Bolsonaro chama de 'problema' a vacinação de crianças contra a Covid-19
O presidente Jair Bolsonaro (foto) classificou como um "problema" a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra o novo coronavírus. Desta vez, no entanto, ele não fez menção à Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Bolsonaro falou sobre a imunização dois dias após o diretor-presidente da autarquia, Antonio Barra Torres, rebater os ataques do Planalto...
O presidente Jair Bolsonaro (foto) classificou como um "problema" a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra o novo coronavírus. Desta vez, no entanto, ele não fez menção à Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Bolsonaro falou sobre a imunização dois dias após o diretor-presidente da autarquia, Antonio Barra Torres, rebater os ataques do Planalto à equipe técnica e cobrar uma retratação.
Bolsonaro repetiu que não levará a filha de 11 anos, Laura, aos postos de imunização. "Temos, agora, o problema da vacinação de crianças de 5 a 11 anos, onde já dei minha opinião. Eu não vou vacinar minha filha. Se você quiser vacinar seu filho, é um direito teu. Obviamente, conseguimos fazer com que, por ocasião da vacinação, quem for aplicar a vacina em seu filho ou filha diga todos os possíveis efeitos colaterais. E você decide se vai vacinar ou não", disse, em entrevista à Rádio Sarandi.
O presidente voltou a mencionar a cláusula do contrato com a Pfizer que isenta a empresa da responsabilidade em relação a possíveis efeitos colaterais da vacina contra a Covid-19. "Sabemos que a Pfizer não se responsabiliza por efeitos colaterais, mas não podemos fazer disso uma luta entre o presidente e uma parte considerável dos eleitores", prosseguiu.
Apesar da cruzada de Bolsonaro, ao autorizar a vacinação da população pediátrica com o imunizante desenvolvido pela Pfizer, a Anvisa atestou que os benefícios da substância superam os riscos. A agência levou em conta dados da dos Estados Unidos, onde, até 8 de dezembro, 4,9 milhões de crianças de 5 a 11 anos tomaram a vacina. Foram detectadas suspeitas de eventos adversos em 0,05% do total de doses administradas.
Bolsonaro acrescentou que a resistência à vacinação não é um ponto de "intriga" ou "afastamento" entre ele e a população. "Repito: não é esse um ponto a nos afastar. Vivemos em uma democracia ainda, e a liberdade é o bem maior que todos nós podemos gozar no Brasil", completou.
Barra Torres faz crítica pública a Bolsonaro
No final de semana, Barra Torres reagiu a declarações em que Bolsonaro minimizou o mortes de crianças pela Covid-19 e colocou em dúvida a honestidade dos profissionais da Anvisa.
O diretor-presidente da Anvisa declarou que, caso Bolsonaro tenha informações que "levantem o menor indício de corrupção" contra ele, "não perca tempo nem prevarique" e que "determine imediata investigação policial".
"Agora, se o Senhor não possui tais informações ou indícios, exerça a grandeza que o seu cargo demanda e, pelo Deus que o senhor tanto cita, se retrate. Estamos combatendo o mesmo inimigo e ainda há muita guerra pela frente", emendou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sinval
2022-01-11 07:08:42E vem aí a vacina do Butantã para crianças para reforçar o esquema de vacinação da meninada, mesmo contra a vontade do MINTO.
Ayrton
2022-01-10 21:11:09Vivemos numa democracia mas tem que aceitar só a vontade dele, não sabia que além de ser um dos piores presidente ainda tem conhecimento científico sobre vacinas.
Edvaldo
2022-01-10 18:46:43Qual é o remédio no mundo, que o fabricante assume os efeitos colaterais? Deixa de ser burro camarão.
Divina da Silva Ribeiro
2022-01-10 17:50:36Se a Anvisa aprovar vacina contra covi-19, para crianças abaixo de UM ANO DE IDADE, levarei meu netinho, sobrinhos e afilhado para se vacinarem. Aqui em casa somos todos TARADOS por vacinas e pela CIÊNCIA... com muito orgulho.
Mathilda
2022-01-10 17:37:10Bolsonaro não é médico!!! Não consegue nem mastigar um camarão!!! A impressão que eu tenho é que na verdade o que ele quer é só tumultuar para não enxergarmos o que ele esconde nesse desgoverno!!!! #Moro22
Max
2022-01-10 16:52:36O Jair tomou tenência e sentiu o golpe frente a intimação do presidente da Anvisa. Não vai se retratar porque não tem pudor, caráter. Jogou como sempre joga, com insinuações falsas, mas desta vez se deu mal. Suas declarações demonstram que sentiu o golpe e, tenta relativizar, suavizar com a tese da liberdade individual frente a uma exigência legal de interesse coletivo. E quem o está desmascarando são cidadãos que um dia ele chamou de “meu exército”. A máscara caiu e a reeleição vira miragem
PAULO
2022-01-10 15:25:18Fica claro pela fala do Bolsonaro, que o Barra Torres colocou-o no devido lugar. Porém, apesar de se comportar como um moleque, Bolsonaro não pode ser tratado como tal. Ele tem que mostrar p/ os brasileiros, no que está embasado o ataque à honra alheia. Quanto a opinião dele em relação às vacinas, não vale nada. Ele não vale nada. Não vale um pequi roído. Moro 🇧🇷
MARCIO
2022-01-10 15:15:21É problema salvar crianças? O gado gosta de ver até crianças sofrendo, depois nós somos os mon.stros né
Julio
2022-01-10 14:57:57Presidente Genocida, cadê a retratação? Segundo o cristianismo, a mentira e a discórdia não são virtudes e preceitos bíblicos, são na verdade ferramentas adversário. O "Brasil acima de tudo e Deus acima de todos" deve começar exatamente por você. Já o arrependimento e o perdão são grandes virtudes do cristianismo. Vai continuar seguindo de mamom ou vai se arrepender, pedir perdão para então se voltar para o caminho de Deus? A escolha é sua, mas lembre-se q as consequencias atigem milhares vidas.
Otavio
2022-01-10 14:51:32como comentei na outra, mais uma dessas declarações que deviam ficar esquecidas. Todo mundo sabe que ele é cretino mentiroso e não vai mudar. e os fanáticos leem isso e dizem: tá vendo como não devemos vacinar as crianças!