demitir Gilmar. Que pena!

  3. Os acontecimentos de ontem demonstram nitidamente que finalmente as partes - a ambiguidade e o patriotismo - escolheram o mês de agosto, sempre ele conforme consta na história- será palco do confronto direto do que queremos, decidido nas urnas em outubro passado, e o passado criminoso representado por instituições aparelhadas, principalmente o judiciário.

  4. Não seria "quebra de decoro" por parte do ministro de "uma indicação política", tendo em vista o código de ética da OAB: " O Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil também conhecido como Código de Ética e Disciplina da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil é um código cuja literatura dispões sobre as regras éticas e deontológicas dos princípios que formam a consciência profissional do advogado..., pois todo "ministro do STF tem formação básica o Curso de Direito"!

    1. Código de ética da OAB com o atual presidente da Ordem é piada.

    2. Cursar Direito não é a mesma coisa que ser Advogado.

  5. parabéns Presidente - os indicados pelo STF, certamente não serve para o Brasil e muito menos para o Novo Governo!!! Brasil acima de tudo...DEUS acima de todos !!!!

  6. O leitor da Crusoé que deu um show na Osesp está por aqui? Acho que fez muitíssimo bem. A Waldwogel e aquela turma chata, sem graça e arrrogante do Em Pauta vivem .posando de bastiões da moralidade, mas não abrem a boca sobre a podridão e as medidas autoritárias do STF. Merecem passar por constrangimentos. Isso é democracia

  7. Itaipú tem que fazer uma assepsia profunda,senão vai ser difícil se livrar da esquerdalha que ainda ocupa muitos postos. Acontece, que pra protestos de muito,isso ocorrerá,temos um General comprometido com essa limpeza,Joaquim Luna e Silva,este não dorme em serviço.

  8. Parabéns JB! Honra ao mérito, seu mais forte argumento para quem estiver bem preparado e disposto a trabalhar pelo Brasil 🇧🇷 grande!

  9. Eu acredito que no Brasil as pessoas devem receber cargos não por indicação, mas sim por aptidão. Somente vou conferir uma confiança seca no Governo Federal, quando as pessoas assumirem cargos de acordo com suas HC's,( Habilidades e Competências).

  10. Veja se tem cabimento, um ministro do supremo fazer indicação na Itaipu. Pode isso Arnaldo? Parabéns Bolsonaro por desmontar mais um esquema.

  11. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  12. Parabéns ao presidente pela justa meritocracia da indicação. Muda Brasil🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  13. Parabéns, Sr. presidente!! Tem que limpar mesmo as nossas empresas e instituições dessas indicações por interesse de "poderosos"...💪💪🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  14. Meritocracia! Justiça à funcionária de carreira. O Brasil começa voltar aos trilhos. Parabéns ao Presidente Bolsonaro!!!

    1. Fez PhD com Luladrão, Renan, Sarney e toda a corja.

  15. Bom mesmo é se alguém pudesse demitir esse Gilmar Mendes. O congresso que poderia aprovar seu impeachment, infelizmente não fará.

  16. Acaso o ministro Celso de Mello poderia fazer a gentileza de apontar qual o artigo da Constituição Federal que permite a um magistrado do órgão máximo do Poder Judiciário indicar cargos em empresas estatais? A curiosidade é pertinente porque o supracitado ministro disse em entrevista que Bolsonaro não observa a Constituição!

  17. Desconhecia mais essa prerrogativa do Ministro Gilmar de indicar cargos na administração pública e privada. E depois falam em imparcialidade ou criticam troca de mensagens entre um procurador e um juiz. Quanta hipocrisia.

  18. Parabéns, Presidente Bolsonaro, pela demissão do afilhado do inimputável Gilmar Mendes. Fique atento. Ele é vingativo e não faltará oportunidade para lhe dar o troco.

  19. Eu (eu) sinto que o STF é um problema. Elaborando melhor, o Poder Judiciário (STF) transforma-se por sí só em um problema. É percebido intuitivamente assim. Encontra-se fora do equilíbrio de forças e age como falso "endireitador do logos comum"... em Narciso, delineia seu ethos, seu próprio destino. É difícil conviver com o pluralismo teórico subjugado pelas distorções (relativizações de limites fronteiriços) da complexidade das tradições e conceitos. O prazo de validade desse STF já venceu.

    1. O prazo de validade do STF já venceu sim , Carlos. Mas infelizmente, ele continua ocupando lugar na prateleira porque todos temem jogá-lo pelo esgoto à baixo.

  20. Saiu um para entrar outro indicado. Bom seria a extinção destes cargos de aspire, pois servem para acomodar apadrinhados com pomposos contra-cheques. Por isso que eu digo, o Bozo é um petista de sinal trocado. Em breve haverá o mensalão bolsonariano. Aguardem!

  21. Porque só agora? Como assim o governo não tomou esta decisão antes? Há mais indicados no governo por estas raças ruins? limpe tudo.

  22. Bom começo. Nem imagino o que mais pode haver de falcatruas de togados por aí. Esse aí da foto é hors concours. Vê se pode, o sujeito não pode sair nas ruas nem em Portugal, que já é abordado e insultado. É isso que o Brasil precisa no STF? e não é só ele, claro.

  23. Porque o Gilmar indica altos executivos para empresas estatais? Não entendo que um juiz supremo que determina a ultima palavra em processos judiciais coloca pessoas da sua propria e enteira confiança onde não deveria nem sequer emitir juizos de valor!

  24. muito bem Presidente - as indicações dos inimigos da Republica tem que ser eliminadas... tem muito mais gente para ser colocado para fora...

  25. É isso aí! Desaparelhar TUDO! GILMAR INIMIGO DA NAÇÃO NÃO PODE TER NENHUM APADRINHADO NO GOVERNO NEM NAS EMPRESAS NAS QUAIS A UNIÃO É ACIONISTA!!

  26. Queria saber que poder tem um juiz do STF para indicar diretor em estatal... Espero que seja apenas o começa da imensa limpeza que tem que ser feita para afastar os indicados desse pessoal que sempre roubou o Brasil.

    1. Perfeito! Só assim para os vagabundos não roubarem.

  27. Mas a ex-mulher dele, Samanta Meyer, continua lá em Itaipu, no Conselho dAdministração, junto com o capanga de Cunha e Temer, Carlos Marun.

    1. A meu ver, esses cargos são criados em grande medida para agasalhar bem os apadrinhados políticos. Poderia usar como modelo de ADM. As PCHS privadas, que, acredito teríamos um peso menor a carregar!

    2. Calma José, que o santo é de barro. Tudo no seu tempo.

  28. Prestigiar a chamada “prata da casa” é muito raro na política brasileira. Parabéns à Advogada pelo bom trabalho que foi reconhecido .

  29. Vejam como a ORCRIM loteou o Estado e suas estatais e empresas publicas. Ate ministros do STF indicava os asseclas, certamente contra favores. São mesmo bandidos. Espera-se a saida da proc Dodge da PGR e colocar um procurador general para comecar a limpeza do STF, independente de CPI ou impeachment.

  30. Ministro do Supremo não tem e não deve interferir e tampouco indicar ninguém nessas áreas. Mas eles estão dilapidando o respeito que nutríamos pela Casa. Isso pode não acabar bem quando a população maciçamente verificar que eles não têm um mínimo de compliamce

  31. Olha só, o dedinho do Gilmar nas indicações. Um comportamento nada aplausível de um membro da mais alta corte do judiciário.

    1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Tem que limpar a nossa Usina🙏🏻

  32. Esse Gilmar é de vomitar, ocupando um cargo de extremo poder jurídico, faz pedido de cargo no governo, a um político, inacreditável

  33. olha o sensacionalismo novamente!!!! ele demitiu por ser um advogado em um cargo de estatal... ou demitiu porque era indicado do gilmar mendes ??? ou Igor gadelha esta usando a coincidencia de ser indicado de gilmar mendes e fazer parte dos 21 mil cargos comissionados desligados pelo bolsonaro ?????? Cade o Diretor da Crusoe pra cobrar desse reporter confirmação para escrever corretamente com informações precisas... e não ficar tentando causar atrito entre os poderes por demitir mais

  34. Boa providência de JB. Um advogado indicado pelo Guilmar Mendes certamente não é digno de confiança, tal como seu seu protetor nunca foi.

    1. Claro que pode, eles não são os donos do Brasil? Ou não?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO